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vogue brasil app (4)

Aplicativo de teclado desenvolvido com a agência Leo Burnett identifica palavras preconceituosas e sugere sinônimos cada vez que uma delas é digitada

A Edições Globo Condé Nast (EGCN), detentora no Brasil das marcas Vogue, Glamour, GQ e Casa Vogue, se une à agência de publicidade Leo Burnett Tailor Made para uma iniciativa que pretende ajudar a combater o preconceito impregnado na linguagem. As empresas lançam o Teclado Antipreconceito, feito a partir de um estudo do linguista Thomas Finbow, Doutor do Departamento de Linguística da USP, que identificou mais de 300 palavras e expressões de cunho racista, homofóbico, xenófobo e sexista na língua portuguesa. O teclado, num primeiro momento disponível apenas para o sistema Android, identifica palavras preconceituosas e sugere sinônimos sempre que um desses termos é digitado.

Por exemplo, o termo “judiar”, que tem origem no contexto do povo judeu perseguido ao longo da história, pode ser substituído por “maltratar”. Quando a palavra digitada for “marica”, que tem conotação pejorativa, o teclado sugere “gay” ou “homossexual”. Assim como a troca de “denegrir” por “difamar”, entre outras. O projeto está sendo desenvolvido há mais de 1 ano pela produtora Savoir, com consultoria de Finbow.

Intitulado “Palavras Importam”, o filme da campanha será lançado nos canais digitais de Vogue, GQ, Glamour e Casa Vogue. Ele mostra que o preconceito está impregnado na fala e traz um olhar sensível para uma série de situações de discriminação que são originadas ou agravadas por frases, expressões, palavras ou adjetivos usados diariamente, sem reflexão. O filme convida o público a entender o poder das palavras e começar a transformar a comunicação ao baixar o app. A peça foi produzida pela Barry Company, com direção de cena de Judith Belfer.

Confira o vídeo:

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