Produtora assina o desenvolvimento tecnológico de áudio de “Dreamcaster”, criado pela agência FCB Nova York e destaque em festivais como Cannes Lions e One Show
A DaHouse conquistou um Emmy nesta terça-feira (20), durante a entrega do Emmy Sports 2024, realizada em Nova York. A produtora brasileira assina todo o desenvolvimento tecnológico de áudio de “Dreamcaster”, projeto criado pela agência FCB Nova York para Michelob Ultra, que usou som, tecnologia e inteligência artificial para colocar Cameron Black, um jornalista esportivo cego, como narrador de uma partida oficial dos playoffs da NBA ao vivo na TV.
O projeto transformou a captação binaural de áudio em uma linguagem sonora que o fazia se sentir como se estivesse dentro da quadra, sabendo exatamente onde e como cada jogada estava acontecendo. Além disso, as imagens foram transformadas em dados transmitidos para um colete e uma mesa tátil em milissegundos, fazendo com que a união de todos esses elementos e sensações formasse o cenário completo do jogo para o jornalista – o que o permitiu executar a narração em tempo real.
“Gravamos várias horas de jogos em uma quadra de basquete, posicionando um microfone Sennheiser Ambeo VR em todas as posições possíveis. Isso resultou em milhões de possibilidades de som binaural, fornecendo uma linguagem para que Cameron pudesse literalmente ‘sentir o jogo’”, destaca Lucas Mayer, sócio e diretor musical da DaHouse – que possui escritórios em São Paulo, Los Angeles e Berlim. “A experiência final é verdadeiramente extraordinária, transportando qualquer um para o meio da quadra, rodeado pela energia dos jogadores que correm ao seu redor”, completa.
Na semana passada, a DaHouse também foi nomeada Music and Sound Company of the Year no ADC Awards, além de ser a segunda mais premiada do mundo no One Show 2024. Além do Emmy e de diversos prêmios, “Dreamcaster” também conquistou o Grand Prix de Entertainment Lions for Sport do Cannes Lions 2023.
Confira todos os vencedores do Emmy Sports Awards aqui.