Sergio Giorgetti Vice Presidente de Marketing da Visa do Brasil fala sobre as ações de apoio ao movimento #compredopequeno através da plataforma Vai de Visa
As transformações atuais estão mudando a forma de como as pessoas se relacionam, trabalham e consomem produtos e serviços. Isso fez com que as empresas buscassem adaptações e novos formatos para manter seus negócios relevantes, e o impacto nas vendas tem sido sentido com mais força nas micro e pequenas empresas.
Com objetivo de apoiar esses empreendedores, a Visa em parceria com a Cielo e a EBANX, está apoiando o movimento #compredopequeno através do Vai de Visa, sua plataforma de ofertas e promoções.
O portal Marcas Mais entrevistou Sergio Giorgetti, VP de Marketing da Visa do Brasil, para entender como funciona a ação e como a Visa está apoiando o movimento #compredopequeno.
Marcas Mais: Qual o perfil do empreendedor que a Visa está apoiando?
Sergio Giorgetti: A Visa quer apoiar todo e qualquer micro, pequeno e médio empresário que esteja precisando manter seu fluxo de caixa migrando suas vendas para o mundo online, principalmente quem precisou fechar suas portas neste período. Não precisa ter cartão Visa, nem maquininha, nem loja, somente um CNPJ válido. Qualquer um pode entrar na plataforma Vai de Visa e ofertar seu produto ou serviço.
M+: Como funciona o movimento #compredopequeno na plataforma para os serviços essenciais e não essenciais?
Giorgetti: Os estabelecimentos que hoje estão fechados mas fazem parte do grupo dos serviços essenciais podem vender seus produtos de forma virtual e ter acesso aos serviços de entrega que estão disponíveis na plataforma.
Em outros casos, quando são serviços que não estão em funcionamento ou não essenciais, o empreendedor pode vender vouchers. Por exemplo, o barbeiro do bairro poderá anunciar um corte de cabelo e receber o pagamento antecipado gerando um voucher com validade de alguns meses, para que seu cliente possa usufruir do serviço assim que for possível. Tudo sem sair de casa.
M+: Como o consumidor pode buscar os estabelecimentos?
Giorgetti: Os estabelecimentos cadastrados estão todos concentrados na plataforma Vai de Visa, podendo ser buscados por categoria ou localização. O consumidor também pode convidar um estabelecimento que gostaria de ver seus produtos ou serviços anunciados no ambiente online.
M+: O movimento #compredopequeno será fixo ou apenas durante a pandemia?
Giorgetti: Por enquanto, o movimento se estenderá durante todo período da pandemia.
M+: Quais outras ações a Visa tem feito para apoiar as PMEs?
Giorgetti: Além de disseminar conteúdos sobre educação financeira e segurança digital para consumidores e parceiros, muito importante sempre, mas especialmente neste momento, a Visa tem apoiado as PMEs em diversas frentes durante a pandemia do COVID-19.
Veja também: Visa apresenta série de webinars sobre o varejo para PMEs
Iniciativas além do movimento “Compre do Pequeno”
- Visa Foundation
A Visa Foundation assumiu o compromisso de duas doações no começo de abril (6), um total de US$ 210 milhões para apoiar PMEs. A iniciativa está alinhada ao foco de longo prazo da Visa Foundation de colaborar com o avanço econômico das mulheres e o desenvolvimento econômico inclusivo, além da necessidade urgente das comunidades locais após a disseminação do COVID-19.
- Cielo SuperLink + Cybersource Decision Manager
Ainda pensando em ajudar as PMEs que estão migrando para vendas online, a Visa e a Cielo anunciaram o serviço de pagamento SuperLink, inserindo na ferramenta a solução de segurança digital Decision Manager, da Cybersource, empresa da Visa. Justamente em tempos de COVID-19, a solução é extremamente útil e gratuita, pois basta que o empreendedor gere um link para que seus consumidores possam pagar por produtos ou serviços.
- Educação financeira e apoio às mulheres empreendedoras
Com o objetivo de fomentar a criação de redes empreendedoras locais e levar lições de empreendedorismo e educação financeira para capacitar gratuitamente mulheres, a Rede Mulher Empreendedora (RME) – primeira rede de apoio ao empreendedorismo feminino do Brasil, a Visa e o Instituto RME anunciaram no início de abril deste ano, o projeto ‘Elas Prosperam’, que faz parte do programa da Visa: Cidades do Futuro, que desenvolve ativações para gerar impactos econômicos positivos diretos e o desenvolvimento de suas cidades contempladas.
- Visa Causas
A ação possibilita aos consumidores cadastrados apoiarem causas sociais a cada pagamento realizado com cartões Visa, vai dobrar as doações para as duas instituições que se dedicam aos idosos: ‘Grupo Vida Brasil’ e ‘Velho Amigo’.
A doação é realizada pela Visa e não sai do bolso do consumidor. Até dezembro, as doações realizadas pelo programa serão duplicadas, uma para a causa ou instituição escolhida pelo portador, e outra doação para a causa ‘Idosos’. Para quem já apoiava esta causa, o valor também será dobrado. Assim, além de ajudarem as causas escolhidas, os consumidores também contribuirão para minimizar o impacto da pandemia neste grupo de risco, que tanto tem sofrido com a COVID-19.
Visa lança campanha de apoio às PMEs por meio de sua plataforma -
[…] Veja também: Entrevista com Sergio Giorgetti VP da Visa sobre o movimento #compredopequeno […]