Com origem na China, o termo “superaplicativo” caracteriza-se como aquele que oferece múltiplas funções dentro de um único App
Ao falar em superapp, lembramos de um canivete suíço digital, devido às múltiplas funções onde quase tudo pode ser resolvido em um único aplicativo: como o pagamento de contas, consulta médica, compras de roupas e supermercados, rede sociais entre outras.
Em 2011, na China, surgia o WeChat, da gigante Tencent, abrindo as portas para um app “faz-tudo”. Hoje soma mais de 1 bilhão de usuários e suas funções permitem fazer parte do dia a dia do usuário, como operações financeiras, comunicação, mobilidade, etc.
A disputa pelo espaço no celular do usuário, bem como a criação de ecossistemas cada vez mais integrados, fomentaram ainda mais, os super aplicativos. O termo que era incomum para nós aqui no Brasil, vem ganhando força, com as apostas de grandes empresas como a brasileira Magalu e a colombiana Rappi.
A introdução do tema ocorreu na nossa revista mensal. Selecionamos duas empresas que foram os destaques de Julho/Agosto, o Magalu anunciando cashback e novas aquisições, bem como a Rappi que anunciou a entrada em novos mercados.
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MAGALU
Um dos motores desse crescimento e vantagem estratégica da varejista, é o seu superapp. O aplicativo de vendas possui mais 25 milhões de clientes mensais ativos, que podem aproveitar para realizar compras de diversos itens das marcas da companhia e parceiros do marketplace.
No mês passado, foi anunciado o recurso de dinheiro de volta nas compras, uma prática conhecida como cashback. Com a novidade, sempre que o usuário do superapp Magalu fizer compras, receberá uma parcela do valor pago na carteira virtual Magalu Pay. O dinheiro poderá ser usado no pagamento de contas, transferências ou em novas compras no aplicativo.
“Queremos que o Magalu esteja presente em todos os momentos da vida do cliente. O cashback é uma forma de estreitar e de aumentar a frequência de nosso relacionamento com ele”, diz Eduardo Galanternick, diretor-executivo de e-commerce do Magalu. “Tudo vai ser centralizado em nosso superapp. Nossa carteira digital é chave para nossa estratégia.”
A introdução do cashback é mais uma etapa da estratégia do Magalu de desenvolver o principal superapp do Brasil. Na China, país que hoje é a vanguarda da digitalização do consumidor, as carteiras digitais foram fundamentais para a consolidação dos superaplicativos, como WeChat.
“Temos todas as condições de ser a empresa que vai popularizar o pagamento digital no Brasil”, diz Galanternick.
Aquisições para fortalecimento do App
A aquisição do Canaltech e da plataforma de mídia da InLoco — segundo movimento anunciado pelo Magalu em apenas uma semana — reforça o pilar estratégico batizado de Magalu ao Seu Serviço, um conjunto de soluções colocadas à disposição dos parceiros e que é fundamental para o propósito da companhia: a digitalização do varejo brasileiro. No final de julho, o Magalu anunciou a compra da Hubsales, startup que conecta fabricantes a consumidores finais.
A entrada do Magalu no mercado de ads também fortalece a estratégia de superapp da empresa. Segundo a consultoria americana eMarketer, em 2020, dois terços de todo o investimento mundial em publicidade programática serão destinados a anúncios para celular. E, de acordo com estudo da agência americana de publicidade Adyoulike, o mercado global de publicidade nativa deve crescer 372%, entre 2020 e 2025 – passando dos atuais 85,8 bilhões para 402 bilhões de dólares.
RAPPI
A colombiana Rappi é outro exemplo de superaplicativo, a startup possui um marketplace de delivery de tudo. A conveniência por parte dos Shopper (em alguns estabelecimentos a marca dispõe de profissionais para fazerem as compras do usuário) e agilidade (dos entregadores), fizeram o aplicativo se popularizar. Na plataforma, há diversas categorias como comida e roupas, além de espaços de grandes marcas como New Era, Adidas e Petz. A Rappi também possui sua carteira digital, a Rappi Pay, para facilitar os pagamentos com QrCode nos estabelecimentos, via aplicativo.
Dando continuidade a sua estratégia de superapp, anunciou o lançamento global de três serviços voltados ao entretenimento dentro da plataforma: Rappi Games, Rappi Live Events e Rappi Music. Por meio desses lançamentos, o superapp passa a ‘entregar’ entretenimento e diversão em tempos de quarentena e isolamento social.
“Temos como objetivo fazer com que a tecnologia da Rappi seja transformadora para os nossos clientes, sempre inovando e pensando no que eles querem. Esse lançamento vem ao encontro da nossa estratégia para abranger diferentes verticais, indo além da entrega de alimentos, produtos e serviços”, afirma Sérgio Saraiva, presidente da Rappi no Brasil.
Novas funções
Com o propósito de divertir os usuários durante o isolamento social, o Rappi Games traz mais de 150 jogos dos mais diferentes gêneros, com ranking de pontuações entre os jogadores e premiações.
O Rappi Live Events é a mais nova plataforma de conteúdo do superapp, contando com eventos on-line exclusivos e que são estrelados por artistas influenciadores, chefs de cozinhas etc. Dentro do próprio app, os usuários poderão comprar os “ingressos” para assistir às apresentações dos seus artistas favoritos. O Rappi Live Events possibilita também a interação entre os fãs e as celebridades durante as lives.
Dentro do Rappi Live Events, há ainda a opção Live Shopping, primeira plataforma na América Latina que conecta eventos ao vivo com a experiência em tempo real de compra. Ela facilita a compra dos produtos apresentados pelo artista por meio do próprio app, sem a necessidade de sair da plataforma. Imagine estar assistindo ao tutorial de maquiagem da sua influenciadora preferida e comprar facilmente aquele batom apresentado por ela, recebendo o pedido no conforto de casa em poucas horas.
O Rappi Music é a mais nova plataforma de streaming musical do mercado, disponibilizando um catálogo completo de músicas, com a opção de criar playlists, downloads ilimitados e compartilhamento dos hits favoritos com os amigos.
Os três novos botões já estão disponíveis dentro do superapp da Rappi.
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