Com participação do apresentador Marcio Canuto, ação, criada pela Artplan, é inspirada no famoso comercial da marca em que instaladores hidráulicos da América Latina gritam títulos de futebol nos tubos, tocando a memória dos consumidores e reunindo humor e futebol
A Amanco Wavin, marca comercial da Wavin, uma das maiores fabricantes mundiais de tubos e conexões, anuncia sua nova campanha de comunicação com foco em reforçar o processo de transição da marca com a união de duas gigantes do setor de construção civil e infraestrutura que agora são uma só. Intitulada “Grite suas conquistas no tubo”, a campanha desse ano, desenvolvida pela Artplan, utiliza o conceito de brasilidade, aliando nostalgia a humor e futebol, que são características marcantes dos comerciais da Amanco Wavin.
A Amanco Wavin realizou um estudo e identificou que 52% das conversas positivas geradas em torno do nome Amanco são recordações de suas antigas campanhas. Por esse motivo, a estratégia da companhia é resgatar a memória do povo brasileiro com relação à marca, associada ao humor apresentado nas diversas propagandas já criadas durante a sua história. O personagem principal escolhido dessa vez é o apresentador popular e carismático Marcio Canuto, que vai soltar a voz no tubo, nas redes sociais, na televisão e nas rádios para dizer que a Amanco, agora, é a Amanco Wavin. Ele também ensina de maneira bem-humorada como se fala Wavin, com som de ‘v’ no início.
Nostalgia e humor
Os vídeos e peças da campanha (on e offline) são inspirados no mais famoso comercial da história da Amanco, aquele dos instaladores hidráulicos da América Latina gritando nos tubos títulos de futebol, unindo essa paixão nacional a humor.
“Decidimos trazer uma nova versão da antiga ação, um remake, para a mensagem ‘grudar’, como a gente diz popularmente no Marketing. A energia e o humor do comercial são bem característicos da marca e originalmente brasileiros. Por isso, estamos acreditando muito na ideia e curiosos para saber a repercussão e os resultados. Estamos muito felizes com a oportunidade de trabalhar essa campanha e reforçar a marca Amanco Wavin no mercado”, destaca Fábia Guerra, gerente de Marketing e Comunicação da Amanco Wavin.
Segundo a executiva, nos dois anos anteriores a Wavin trabalhou com campanhas institucionais globais sobre a transição da marca (dual brand). Neste ano, como a campanha global tem enfoque mais promocional, nacionalmente a empresa investiu em uma abordagem mais abrasileirada, a fim de gerar aproximação com o público local.
Wavinzela
Para aproveitar o clima da Copa do Mundo, em linha com o mote da campanha, foi criado um instrumento no estilo a vuvuzela da Copa de 2010, com duas partes de tubos que conectam Amanco à Wavin. A corneta foi apelidada de Wavinzela e, além de fazer parte das peças da campanha, será distribuída no bar Quitandinha, na Vila Madalena, em São Paulo, durante o primeiro jogo do Brasil na Copa, em 24 de novembro.
Em um dos vídeos, Canuto, grita “Amanco agora é Amanco Wavin” e toca a Wavinzela, fazendo referência ao comercial famoso dos títulos, e explica que a marca alia tecnologia e inovação da Holanda com criatividade e confiança do Brasil.
A campanha, que estreia em 24 de outubro, terá um vídeo principal de 30 segundos que também foi adaptado para a versão reduzida de 15′, mais três pílulas em formato de stories para internet (Instagram, Facebook e YouTube), um comercial de TV de 6 segundos (Globo) e spots de rádio, além de merchandising em programas esportivos (TV Bandeirantes).
“Todas as ações que desenvolvemos foram pensadas para fortalecer a marca Amanco Wavin e criar uma aproximação com o público brasileiro a partir de uma mensagem sustentada pelos pilares da nostalgia, futebol e humor, que foram trazidos pelo nosso Creative Data”, finaliza Bruno Kunikata, diretor de Criação da Artplan.
Instale Confiança com Amanco Wavin
A campanha promocional para os instaladores hidráulicos desse ano, intitulada “Instale Confiança com Amanco Wavin”, pegou carona no conceito de brasilidade e foi criada para gerar uma maior experiência de marca para aqueles que usam diariamente os produtos da companhia. A iniciativa, com abrangência global, tem duração de dois meses (setembro a novembro) e impacta os
instaladores com uma Roda da Fortuna, nas lojas ou na internet, com prêmios que variam de R$ 70 a R$ 250.
“A gamificação é uma forma divertida de interagir com os instaladores e de fixar a marca na mente desses profissionais, aumentando as possibilidades de preferência na tomada de decisão de compra”, finaliza Fábia.