Programa conta histórias emocionantes e inspiradoras de quem transforma a realidade de brasileiros através da educação;
A atração revela os seis projetos vencedores do Prêmio LED 2025, que levam para casa R$ 200 mil cada um.
Esperança, emoção e histórias de transformação. É com esse espírito que a 4ª edição do ‘Especial LED – Luz na Educação’ chega à tela da TV Globo, hoje (17), logo após o ‘BBB 24’. Com apresentação de Eliana, que estreia no comando da atração, o especial convida o público para uma jornada inspiradora por diferentes cantos do Brasil onde a educação é ferramenta de mudança real.
No dia da gravação do ‘Especial LED’ os nove finalistas chegaram aos Estúdios Globo, em São Paulo, sem saber o que os aguardava. Somente ao longo do dia descobriram, junto com Eliana, quem são os seis vencedores da edição 2025 do Prêmio LED. Emoção e surpresa que os brasileiros poderão acompanhar durante a exibição, além de conhecerem detalhes dos projetos, através de vídeos gravados nos locais de atuação em parceria com as afiliadas da TV Globo em todo país.
Com direção artística de Patrícia Carvalho, produção de Polly Silva e direção de gênero de Mariano Boni, o programa revela os seis vencedores do Prêmio LED 2025, iniciativa da Globo e da Fundação Roberto Marinho que reconhece práticas educacionais inovadoras. Cada vencedor, que concorreu entre as 2.300 iniciativas inscritas, será premiado com o valor de R$ 200 mil. O especial será reexibido no dia 19 de abril, às 23h35, no GNT.
Conheça os finalistas do Prêmio LED 2025
- O projeto Lumus foi idealizado por Paloma Brito Coutinho, em Vitória da Conquista (BA). Inspirado em sua própria trajetória, Paloma criou uma iniciativa que oferece orientação de carreira, conexão com o mercado de trabalho e desenvolvimento de habilidades para jovens do interior da Bahia e de outras regiões, promovendo inclusão produtiva e empoderamento pessoal.
- No Amapá, o Projeto Oásis, de Felipe Rodrigues Soares, aposta na Psicologia Positiva para oferecer mentorias que estimulam o desenvolvimento social e emocional da juventude amazônica, como no caso de Robson de Freitas, de 18 anos, que se tornou Jovem Embaixador após participar do programa.
- Do sertão maranhense, o projeto Astronomia no Sertão, liderado por Genilson Vieira Martins, leva ciência e tecnologia para comunidades indígenas, por meio de oficinas, observações astronômicas, feiras culturais e atividades que geram renda local.
- Em Feira de Santana (BA), a professora Sandra Nivia Soares de Oliveira coordena o Projeto de Extensão Alfagaris, que alfabetiza agentes de limpeza, majoritariamente mulheres negras, com uma metodologia baseada nos princípios de Paulo Freire. O projeto reafirma o compromisso da Universidade Estadual de Feira de Santana com a inclusão e a justiça social.
- Na zona rural de Irecê (BA), a Escola Anísio Teixeira transformou sua realidade com o projeto Inovação e Sustentabilidade: a construção de uma política de Convivência com o Ser-Tão, idealizado por Arnobson dos Santos Costa. A iniciativa melhorou a infraestrutura escolar, valorizou as identidades camponesas e quilombolas e criou um laboratório de tecnologias sociais voltado à agricultura familiar e à convivência com o semiárido.
- Em São Paulo, o projeto Escrevendo na Quebrada, fundado por Allan Anjos Dantas dos Santos, oferece aulas gratuitas de redação para jovens da periferia, com foco em temas sociais e apoio educacional, emocional e cultural, sendo hoje uma referência em inclusão e transformação por meio da educação.
- O MPBIA nas Escolas, de Allan de Souza Santos Pereira (RJ), leva músicas infantis antirracistas para escolas públicas, promovendo o letramento racial na infância com canções como “O Meu Cabelo É Bem Bonito”.
- O Amigos do LOU, de Josafa Rebouças (CE), desenvolveu uma metodologia inovadora que associa cores a cheiros para incluir pessoas com deficiência visual no universo das cores, promovendo também o desenvolvimento sensorial de pessoas com TEA.
- O Afreektech, criado por Marina Barbosa da Silva (SP), é uma plataforma de capacitação em tecnologia voltada para pessoas negras, que oferece formação técnica, soft skills e aceleração de afroempreendedores, visando inclusão produtiva e transformação social no setor da Nova Economia.
O Especial LED é uma das iniciativas do Movimento LED – Luz na Educação, uma parceria da Globo com a Fundação Roberto Marinho, que promove a valorização da educação como vetor de transformação do país. Além do reconhecimento nacional que os projetos vão ter por meio do especial de TV, os representantes dos projetos passam a integrar a rede de Embaixadores da Comunidade LED. Essa é a quarta edição do programa, e as edições passadas podem ser conferidas na categoria Educação, no Globoplay.