Depois de 23 anos, a maior produtora de panettones do mundo passa a assinar sua comunicação com “Um sentimento chamado família” em lugar do tradicional “Da família Bauducco para a sua família” e se prepara para o futuro
A campanha de Natal da Bauducco que estreou ontem, domingo, dia 22, levou aos consumidores mais do que os produtos que há décadas marcam presença nas comemorações do fim de ano dos brasileiros. Ela lançou o novo posicionamento da marca, “Um sentimento chamado família”, no lugar do tradicional “Da família Bauducco para a sua família”, que a acompanhava desde 1997. Criado pela agência CP+B Brasil, a partir dele o significado da palavra “família” é ampliado para os laços de afeto, carinho, respeito, convivência e união entre as pessoas.
A ampla campanha de Natal Bauducco 2020 estreou na TV durante o programa Fantástico, da Rede Globo, no dia 22 de novembro, e se estende pelo universo digital nos canais da marca e nas redes sociais, além de ações especiais e investimentos em e-commerce. O filme “Memórias de Natal” mostra com delicadeza e emoção que o amor e o afeto são capazes de manter a união entre as pessoas apesar da distância física. Ao mesmo tempo, reforça a lembrança de que a Bauducco está presente nos Natais de todas as famílias brasileiras há muitos anos.
O diretor de Marketing da Bauducco, André Britto, conta que a mudança no posicionamento da marca foi definida depois de dois anos nos quais a empresa se aprofundou ainda mais no entendimento do grupos familiares brasileiros em diferentes regiões, perfis sociais, faixas etárias e estilos, numa verdadeira jornada de estudos de mercado e pesquisas. “Somos muito próximos aos nossos consumidores, e essa imersão nos ajudou a entender mais as percepções e os sentimentos das pessoas”, diz. “A partir disso, com a CP+B Brasil, criamos a assinatura “Um sentimento chamado família”, que reforça a importância das nossas conexões e laços com quem amamos”.
“Temos muito orgulho da nossa trajetória, e essa mudança é um momento especial em que olhamos para o futuro, para os próximos anos”, destaca Britto. O novo posicionamento transfere o protagonismo da comunicação para o consumidor e amplia o sentido de família, trazendo-o para o mundo atual, no qual as relações familiares passaram a se basear nas ligações de afeto. “A Bauducco acredita que o mundo seria um lugar melhor se, numa sociedade cada vez mais individualista e polarizada, enxergássemos o outro como parte de nossa família”, diz Britto.
“Bauducco é uma marca amada pelos brasileiros que se insere na vida real dos consumidores cada vez mais”, diz Marcos Medeiros, sócio e CCO da CPB+Brasil, que passa a centralizar toda a comunicação da marca a partir de agora. “Para evoluirmos como sociedade, precisamos compartilhar sentimentos de afeto e união exercitando a empatia. É o que a Bauducco quer inspirar”, afirma Britto.
“Memórias de Natal” é tema de Bauducco no Natal 2020
A campanha do Natal 2020 desenvolvida pela CPB+Brasil terá forte presença no digital e nas ações que aproximam a marca do público jovem. No filme de Natal, um casal de irmãos está em uma aventura pela casa: a menina e o menino passam correndo pela cozinha, pegam um pedaço de panettone e continuam a brincadeira. Ouvimos a trilha de Bauducco e a voz do sr. Bauducco dizendo: “Quando me lembro dos Natais mais incríveis que já vi, eu só sinto uma coisa: que esse Natal vai ser ainda mais inesquecível”.
Os protagonistas encontram um “quartinho do carinho”, local em que descobrem uma TV com videocassete e uma fita com “Família” escrito na etiqueta. As crianças olham para a fita e para o videocassete e percebem que as coisas se encaixam, colocando o VHS no aparelho. A TV liga e vemos uma grande celebração de um Natal antigo, cheia de emoção e de momentos divertidos.
Animada com a descoberta, vemos a menina filmando os vídeos antigos na TV e compartilhando no grupo da família. Acompanhamos as pessoas abrindo o vídeo e se emocionando, cada um com o seu núcleo familiar de agora. Locução do sr. Bauducco: É… O Natal foi feito para compartilhar. Entra a assinatura “Um sentimento chamado família”.
Há também o hub da campanha, que é um site onde o consumidor fará sua versão do comercial “Memórias de Natal”, com cenas da própria família. Ao fazer o upload desse conteúdo pelo hub, ele é automaticamente implementado no vídeo da campanha e enviado ao autor da versão por e-mail, para que seja compartilhado com a família, amigos e publicado em suas redes.
Bauducco estreia no TikTok com um desafio e reforça comunicação na web
Entre as ações especiais preparadas para este Natal no ambiente digital, a empresa se conecta com ainda mais força com o público jovem e estreia no TikTok. Para isso, a marca lançou o challenge “Se transporte para o Natal”. O desafio é embalado por uma versão remixada de “Jingle Bells”, produzida com exclusividade pelo Dennis DJ.
Usando a hashtag #SeTransporteProNatal, perfis de peso reúnem, ao todo, mais de 65 milhões de seguidores, como Maisa, Dennis DJ e Caio Castro.