Ícone do site Marcas Mais

Betano usa inteligência artificial e Cartola para homenagear o Fluminense

‘Fizemos História’, homenagem que celebra a parceria entre a Betano e o Tricolor, usa recursos de IA para interpretação da canção “Tá Escrito”;

Narrada pelo artista e torcedor ilustre do Flu, a música embalou o título inédito do clube na Libertadores

‘Fizemos História’ – Esse é o conceito da nova campanha da Betano em homenagem ao Fluminense, que celebra as conquistas e a parceria no período mais vitorioso do Tricolor.  Apresentada nesta terça-feira (2/4), a comunicação criada pela Wieden+Kennedy SP celebra a trajetória do clube entre 2021 a 2024, período em que a marca estampou a camisa do time como patrocinadora master. 

O filme retrata momentos históricos embalados pela canção “Tá Escrito”, composição de Xande de Pilares, Carlinhos Madureira e Gilson Bernini, na voz de um dos torcedores mais ilustres do Tricolor: Cartola. Feita com apoio de ferramentas de Inteligência Artificial, a narração homenageia não apenas o clube, mas também todos os torcedores representados pelo sambista ícone da música brasileira.

Com a Betano como sua patrocinadora oficial, o Fluminense levou dois títulos do Campeonato Carioca, a Libertadores da América e a Recopa. A canção “Tá Escrito” foi escolhida por ter se tornado a grande música dos torcedores na inédita conquista da Libertadores da América em 2023. 

A campanha, que segue a linha editorial dinâmica e moderna, tem estratégia 360 que contempla TV aberta, mídia exterior, social e digital.

“Nos últimos anos, Betano e Fluminense viveram uma parceria histórica dentro de campo. E para marcar esse momento, convocamos o Cartola, uma das vozes mais icônicas da história tricolor. Tendo como referência uma canção que se tornou símbolo para a torcida, recriamos um momento único em que um dos torcedores mais célebres do tricolor também pode entoar essa música e eternizar esse momento de glória”, destaca Rodrigo Jatene, CCO da Wieden+Kennedy América Latina. 

“Esta campanha é a nossa forma de eternizar a parceria com o Fluminense. Tudo foi cuidadosamente pensado para homenagear o clube e celebrar a trajetória do Flu e a parceria da Betano ao longo de anos tão felizes. O projeto retrata momentos históricos que prometem emocionar o público e os apaixonados pelo time carioca. A letra da música “Tá Escrito” reflete muito a nossa parceria” , destaca a Betano operada pelo grupo Kaizen Gaming, com sede na Grécia e mais de dez anos no mercado de apostas esportivas. 

“Nós agradecemos à Betano pela parceria nesses quase quatro anos e desejamos sorte em sua trajetória. O Fluminense vai estar sempre de portas abertas para a empresa, que participou desse período de grandes conquistas”, declara Mário Bittencourt, Presidente do Fluminense. 

Tecnologia e história

A ideia de ter a voz marcante de Cartola para a homenagem ao clube foi desenvolvida em parceria com o estúdio Comando S Áudio e as produtoras de filme Joint e LUKTHIS Studio. Com ajuda de um software de Inteligência Artificial, foram analisadas e selecionadas horas de entrevistas e centenas de músicas do sambista. A iniciativa foi idealizada com apoio e autorização da família do artista para os seus direitos autorais. 

No próximo dia 03, a partida de estreia do Fluminense, na luta pelo bi-campeonato na Libertadores, será palco da despedida oficial da parceria. Para eternizar a trajetória com a Betano, o time terá mais um grande momento para finalizar esse capítulo: uma camisa comemorativa que servirá como lembrança dessa história. 

Betano + Flu | Fizemos História
Sair da versão mobile