Ícone do site Marcas Mais

Snacks da Copa: Como a Yoki se preparou para aproveitar o mundial

Marca da General Mills foca nas festividades em casa durante o mundial e como os snacks produzidos especialmente para o torneio 

O torcedor brasileiro tem hábitos divertidos e bem peculiares quando se reúne com a galera para assistir à Copa na TV, e esses momentos ganharam mais sabor na nova ação publicitária da Yoki. Desenvolvida para as redes sociais e prevista até o fim dos jogos, a campanha traz um olhar leve e bem-humorado de como os snacks estão presentes no dia de jogo da seleção, alimentando a roda de amigos e familiares. 

Conversamos com a Sílvia Araújo, gerente de Marketing da General Mills, multinacional americana dona da Yoki, que contou um pouco mais sobre as ações da marca durante o período. Confira abaixo:

EXPECTATIVAS

Estamos superotimistas. Fazemos estudos recorrentes para entender os novos comportamentos dos consumidores e nos baseamos nesses insights para nossas estratégias de ampliação de portfólio, vendas e de marketing como um todo. Como exemplo, encomendamos uma pesquisa para a empresa de tecnologia MindMiners e descobrimos que a maioria dos consumidores preferem consumir snacks quando estão acompanhados (55%) – geralmente do parceiro(a) e/ou dos filhos. Entre os snacks, a pipoca de micro-ondas lidera a lista dos produtos mais consumidos em casa, tendo o momento em frente à televisão como catalisador. A pipoca micro-ondas YOKI é hoje uma das principais categorias da General Mills no Brasil em volume de vendas. Algumas pesquisas setoriais calculam que até 2024 este mercado teria o potencial para movimentar mais de 400 mil toneladas de produto por ano. Ou seja, é um mercado muito movimentado e com ampla aderência, e a YOKI tem se apropriado das mais diversas ocasiões para incrementar seu portfólio e impulsionar suas vendas.

NOVOS PRODUTOS

A edição especial de Copa do Mundo conta com quatro novos snacks em sabores que remetem às seleções que disputarão o Mundial: batata ondulada no sabor Linguiça Apimentada (Brasil), pipoca de micro-ondas no sabor Páprica Picante (Espanha), amendoim descascado nos sabores Chimichurri (Argentina) e Mostarda (Alemanha). Eles foram lançados em julho e já estão disponíveis nas redes varejistas de todo o país. Essa edição, especialmente desenvolvida para o Mundial no Catar, explora a diversidade de snacks da marca, criando produtos inéditos com sabores adorados pelos brasileiros para encontros felizes. Essas edições limitadas são uma das estratégias da marca para se apropriar de datas especiais e têm funcionado todo ano. Elas auxiliam a marca a entrar no clima dessas ocasiões, trazendo novidades para o consumidor, seja em sabor ou formato, e fomentando a categoria.

VEJA TAMBÉM: Yoki lança 4 novos snacks no clima de Copa do Mundo

No meio do ano, especificamente, tivemos outro lançamento: a linha de amendoins crocantes nos sabores ‘Molho de Pimenta’, ‘Levemente Salgado’ e ‘Sabor do Chef’ com um blend especial exclusivo da marca. Estamos sempre em busca de novidades para ampliarmos o nosso portfólio. Os amendoins crocantes chegaram para aumentar a presença da Yoki na categoria de amendoins no país e trazer ao consumidor opções diferenciadas de sabores para serem consumidos no dia a dia. Além disso, completando o portfólio de amendoins descascados, trouxemos ao mercado os amendoins Apimentado e Molho Especial, um petisco para ser consumido de forma prática e saborosa em diversos momentos do dia como, em um happy hour com os amigos ou um lanche rápido. E, olhando para o nosso contexto de agora, a Copa do Mundo é uma ocasião especial para consumir esses snacks com amigos e família.

AÇÕES NO DIGITAL 

Para este final de ano, a nossa expectativa é manter penetração e estar cada vez mais presente nos lares brasileiros, tornando sempre os momentos das pessoas ainda mais gostosos, em especial, durante os jogos da Copa do Mundo. Como o mote da Yoki é “cultivar relações”, temos trabalhado com diversas frentes. Ação com criadores de conteúdos para ampliarmos, de forma criativa e com humor, o awareness dos novos snacks da edição de Copa do Mundo; collabs com outras marcas em press kits voltados para Copa; 

Estamos ativando ações com os creators Thamires Hauch , Luana Xavier e Kebio Damas para dar personalidade a figuras clássicas em dias de TV ligada no Mundial: o dorminhoco que não levanta nem mesmo com convidados na casa; aquele que faz um intenso movimento em grupos de amigos para convidá-los a tempo de ver o jogo em casa; o pseudo conhecedor de futebol que comenta sem parar no sofá durante a partida; a desinteressada que vai basicamente para comer os petiscos; a pessoa que aproveita a galera reunida para tentar engatar uma paquera, entre outros perfis.

AÇÕES NO PONTO DE VENDA

Somos a primeira marca a estar presente no varejo com pontos de vendas customizados para a Copa do Mundo. Para este período, estamos fazendo uma comunicação 360: na TV, no digital e fortemente nas redes varejistas. São mais de 12 mil lojas com displays customizados especificamente para a data, incluindo simulação de um campo de futebol dentro dos mercados. Estamos com os nossos 4 novos produtos da edição limitada nesses pontos, além dos regulares do nosso portfólio, como batata palha e outros sabores de pipoca de micro-ondas, ou seja, snacks propícios para que as pessoas se reúnam para assistir aos jogos consumindo nossa variedade de produtos.

Sair da versão mobile