Por meio do tema “Cuidando de Quem Cuida”, as ações e peças abordam temas como a dupla jornada materna e convida filhos, parceiros e familiares a se unirem no cuidado
A Campanha de Dia das Mães da Britânia Eletrodomésticos, que terá o mote “Cuidando de Quem Cuida” e será divulgada a partir do mês de abril, propõe aproveitar a data para abordar temas relacionados ao papel das mães na sociedade e a importância da rede de apoio. Para isso, as publicações pretendem provocar uma reflexão sobre temas como a dupla jornada materna e o papel da família em relação ao cuidado necessário diário na rotina da casa.
Para alcançar esse objetivo, a campanha terá uma série de videocasts com influenciadoras convidadas que juntas somam mais de 3 milhões de seguidores no Instagram. Além disso, a Britânia irá apoiar podcasts que trabalham temáticas relacionadas à maternidade e reforçar esse assunto em seus perfis de mídias sociais.
Conceito
Por meio da campanha “Cuidando de Quem Cuida”, a Britânia se posiciona sobre um tema atual na sociedade que, inclusive, foi abordado como tema da redação do Enem 2023 com o título “A invisibilidade do trabalho de cuidado feito pela mulher no Brasil”. Além disso, diversos dados demonstram a necessidade de discussões e debates sobre esse assunto, uma pesquisa recente da Ong Think Olga mostrou que, no Brasil, as mulheres gastam em média 21 horas por semana em tarefas domésticas não remuneradas.
Apontamentos da Oxam Brasil, outra organização da sociedade civil brasileira, mostrou dados recentes que o valor das atividades de cuidado exercidas pelas mulheres à economia global é de US$ 10,8 trilhões por ano, três vezes maior que o valor da indústria de tecnologia. No Brasil, 90% do trabalho de cuidado é realizado informalmente pelas famílias e, desses, entre 90% e 85% é realizado por mulheres.
De acordo com a gerente de marketing da empresa, Emanuelle Henche, a campanha tem como foco “Cuidar de quem cuida”, com o intuito de levar esse tema adiante para que possa ser visto principalmente pelos filhos, parceiros e todos que são rede de apoio, resultando em mudanças de hábitos familiares, e mães que irão se sentir ainda mais admiradas, amadas e cuidadas. “Queremos mostrar que a Britânia não pensa apenas na venda de seus produtos que facilita a rotina doméstica, mas irá também reforçar a importância da transformação na dinâmica familiar”, comentou.
Videocast
Trazendo diversos debates sobre o tema, a Britânia lançará em abril, 4 episódios de um videocast que foi totalmente produzido por mulheres, desde o roteiro, até a produção e gravação; todos serão conduzidos pela influencer Rúbia Baricelli, que compartilha nas redes sociais sua rotina como mãe da Helena, estilo de vida e apresenta o podcast “A mãe está off”. Os episódios vão trabalhar reflexões como “Exaustão do trabalho materno x A prática do ócio”, “Desafios e diversidade na Maternidade: Mãe solo e experiências”, “Maternidade e relacionamentos” e “O filho não é só da mãe: cuidar de uma criança é um projeto social”. As convidadas serão as influenciadoras Nat Mosca, Giovanna Bichels, Tati Dias e Jéssica Fidélix, respectivamente.
Podcasts
A Britânia também irá apoiar a produção de 4 episódios dos podcasts “Fala Feminina” e “PodMãe”, mais uma forma de pautar o tema da maternidade e dos cuidados com as mães. Enquanto o primeiro aborda a história da mulher no mercado de trabalho, mostrando suas lutas e conquistas, o Podmãe traz sempre um bate papo divertido e descontraído sobre a Maternidade real e sem romantismo.
De acordo com Emanuelle Henche, a Britânia adotou como estratégia investir nesses dois formatos de conteúdo para atingir novos públicos, além de incentivar mídias independentes que abordam a temática da maternidade. “Temos a oportunidade de fortalecer a nossa marca para um público específico, voltado aos assuntos da maternidade, fazendo com que o nosso posicionamento se estabeleça em várias frentes de comunicação. Com isso também mostramos que o nosso discurso se insere na prática, trazendo o nosso apoio ao debate do cuidado materno”, comentou.
Mídias Sociais
A empresa realizou parceria com mães influenciadoras que irão receber produtos Britânia e compartilharam como são facilitadores no seu dia a dia, além de abordarem a rotina da família. Os posts serão realizados sempre com o uso da #CuidandoDeQuemCuida. Nos perfis das mídias sociais da empresa serão postados recortes com diversas falas dos episódios do videocast e entrevistas na rua sobre a opinião das pessoas em relação a diversos temas.
Uma Landing Page da campanha será lançada com foco nos videocasts, além de trazer dicas de como organizar a rotina da casa e a divisão de tarefas, sugestão de produtos que facilitam a rotina doméstica e sugestão de presentes para as mães também estarão presentes na página, direcionando para os conteúdos no Blog da Britânia.