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Projeto contempla posicionamento, identidade e design dos ambientes de pista, conveniência BR Mania e serviços automotivos Lubrax+.

A Rede BR maior rede de varejo e distribuição do Brasil, apresentou um novo conceito de imagem e experiência, válido para todos os 7.700 postos pelo país. Criado pela consultoria de branding e design GAD’, o projeto buscou repensar esse espaço tão familiar aos brasileiros como um local de pausa e reenergização para que o usuário possa seguir sua jornada. A iniciativa é a mais substancial renovação da imagem dos postos BR desde 1998.

Sob o conceito “Posto da Energia”, a proposta, que muda a forma como a BR se comunica com todos os seus stakeholders, busca prioritariamente elevar a qualidade da experiência do consumidor, num cenário onde historicamente há baixa expectativa por parte do usuário. Além disso, o trabalho do GAD’ busca reposicionar os postos da rede, que de postos de combustíveis passam a ser postos de mobilidade urbana, ao oferecerem serviços que buscam tornar o deslocamento nas cidades e rodovias mais prático e prazeroso.

“Foi extremamente desafiador e estimulante desenvolver um projeto que propõe uma nova etapa no relacionamento da BR com seus públicos. Trazer um novo conceito de experiência para este ícone das estradas e cidades brasileiras, ainda mais considerando-se sua escala e complexidade, é realmente uma oportunidade única ” comenta Luciano Deos, fundador e CEO do GAD’.

Repensando a experiência do consumidor

Desenvolvido ao longo dos últimos 11 meses, por um time de 100 profissionais do GAD e da BR, o trabalho contemplou os quatro pilares de serviços da rede ao consumidor final: postos BR, centros automotivos Lubrax +, lojas de conveniência BR Mania e plataforma Rede Siga Bem, de serviços voltados ao caminhoneiro.

“Fizemos diversas pesquisas junto aos diferentes perfis de clientes da rede BR, e construímos uma proposta inteiramente baseada nas oportunidades de melhoria da experiência revelada segundo o olhar de cada um destes diferentes públicos”, explica Leonardo Koboldt, sócio e Head de Retail & Environmental do GAD’.

A partir desta análise foram feitos o desenvolvimento estratégico de marca, arquitetura e comunicação visual, tanto dos postos BR quanto de Lubrax+, marca dos centros de serviços automotivos da bandeira. 

A marca BR passa a assumir o posicionamento Posto da Energia, apresentado através da atualização gráfica de sua imagem e arquitetura, e tendo como brand driver o mote “Tô pronto”.

Para os centros automotivos Lubrax+, foi idealizado o conceito “Pit stop do check-up”, uma conveniência que economiza o tempo e potencializa a energia do usuário. Além de um box de serviços, o trabalho da consultoria – através de novo sistema de identidade, arquitetura e imagem e uniformes de atendentes – mostra Lubrax + como um centro de diagnóstico completo, especialista em deixar o carro do usuário pronto para o dia-a-dia.

Já para BR Mania e Rede Siga Bem o GAD’ fez o rebranding das marcas, através de nova identidade visual e proposta de valor. As lojas da BR Mania foram repensadas sob o conceito “Conveniência Pit Stop”, o que incluiu desde o redesenho do fluxo de circulação interna do espaço, sinalização, uniformes dos atendentes, até embalagens e utensílios de food service descartáveis.

Por sua vez, a rede Rede Siga Bem, mantendo o seu mote “Sua casa fora de casa”, trata o caminhoneiro como protagonista, propondo uma renovação de comunicação que permita uma associação mais direta entre esse público e os postos BR e Rede Siga Bem. A proposta, que compreende marca, sistema de identidade, brindes, papelaria e uniformes, inclui placas de sinalização nas estradas com elementos gráficos que remetem as caixas de diálogo, propondo uma conversa mais próxima entre a plataforma e o caminhoneiro.

Veja também: am/pm inaugura um novo conceito de loja de conveniência

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