84 anos depois de ser proibida, ”Futebol Feminino” é regravada por 11 jogadoras em ação que apoia as mulheres no esporte e tem Fernanda Gentil como rosto da iniciativa
Patrocinadora oficial do Campeonato Paulista e do Brasileirão Feminino, a Amazon Brasil resgatou a música Futebol Feminino, que havia sido banida em 1941, por meio de um decreto que proibiu a modalidade no País. A canção ganhou nova vida nas vozes do squad de 11 atletas brasileiras, protagonistas de uma série de ações da marca, que serão desenvolvidas ao longo do ano em prol do futebol feminino.
O projeto vai além dos patrocínios tradicionais, transformando a música em um manifesto cultural em favor da representatividade e da equidade no esporte. Fernanda Gentil, jornalista e apresentadora reconhecida por sua trajetória no jornalismo esportivo, apoia o projeto para enfatizar o propósito de ampliar a visibilidade feminina no esporte, conectar histórias e valorizar as jornadas de mulheres dentro e fora dos campos de futebol.
As atletas Amanda Gutierres, Byanca Brasil, Carol Gil, Gabi Zanotti, Glaucia Cristiano, Kaylaine Souza, Marzia Raposo, Mimi Souza, Tayla Carolina, Thaisinha Duarte e Vic Albuquerque protagonizam o projeto, incluindo o making-of da gravação da música. A regravação foi produzida pela Cabaret Studio e traz arranjos modernos, misturando identidade coletiva e a força de uma nova geração de jogadoras de futebol.
“A música que amarra nossa campanha não é apenas uma homenagem ao talento dessas atletas, mas também um marco que lembra tudo o que gerações de mulheres enfrentaram para transformar a participação feminina no futebol em uma realidade respeitada e admirada. A Amazon é fã e apoiadora do futebol feminino e quer ver cada vez mais mulheres como referência no esporte brasileiro”, afirma Lillian Dakessian, diretora de Marca e Comunicação da Amazon Brasil.
Criada pela AlmapBBDO e ancorada no conceito “Elas entregam a raça. A Amazon entrega todo o resto”, a campanha inclui a regravação da música pelas jogadoras, a produção de um making-of da gravação da música, um filme institucional, minidocumentários, debates, conteúdos nas redes sociais e uma presença ativa da marca ao longo do ano dentro do universo do futebol feminino.
“Mais do que uma campanha, temos aqui um resgate histórico. Reunir essas atletas para dar voz, literalmente, a uma música banida numa época em que as mulheres não podiam jogar futebol é uma forma poderosa de transformar comunicação em cultura. É um privilégio estar com a Amazon nessa iniciativa que celebra a força e o legado das mulheres também no esporte”, pontua Maysa Oliveira, head de Atendimento e Negócios da AlmapBBDO.
A Amazon Brasil anunciou em maio o patrocínio oficial ao Campeonato Paulista e ao Brasileirão Feminino como parte de uma iniciativa que tem o propósito de amplificar a presença das atletas em múltiplos canais e promover debates sobre temas como equidade, acesso, visibilidade e legado.
Trecho da canção regravada pelas atletas:
“Eu não gostava, mas fiquei gostando / De ver as mulheres no campo jogando
Elas correndo e a bola rolando / Sinceramente eu não poderia
Acreditar nunca naquilo que via / Com tanto chute e tanta correria…”