Ícone do site Marcas Mais

Bloco expande atuação em projetos de experiências sensoriais

Agora com três sócios, studio multimídia amplia seu campo de criação e se fortalece na produção de áudio 

O Bloco, studio multimídia que atua há mais de um ano com arte e tecnologia, acaba de ganhar dois novos sócios oriundos do mercado de publicidade e produção musical. Agora, o Bloco passa a contar com uma frente complementar de desenvolvimento de áudio, música e experiências sonoras, ampliando o leque de serviços para marcas, agências de publicidade, produtoras, artistas e outros estúdios.  

Fundado pelo músico, artista e programador Matheus Leston (criador do projeto musical Orquestra Vermelha), o Bloco já desenvolveu projetos para marcas como Red Bull, Heineken, Accenture, Grupo Chez, Audi; para artistas como Fernando Velázquez, Fennesz, Paulo Bruscky; além de estúdios parceiros como Estúdio Guto Requena, Aya e Sometimes Always, para quem desenvolveu o programa que gera imagens da identidade visual do Bar Caracol – projeto condecorado com ouro em Branding no Latin American Design Awards. 

Com a chegada dos novos sócios, o diretor de arte e músico André Rival, que acumula mais de 20 anos de atuação na área de criação em grandes agências de publicidade, e o produtor musical e designer Marcelo Gerab que há 10 anos trabalha com trilhas sonoras e sound design, o studio passa a dedicar-se a projetos ainda mais integrados, onde o áudio não seja apenas um complemento, mas pensado como parte integrante e tão importante quanto o todo. 

“Nosso foco está em despertar sensações e emoções através das experiências que podem ser desenvolvidas para cada projeto de forma única através da tecnologia. Os projetos partem, antes de mais nada, de ideias e conceitos para que se chegue em sua forma, e não o contrário, seja através de instalações interativas, design generativo ou performances audiovisuais”, explica Matheus Leston. 

Trabalhando com uma rede de colaboradores que envolve produtores, publicitários, artistas, designers, programadores e músicos, o Bloco tem esse nome pelo aspecto modular, que permite mudar de tamanho e se adaptar, ou seja, pode ter diferentes profissionais dependendo do tamanho e tipo de projeto. Os sócios enxergam que para ser efetivo, o Bloco deve estar junto desde o início do projeto. E é com essa perspectiva que o studio atua a partir de agora, tanto nos trabalhos de experiências sensoriais como nos projetos sonoros.

“Para além dos formatos tradicionais de trilha sonora e sonorização, cada proposta é entendida como uma nova possibilidade de construção de ideias, seja através da espacialização de áudio em grande escala, música generativa em tempo real ou sonorização de ambientes virtuais.”, fala Marcelo Gerab.   

Desde sua fundação, o Bloco se posiciona não apenas como um desenvolvedor, mas também como um criador de projetos.

“Nessa nova fase, ficamos ainda mais próximo das agências de publicidade e dos anunciantes para que os projetos tenham um conceito criativo pensado desde o momento inicial do briefing, construindo ideias contundentes e viáveis, e se adaptando a realidade de cada campanha ou projeto. Vamos intensificar a ideia de co-criação com os clientes, ainda uma forma de trabalho pouco explorada pelo mercado.”, conclui André Rival. 

Sair da versão mobile