A campanha ‘Tem carne nova no pedaço’ chegou ao Brasil em outubro de 2020 e é a nova aposta da multinacional para as principais redes de restaurantes do país
A marca holandesa de carne plant-based, conhecida como The Vegetarian Butcher, por meio da fabricante de bens de consumo Unilever, chegou ao Brasil em outubro de 2020. Buscando gerar reputação de forma eficiente entre os decisores das principais redes de restaurantes, trazendo leads qualificados – sem perder o humor atípico, cheio de jargões e tiradas em suas execuções – contaram com a criação da Iris Worldwide São Paulo para lançarem a campanha ‘Tem carne nova no pedaço’.
O mote central é o conceito maior da campanha onde os nomes dos produtos seguiram a mesma linha criativa, como – por exemplo – Uaumôndegas para almôndegas, Fica Na Moída para carnes moídas, Hmm-burguer para hambúrgueres, e Na-na-ni-na Nuggets para nuggets. “Para uma estratégia de lançamento em conquistar primeiro o food service, a excelência na execução do digital era crucial. A Iris nos ajudou desde o começo a mapear as principais mensagens, assets, canais e públicos para tudo parar de pé – e os primeiros resultados são super positivos. Muita coisa legal ainda vem pela frente”, afirma Camille Lau, Marketing Manager da Unilever.
Um dos principais desafios da campanha foi o uso da linguagem, visto que o The Vegetarian Butcher precisa se provar não como um substituto, mas como um sabor absoluto da carne, só que sem animais. No Brasil, um dos locais onde a proteína mais pesa no prato, um discurso veganista levaria o criativo para um universo fora do esperado. Por conta disso, a agência se dedicou a desvendar a semântica do sabor, do gostoso e do suculento, independente de citarem origem animal ou não. “Foi assim que encontramos o tom correto para uma comunicação impactante, provocativa e inclusiva. Utilizamos um humor tão inteligente que foi possível incluir trocadilhos, ajudando a baixar a guarda das pessoas, dando a elas uma oportunidade de abrir uma conversa mais franca, repensando preconceitos”, comenta Flávio Particelli, Creative Director na Iris São Paulo.
A campanha se preocupou em iniciar por um modelo B2B para futuramente expandir para o público geral. Dentro disso, o digital foi a ferramenta essencial para garantir precisão, com mais de cinquenta assets produzidos já nas primeiras semanas, contemplando diferentes perfis, canais e momentos de entendimento da mensagem. “Aqui na Iris nos especializamos em desvendar jornadas de decisão por meio do digital – e até por isso, gostamos muito de trabalhar no B2B. Quando junta um job dessa natureza – que é a nossa cara – com um propósito de marca maior, o trabalho flui. Estamos muito contentes em fazer parte desta revolução”, cita Cacau Lima, Strategy Director da Iris São Paulo.
Até o final do ano, a campanha estará disponível em canais digitais – como Facebook, Instagram e LinkedIn no enxoval. “Num ano tão caótico, recebemos um presente da Unilever Food Solutions. Além de toda ousadia e carisma da marca The Vegetarian Butcher, participar estrategicamente e criativamente desse lançamento, nos trouxe uma perspectiva nova de empoderamento e propósito -por se tratar de uma linha de produtos muito inovadores e condizentes com as mudanças mais recentes dos hábitos alimentares”, finaliza Fabiana Jadao, Managing Director da Iris São Paulo.