Para reforçar o compromisso com a diversidade e inclusão da comunidade LGBTQIAPN+, o Publicis Groupe Brasil conta com o coletivo Égalité Brasil, grupo de afinidade composto por pessoas da comunidade e seus aliados – que apoiam o coletivo em suas iniciativas e atividades diárias.
Estabelecido pelo Publicis Groupe Global em 2012, e presente no Brasil desde 2018, o coletivo Égalité Brasil conta atualmente com mais de 75 pessoas (membros e aliados), que ajudam a construir, de forma colaborativa e inclusiva, diversas iniciativas com o objetivo de fortalecer a comunidade não só no mercado, mas também na sociedade, dando visibilidade e apoio à causa.
“Precisamos fazer com que a diversidade e inclusão esteja presente em todos os espaços, criando um ambiente seguro para todes e desenvolvendo ações efetivas para diminuir a desigualdade e trazer novas oportunidades para todes, não apenas com a questão LGBTQIAPN+, mas também étnico racial – uma pauta urgente e crucial, pois somente assim teremos um futuro melhor.” comenta, Cristiano Alves, Impact Leader, da Sapient e Co-líder do Égalité no Brasil.
Atualmente, o Égalité Brasil promove talks educativos recorrentes, rodas de conversa abertas para colaboradores do grupo e reuniões semanais para levantar os assuntos mais relevantes para a melhoria e aprendizado em todas as áreas das agências. Além disso, atua em alinhamentos com os coletivos globais, trazendo para o Brasil iniciativas importantes de outros países e que contribuem para as pautas locais, como por exemplo o Shine On, iniciativa internacional dedicada para a celebração Trans Awareness Week.
“Promover acolhimento não é só papel de quem faz parte da comunidade LGBQTQIAPN+, é um papel de todes e essa é um dos principais tópicos que levantamos através das ações do Égalité Brasil. Queremos garantir que as pessoas da nossa comunidade não somente tenham oportunidades de entrar no Publicis Groupe, mas que também encontrem um ambiente onde possam crescer, ocupar cargos de liderança, encontrar apoio e suceder. Só assim promoveremos inclusão de verdade”, Mariana Lima, Client Services Manager da MSL Andreoli e Co-líder do Égalité no Brasil
Entre as ações promovidas pelo coletivo está o Égalité Pride Festival, celebração que ocorre anualmente no mês do Orgulho LGBTQIAPN+, onde os membros e aliados do grupo organizam uma série de bate-papos, convidando palestrantes conceituados e que estejam em seus lugares de fala, a fim de proporcionar muito conhecimento, reflexão e representatividade para todos os colaboradores do Publicis Groupe Brasil.
Na edição deste ano, o festival contou com a participação de Nick Nagari, Stefan Costa, Kiga Boé, Andrya Kiga, Thiago Peniche, Teresa Tessaro e Giovanna Heliodoro, falando sobre inclusão, acolhimento e vivências do orgulho, com enfoque na representatividade trans, indígena, preta e não-binárie.
“Fazer parte do grupo Égalité dentro da Publicis Brasil, me fez expandir a mente sobre diversos assuntos, que têm total relevância. O ambiente profissional se torna muito mais leve e acolhedor quando temos essa liberdade dentro da empresa. Isso só mostra o quanto a organização está engajada na verdadeira inclusão de diversidade e não apenas em números. Ainda temos um longo caminho a percorrer, e juntos, acredito que o mundo e os ambientes de trabalho serão cada vez mais acolhedores” afirma, Manuela França, Community Manager na Publicis Brasil e membro do Égalité Brasil.
Roar With Pride:
O Roar With Pride, é uma iniciativa global do Égalité, e tem como objetivo reconhecer anualmente, os colaboradores do Publicis Groupe, em todo o mundo, que ajudam a comunidade LGBTQIAPN+, fazendo a diferença e apoiando na construção do caminho em direção à diversidade.
Na edição deste ano (2022), os co-líderes do Égalité Brasil, Cristiano Alves, Impact Leader, da Sapient AG2 e Mariana Lima, Client Services Manager, da MSL Andreoli, foram nomeados junto a outros colaboradores de diversos países onde o Publicis Groupe atua.