Blog

bandeira lgbt

Hoje, 17 de maio, é comemorado o Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia, apesar de muitos anos de luta há muito a ser caminhando por direitos. Segundo o Grupo Gay da Bahia – GGB, principal grupo LGBT do país, há uma vítima de homofobia a cada 16 horas no país.

Diante a esse cenário, uma boa notícia, na semana passada, a maioria do STF votou contra restrição à doação de sangue por gays que, até então eram considerado “grupo de risco” e não eram aceitas as doações de sangue.

Há muito o que se fazer, principalmente quando as ações governamentais são engessadas. Nesse caso, cabe o papel da iniciativa privada, conscientizar a sociedade, e assim surgem as marcas “LGBT friendly” que felizmente são muitas.

Porém vale ressaltar nessa matéria que, não basta colocar o arco-íris ou outro elemento LGBT num post ou produto, para lucrar, é preciso apoiar por meio de uma ação consistente iniciado interno, com os funcionários e depois refletir na sociedade.  

Por isso, boicote o seu preconceito e confira as marcas a seguir: 

MAC Cosmetics

Em 1994 a marca canadense MAC Cosmetics lançou o batom vermelho Viva Glam com objetivo de levantar fundos e conscientização em torno do HIV/AIDS em uma época em que a pandemia estava afetando dramaticamente a comunidade da moda em particular, mas também o mundo como um todo. 

O batom ainda existe e todo lucro, é destinado para a M·A·C AIDS Fund, pioneira no financiamento de campanhas em torno do HIV/AIDS, fornecendo apoio financeiro às ONGs arrecadando mais de 500 milhões de dólares exclusivamente por meio da venda de seus batons e brilhos labiais VIVA GLAM.

Doritos

A marca de salgadinhos da PepsiCo, possui a edição especial “Doritos Rainbow” desde 2017 aqui no Brasil, destinando 100% dos lucros para um ONGs LGBT. 

Na primeira edição, a marca fez uma venda seletiva online onde entregava uma unidade do produto e uma bandeira LGBT, e os lucros foram revertidos para a ONG Casa1.

Já na terceira edição, em 2019, a marca ampliou suas ações e chamou a comunidade para um debate na sede da empresa em SP, lançou a campanha com um número maior de representatividade tanto na criação quanto atuação, além de levar Doritos Rainbow para o maior festival de música do mundo, o Rock In Rio. A marca também vendeu em supermercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, e ajudou cinco ONGs.

Ben & Jerry’s

A Ben & Jerry marca de sorvetes da Unilever, têm em sua história um compromisso social, com os direitos da comunidade LGBT.

Em seu site é evidenciado como uma das questões apoiada, pautado pelos principais valores marca, que são respeito por pessoas dentro e fora da empresa e que todas as pessoas mereçam direitos civis iguais e plenos.

Para ampliar os resultados, a marca faz ações com ONGs aqui no Brasil e no mundo para a igualdade no casamento.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia