A pesquisa, realizada em julho deste ano, demonstra que 76% dos consumidores entrevistados acreditam que a plataforma os ajuda na decisão de compra
Apresentado no Brandcast 2022, principal evento do ano do YouTube para anunciantes, o WhyVideo é um estudo anual realizado globalmente que apresenta as opiniões da população conectada sobre o YouTube e seus principais concorrentes. Os tópicos deste estudo incluem comportamento de visualização do consumidor, impacto do anúncio, CTV e percepções de conteúdo.
No total, 2020 pessoas que consomem vídeo online mensalmente, de 18 a 64 anos participaram da pesquisa realizada no Brasil, durante o mês de junho de 2022. A análise foi realizada em parceria com a Ipsos, uma das maiores empresas especialista em pesquisa de mercado e opinião pública do mundo.
Abaixo confira os resultados do estudo:
YouTube em primeiro lugar
O YouTube é o app favorito dos entrevistados para assistir a vídeos:
- O YouTube é o serviço de vídeo número 1 que os consumidores dizem que sentiriam mais falta se não estivesse mais disponível.
- 71% dizem que o YouTube é TV quando visto em sua Smart TV (CTV)
Impacto dos anúncios
A decisão de compra está diretamente relacionada à publicidade no YouTube: ● 90% dos entrevistados estão abertos a anúncios de marca ao assistir a um vídeo que seja pessoalmente relevante.
- 85% dos usuários dizem que a publicidade em vídeos do YouTube os ajuda a conhecer novas marcas/produtos.
- 82% das pessoas dizem que a publicidade no YouTube as torna mais propensas a considerar uma marca/produto, 19% a mais que em 2021.
- 76% dos usuários concordam que o YouTube os ajuda a decidir o que comprar. YouTube é o futuro do vídeo
Ao pensar no mundo daqui a um ano, os usuários não têm dúvidas sobre a relevância da plataforma:
○ 85% dos espectadores dizem que o YouTube terá seu conteúdo favorito, significativamente mais do que a média dos concorrentes.
○ 79% dos usuários dizem que o YouTube será o melhor reflexo da cultura atual. ○ 80% dizem que o YouTube será a plataforma número 1 que eles vão ver quando quiserem assistir algo.
Conteúdo relevante e diverso
O conteúdo do YouTube conta uma boa história para 89% dos entrevistados.
○ 90% dos entrevistados dizem que o YouTube os ajuda a aprender algo novo. ○ 89% dos usuários dizem que o YouTube os deixa empolgados com o próximo conteúdo de uma série ou de um criador.
○ Os entrevistados concordam que o YouTube tem o conteúdo mais diversificado e é a plataforma número 1 para verem o que gostam.
YouTube vs Concorrentes
- 98% dos usuários dizem que podem encontrar um bom conteúdo no YouTube, mais do que a média dos concorrentes (92%).
- 88% dos entrevistados concordam que o YouTube oferece conteúdo relevante, mais do que a média dos concorrentes (81%).
- 87% dos usuários concordam que o YouTube oferece conteúdo
intelectualmente estimulante, significativamente mais do que a média dos concorrentes (78%).
- 84% dos entrevistados concordam que o YouTube tem conteúdo exclusivo que eles não encontram em nenhum outro lugar, significativamente mais do que a média dos concorrentes (78%).