Marca realiza durante o mês de abril prova e ativações no programa, além das dinâmicas de mercado
Em mais dois meses de patrocínio à casa mais vigiada do Brasil, a Americanas segue marcando presença e já é uma das marcas mais mencionadas pelo público nas redes sociais. Durante o mês de março, a Americanas realizou a prova do líder mais longa da edição até o momento. Com mais de 23 horas de duração, a dinâmica de resistência entrou para o ranking das mais longas da história do reality. Além disso, a Americanas também reforçou sua participação no programa com uma prova ‘bate e volta’ e ações semanais de mercado.
Em um balanço do mês de março, a marca teve importantes resultados de vendas, crescimento e presença de marca. Nas redes sociais, com mais de 16 horas de cobertura no Twitter, a Americanas ocupou o share de marca do varejo mais falada. De acordo com dados do Twitter, a Americanas também se consagrou como uma das marcas mais mencionadas pelo público em tweets relacionados ao BBB, com destaque para os dias de ações especiais no programa.
Além disso, o mês ainda registrou crescimento da marca em suas plataformas digitais. Em comparação com a média de uso fora do horário do programa, a utilização de cupons no app cresceu mais de 150%. Na categoria de mercado da Americanas, a média móvel de pedidos cresceu 60% entre os meses de janeiro e março deste ano. Já em relação ao ano de 2021, as visitas à categoria de mercado da marca acumuladas até a 10ª inserção no programa cresceram 130%.
Já no mês de abril, a Americanas iniciou suas ativações no BBB com a Prova do Anjo, realizada no dia 01/04. E, na última terça-feira (12), os participantes também puderam desfrutar dos ovos e chocolates oferecidos pela marca em uma dinâmica divertida dentro da casa. No estilo caça ao tesouro, cada brother, vestido com orelhinhas de coelhinho da Páscoa, teve de encontrar três ovos que traziam produtos da Páscoa da Americanas. Durante a ação, a marca vendeu mais de 150 mil ovos de Páscoa e chocolates no app Americanas, além de registrar 4x mais pedidos no app da marca, em comparação com o mesmo dia do programa no ano passado.
Retrospectiva das ativações
Criadas pela Globo e em parceria com a WMcCann, as ações mostraram a diversidade de produtos Americanas e a conveniência oferecida pela marca. A prova do líder, realizada nos dias 10 e 11 de março, teve como tema a campanha “Semana do Consumidor Americanas”. Durante a dinâmica de resistência, os brothers disputaram a liderança – e a consequente imunidade no paredão – “vestidos” com alguns dos produtos especiais oferecidos pelo site, app e lojas físicas da Americanas, como notebook, geladeira, smartphone e fritadeira. Os brothers Lucas, Paulo André, Natália e Lina resistiram até o final do desafio. Os quatro jogadores ganharam R$20 mil reais em compras na Americanas. Devido à sua longa duração, a prova de resistência Americanas entrou para o ranking das mais longas da história do programa, ocupando a sétima colocação.
Já em outra ativação especial do mês de março, a Americanas realizou, no dia 20, uma prova bate e volta. Na dinâmica, os participantes precisaram contar com a sorte para se livrar do paredão. A competição foi dividida em três etapas, nas quais os brothers precisavam escolher os itens corretos para avançar na disputa. Após passar por todas as fases, o brother Gustavo se salvou do paredão, já Douglas Silva e Eliezer acabaram emparedados.
Na prova do anjo, que deu início à participação da marca no mês de abril, a Americanas trabalhou a conveniência e a multicanalidade. Durante a disputa, os brothers tiveram que passar por um circuito de entrega de produtos com o tuk-tuk da Americanas, acumulando cards de pontuação ao longo do percurso. Ao fim da prova, a sister Jessilane obteve o maior número de pontos e se tornou o anjo da semana.
Já na ativação de Páscoa da Americanas, além de conhecer o sortimento da marca para a ocasião, os brothers tinham que encontrar 3 ovos e, com cada ovo, eles puderam presentear uma pessoa diferente fora da casa. Ainda durante a ação, ao encontrarem um coelhinho de pelúcia, os participantes destravaram uma nova etapa da dinâmica e puderam ter acesso ao mundo mágico da Páscoa Americanas, com a icônica parreira de ovos de páscoa e uma degustação de chocolates inesquecível.
Estratégia Americanas no BBB22
A estratégia da Americanas para esta edição do programa é reforçar a variedade de itens vendidos pela marca, a entrega rápida e a conveniência oferecida aos clientes, que podem encontrar milhões de produtos no app, no site e nas lojas físicas da Americanas espalhadas por todo o país. A marca também participa do programa com a dinâmica de mercado, mostrando para todo o Brasil que os clientes encontram uma grande variedade de produtos na categoria, – desde hortifrúti e bebidas à mercearia e itens de limpeza -, praticidade no momento de agendar dia e horário para receber as compras de mercado, comparação de preços, além de várias ofertas. A assinatura sonora “Americanas. Mercaaado” também acompanha os brothers durante toda a edição do programa e faz sucesso entre o público.
Com as campanhas e ativações no ‘BBB 22’, a marca tem o objetivo de reforçar o conceito “Relaxa, na Americanas você acha”, garantindo a melhor experiência de compra para seus clientes, acompanhada da tradicional assinatura da marca, “Tudo, a toda hora, em qualquer lugar” e a categoria de mercado com “Ofertas fresquinhas pra sua casa todo dia”. Para isso, a Americanas realiza durante toda a exibição do programa diversas ativações de mercado, provas e ações de luxo.
Outros resultados da Americanas na edição
Em janeiro de 2022, a Americanas realizou a primeira prova do programa – uma disputa pela imunidade com os participantes do grupo Pipoca -, seguida de um churrasco para os participantes, com todos os produtos comprados no app Americanas. Durante a prova, a marca registrou um crescimento de mais de 60% na utilização de cupons no app Americanas, em comparação com a primeira ação realizada pela Americanas na edição do programa em 2021. Já no churrasco especial, a marca teve um crescimento de mais de 80% na utilização de cupons no app Americanas e um aumento de mais de 50% em visitas no site e app Americanas, em comparação com o dia da pool party realizada pela Americanas na edição do programa em 2021.
Já em fevereiro, a marca realizou a Prova do Líder Americanas, testando a memória dos brothers e sisters com um jogo que apostou na variedade de seus produtos. No mesmo mês, a Americanas transformou o jardim do BBB 22 em uma grande loja na festa “Uma Noite na Americanas”. Os participantes puderam realizar o sonho de passar uma noite inteirinha dentro de uma loja Americanas, curtindo as sessões de Brinquedos, Guloseimas, Eletrônicos, Games, Sobremesas e Bar. Tudo isso ao som de Thiaguinho.