Recursos interativos beneficiam a interatividade com os ouvintes; confira algumas táticas para expandir o engajamento do público e acelerar a evolução do seu podcast
Depois de atrair os ouvintes para o seu podcast, aumentar o engajamento do público parece uma tarefa árdua, não é mesmo? Mas não precisa ser! Quando você pensa no que atrai seu público atual, essas pessoas são incentivadas a se tornarem seguidoras leais, seja pelo seu conteúdo, por seu material bônus ou pela maneira como você interage com a comunidade. Confira algumas estratégias para fortalecer a conexão com seus ouvintes, gerar mais fidelidade e, de quebra, manter os seguidores fiéis ao seu podcast.
Lembre os ouvintes de seguir seu podcast. Fazer os ouvintes seguirem seu podcast no Spotify é essencial para aumentar o engajamento. Os seguidores são notificados quando você lança um novo episódio, o que os incentiva a sempre ouvir seu programa. Lembre o público de seguir o programa para você ter mais ouvintes regulares. Inclua essa chamada em todos os canais e pontos de contato do seu podcast. Peça para os ouvintes seguirem seu programa no início e/ou no final dos episódios, nas descrições, nos posts das redes sociais, e adicione um link para que eles sigam o podcast em outros canais.
Engaje seus seguidores com enquetes e caixas de perguntas. Use a as Caixas de perguntas e enquetes para incluir seus ouvintes na conversa, participar e até planejar o conteúdo com você de forma ativa. Por meio de uma enquete, você pode perguntar quais convidados, assuntos ou conteúdo bônus eles gostariam de conferir. Já na Caixa de perguntas, você pode incentivar os fãs a compartilhar , suas opiniões e histórias oferecendo a chance de eles serem mencionados em um episódio. Ao seguir seu podcast, eles podem responder sempre que você adicionar caixas de perguntas ou enquetes a um episódio e ajudar o programa a crescer.
Leia mensagens dos ouvintes nos episódios. Pedir para que os ouvintes enviem e‑mails, e gravem mensagens de voz são ótimas maneiras de aumentar o engajamento do podcast. Ler essas mensagens em voz alta – com a permissão do criador – nos episódios dar aos ouvintes a oportunidade de aparecer no seu programa e terem as perguntas deles respondidas é um incentivo valioso para que se tornem fãs leais. Falar diretamente com os ouvintes nos episódios também cria segmentos intrigantes e você pode deixar um convite para que os ouvintes peçam conselhos, compartilhem experiências e dificuldades ou o que mais eles acharem relevante. Então, eles podem ouvir o episódio para saber se as mensagens foram lidas, e outros ouvintes podem se animar e contribuir também. Isso promove um senso de comunidade e faz com que eles se sintam realmente parte do programa.
Use estatísticas para se conectar com seu público. É provável que o público do seu podcast seja composto por pessoas de várias idades, localizações e gêneros. As estatísticas de podcast fornecem os dados demográficos e insights necessários para você se conectar ainda mais com seus ouvintes. Você pode usar essas informações para planejar o conteúdo e direcionar a comunicação para esses públicos. Assuntos e convidados que interessam o público atual mantém as pessoas engajadas e com gostinho de “quero mais”.
Crie uma comunidade nas redes sociais. Promover seu podcast nas redes sociais é uma forma poderosa de ele ser descoberto, e construir uma comunidade em torno do seu programa é a melhor maneira de atrair ouvintes leais por esses canais. Para isso, você precisa incluir seu público na conversa para que ele se inspire e interaja. Em vez de só postar que saiu um novo episódio, inclua um clipe de áudio ou vídeo, um teaser instigante, uma citação impactante do episódio ou uma pergunta para que seus ouvintes respondam. Se você tiver um podcast com vídeo, é a oportunidade perfeita para postar um clipe de 10 ou 30 segundos do episódio. Para um podcast de áudio, você pode postar um clipe de áudio com uma imagem ou gráfico.