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Numa celebração global inédita que se conecta com seus consumidores por meio de individualidades e costumes de apreciar uma boa cerveja

Haikenen, Aineken, Haignen, Heineken ou Verdinha: saber escrever o nome certo não necessariamente garante bons momentos, mas a cerveja mais internacional do mundo e mais amada do Brasil sabe o que pode. Para celebrar o seu 150º aniversário, a Heineken, realizou uma ação inédita na final da Liga dos Campeões da UEFA. Durante a transmissão ao vivo da partida, que aconteceu no último sábado (10), o narrador André Henning, juntamente com os demais comentaristas da TNT Sports, Alex e Vitor Sérgio, iniciou um diálogo em que Heineken é pronunciada de forma diferente e, com isso, acabaram falando um dos nomes “errados” da marca que geralmente são usados por consumidores no dia a dia de forma informal, criando um ecossistema para a marca repercutido nas redes sociais e na imprensa.

A iniciativa deu start a campanha de celebração de aniversário da Heineken que destaca muitas das maneiras pelas quais foi apelidada, erroneamente escrita ou servida de maneiras diferenciadas ao longo dos anos. Tudo isso é para mostrar como os bons momentos e as conexões verdadeiras que surgem tomando uma Heineken são, no fim das contas, o que realmente importa.

De acordo com a pesquisa em que a Heineken colaborou com o cientista comportamental Dr. Chris Brauer, da Goldsmiths, Universidade de Londres, para criar o Good Times Index, 87% dos consumidores da marca veem o social como um momento importante para se divertir. Pesquisas adicionais com consumidores da marca mostram que 82% acham mais importante estar com os amigos até mesmo se a noite não saiu como planejada. Surpreendentemente, 75% dos entrevistados acreditam que as pessoas com quem você assiste a um jogo são mais importantes do que a vitória de seu time. A defesa da liberdade de ser, de ter mente aberta, é prioridade entre as formas como a Heineken busca a socialização. A pesquisa também indicou que para 78% das pessoas é importante estar bem com os outros, até com quem tem várias opiniões não compartilhadas. Dado curioso: esse sentimento demonstrou ser mais forte no Brasil (84%) e no Reino Unido (81%).

Para ajudar a dar vida a este compromisso nestes bons momentos, a campanha leva os consumidores em uma jornada ao redor do mundo para abraçar todas as diferentes maneiras pelas quais as pessoas se reúnem e desfrutam de ocasiões sociais e memórias com a Heineken.

O vídeo, descontraído, traz a marca celebrando os bons momentos que ela oferece, mesmo se a maneira como os consumidores a escrevem ou apreciam não seja 100% como o originalmente pretendido. Nele, a cervejaria substitui seu logotipo com várias ortografias alternativas que notou ao longo dos anos, aparecendo em todas as contas de redes sociais e páginas do site da Heineken, bem como em vários novos caminhões elétricos. 

“Estamos muito contentes em celebrar os 150 anos de Heineken com uma campanha global que abraça todos os nossos consumidores. Um dos nossos principais objetivos é oferecer bons momentos, independente da forma que pronunciam, apreciam ou leem nossa marca e produto. Queremos continuar com essa missão no próximo um século e meio, reforçando os nossos valores e principais pilares de sustentabilidade, negócios, campanhas e cultura, por meio de ativações, patrocínios e eventos daquela forma criativa que apenas a Heineken sabe fazer”, conta Eduardo Picarelli, Diretor da Unidade de Negócios da Heineken no Brasil.

Bons momentos

As famosas palavras de Freddy Heineken “Eu não vendo cerveja, eu vendo gezelligheid nunca soaram tão verdadeiras. Gezelligheid pode ser traduzido como aquela sensação de bons momentos, algo que esteve no cerne da marca Heineken nos últimos 150 anos. É claro que os bons momentos mudaram ao longo de um século e meio de existência da Heineken e continuarão mudando, mas sua importância na vida das pessoas permanece a mesma. Reconhecendo isso e como parte da celebração, a Heineken trabalhou com acadêmicos para entender melhor os ingredientes necessários para proporcionar essa sensação de bons momentos nos dias de hoje; uma necessidade humana surpreendentemente pouco estudada.

Assinalando um momento importante na sua história, a Heineken decidiu evoluir a forma com a qual mede seu sucesso, concentrando-se não apenas no volume de cerveja que vende, mas também nos bons momentos que entrega para seus clientes em mais de 190 países.

Para fazer isso, a Heineken® firmou parceria com o cientista comportamental Chris Brauer, da Goldsmiths, Universidade de Londres, para criar o Good Times Index, um novo modelo de medição que pontuará sua contribuição para criar as condições perfeitas para bons momentos. Combinando pesquisa comportamental humana com pesquisa global, o índice identificou as cinco condições principais necessárias, em todo o mundo, para que as pessoas vivenciem bons momentos, como mente aberta, inclusão e conexão humana.

Com o Good Times Index em vigor, a Heineken se mantém fiel a sua visão ao se tornar a primeira marca de cerveja a ter oficialmente a entrega de bons momentos como uma das maneiras pelas quais mede seu desempenho anual, junto às métricas de vendas e outras avaliações de rastreamento.

“Proporcionar bons momentos está em nosso DNA há 150 anos. É por isso que estamos desenvolvendo as métricas da nossa marca para mostrar que criar bons momentos é tão importante quanto a cerveja que produzimos. A nossa meta é continuar oferecendo bons momentos, de uma maneira ou de outra, pelos próximos 150 anos e além”, afirma Bram Westenbrink, diretor global da Heineken.

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