Entre as diversas ativações da campanha, marca lança novo mascote, um coelhinho criado com ajuda de inteligência artificial e colaboração do público
A Páscoa está chegando e, neste ano, a Americanas vai celebrar a data com uma campanha especial. Com o mote “Espírito da Páscoa: passou, cestou, chocolatou” e a campanha 360º desenvolvida em parceria com a WMcCann, a marca reforça o ato de compartilhar e presentear a seus milhões de clientes. A ação traz diversas ativações planejadas especialmente para o evento.
“A Páscoa está marcada no imaginário de todo brasileiro com boas lembranças: chocolate, caça aos ovos, família reunida e… Americanas. Afinal, não há quem lembre da data sem lembrar também da nossa marca. Por isso, buscamos tornar a atmosfera deste evento tão especial quanto a do Natal. E, para compartilhar o espírito da Páscoa com nossos clientes, nasce o coelhinho Ameriquinho, novo mascote proprietário da Americanas”, afirma Washington Theotonio, CMO da Americanas.
O coelhinho foi criado com ajuda de inteligência artificial a partir de características sugeridas por clientes nas redes sociais da Americanas, que também escolheram seu nome em uma votação aberta na rede social. Apresentado ao público no dia 01/03, Ameriquinho foi desenvolvido pelo software da Shutterstock, que é o primeiro gerador de imagens de IA que recompensa os colaboradores por suas funções no processo generativo. O personagem, no entanto, não ficará restrito ao universo virtual. O coelhinho ganhará vida e percorrerá as lojas no Rio e em São Paulo e também estará em três Shoppings do Brasil em cenário próprio: Shopping Nova América (RJ), Shopping Metrô Itaquera (SP) e North Shopping Fortaleza (CE), onde adultos e crianças poderão tirar fotos e criar novas memórias da data, de forma totalmente gratuita.
Além das ativações que incluem o símbolo da marca para essa época do ano, a Americanas preparou filmes emocionais de 15” e 30” que irão comunicar em TV aberta, digital e payTV o ‘Espírito da Páscoa’ como um momento de dividir e repartir. Em um mix de animação com realidade, uma garotinha é vista em uma loja da Americanas com seu pai, curiosa para conhecer como esse espírito se espalha.
“Se perguntássemos para as pessoas qual o espírito Natalino, todo mundo teria uma resposta. Mas e o espírito da Páscoa? Nunca ninguém falou. Por isso, só a Americanas, que tem a maior e mais famosa Páscoa do Brasil, para estimular esse tema e mostrar que o espírito da Páscoa é compartilhar. Justamente por isso, os ovos já vêm divididos ao meio. E para defender essa nossa tese, montamos uma grande estratégia 360º” explica Ricardo Weitsman, ECD da WMcCann.
Parreiras de Ovos – A Americanas terá ainda duas parreiras de ovos cenográficos: uma em parceria com a Mondelez Brasil – dona da Lacta – na estação Pinheiros, do metrô de São Paulo, e outra no Acesso Norte, do metrô de Salvador. A produção de mídia é realizada em parceria com a JCDecaux. O Objetivo é levar o espírito da Páscoa para mais perto dos passageiros, além de reforçar o atributo de marca das parreiras, criada pela parceria de Americanas e Lacta na década de 1980.
“As parreiras de ovos de chocolate têm um significado especial e compõem o patrimônio centenário de Lacta no país. São elas que transformam a atmosfera das lojas e inauguram a temporada de Páscoa no varejo. Elas têm o papel de fomentar o deslocamento até o ponto de venda e de encantar consumidores de todas as idades, propagando o espírito da Páscoa. Poder reeditar essa parceria com Americanas é confirmar uma parceria com mais de 40 anos de sucesso”, avalia Fabiola Menezes, diretora de Marketing para Chocolates da Mondelez Brasil.
Parceria com a Mondelez Brasil – A forte relação da Americanas com a Páscoa se reflete na parceria com os principais fornecedores de chocolate do Brasil. Pelo quarto ano seguido, a Mondelez Brasil, dona da marca Lacta, estará ao lado da Americanas para aumentar a visibilidade de sua marca e vendas de seus produtos no site, app e lojas físicas da marca, por meio das soluções de retail media do Americanas Advertising. Neste ano, além dos formatos tradicionais, foram desenvolvidas soluções exclusivas para o parceiro, criadas para atender as necessidades de negócios desta importante sazonalidade.
Presente em toda a jornada do consumidor no ambiente online, a Lacta também ganhará destaque nas lojas físicas, através da divulgação de seus produtos nos painéis digitais, nas tradicionais parreiras e prateleiras da Americanas, além de ações de co-marketing em comerciais de TV e parreiras fora do ambiente de loja. Também foi criado um hotsite especial de Lacta no site e app da Americanas.
Ação solidária – Símbolo da Páscoa na Americanas, as parreiras também terão um papel especial na campanha deste ano. A ação consiste na mecânica de “a cada ovo comprado, outro será doado” pela marca para instituições sociais que apoiam crianças e adolescentes. A ação acontecerá em três lojas físicas da Americanas nas cidades do Rio, São Paulo e Fortaleza. Com essa iniciativa, centenas de ovos serão doados, estimulando o espírito de compartilhamento e levando alegria a centenas de crianças nessa Páscoa.
Demais ações – Espalhadas pelo país, algumas lojas receberão a frase “bem-vindo ao espírito da Páscoa” em uma ação de intervenção junto a Americanas em seus pórticos de entrada. No Rio de Janeiro, VLTs também ganharão orelhinhas e focinho de coelhos e adesivação com a comunicação. A campanha continua com conteúdo de influenciadores regionais e nacionais nas redes sociais. Além disso, a Americanas fará, ao longo de março, oito lives especiais de Páscoa no Instagram e no app Americanas, reunindo as melhores ofertas e produtos.