Companhia recria universo visual, mensagens institucionais e linhas estratégicas de negócios para reforçar sua conexão com os brasileiros
A Elo, anuncia ao mercado a maior virada de marca de sua história. A nova identidade visual – absolutamente reinventada em cores, design, propósito e potência digital – e um novo jeito de se comunicar com os clientes e com os brasileiros em geral, compõem a essência do movimento da marca.
O projeto é assinado pela agência Ana Couto, ícone do branding no Brasil, com mais de 30 anos de atuação e conta com desdobramento em campanha criada pela AlmapBBDO, protagonizada por Zeca Pagodinho, Fábio Junior, Alcione, Bela Gil, Glória Pires e Caio Castro, entre outras personalidades brasileiras.
O desafio proposto foi o de ressignificar o conceito de “Elo” para reafirmar a maior expertise da companhia: ser, literalmente, um “Elo” que une compradores e vendedores, nos mais diversos momentos de vida das pessoas que movimentam a economia.
“Introduzimos inúmeras novidades, desde o verde que expressa a exuberância natural do país até a nova combinação de cores, que expandem os horizontes de atuação e nos permitem uma nova interpretação do Brasil, do nosso público, da cultura nacional – que gostamos de chamar de brasilidade – e da nossa maneira de fazer negócios”, explica Mel Pedroso, a CMO da Elo.
No ano passado, a companhia abriu os trabalhos de reposicionamento da marca com a assinatura:
“Elo, o cartão do brasileiro”, que apresentava uma empresa criada por e para brasileiros, com o objetivo de atender a todos os brasileiros, seja de alta renda aos produtos do dia a dia, do “pejotinha” às grandes empresas.
“Agora, daremos um passo além. Apresentamos uma nova Elo. Muito mais moderna, brasileira e colorida, transmitindo tecnologia e inovação. Nossa marca passa a ser composta por uma linha infinita que liga um lado a outro, com a palavra ‘elo’ em destaque no centro”, afirma a CMO.
Ou seja, o tradicional círculo fragmentado amarelo, vermelho e azul dá lugar a uma linha multicolorida que será o elemento central da identidade visual da Elo;
A marca também contará com uma versão simplificada, que será utilizada nos cartões;
A empresa planeja que o rebranding conecte a visão de futuro da empresa e seja o próprio elo entre a organização de hoje e o seu compromisso já traçado para os próximos 10 anos.
Inovação no jeito de ser: simplicidade orientada ao novo
A nova marca da Elo também privilegia as cores, o astral e um tipo de criatividade intimamente ligada à inovação e tecnologia – afinal, a companhia segue o seu desafio de operar cada vez mais em um ambiente digital e adaptado às grandes mudanças em curso do sistema financeiro do Brasil, com especial atenção à agenda do Drex – na qual a Elo integra um dos principais consórcios.
“Temos iniciativas e projetos avançados com foco na tokenização da economia utilizando blockchain, inovação aberta, contratos inteligentes (smart contracts), entre outros tópicos da economia descentralizada. Continuaremos a ser uma empresa de cartões, mas, com um repertório mais plural, ágil e tecnologicamente mais robusto e pronto para reagir às demandas do mercado de pagamentos do país, que está em plena reinvenção”, define o CTO da companhia, Eduardo Merighi.
“Nossa missão é garantir que todos os brasileiros possam realizar suas transações financeiras de forma conveniente, rápida e segura. Por isso, nossa paixão é utilizar as tecnologias mais inovadoras para resolver os desafios de nossos clientes e parceiros”, completa o CTO da Elo.
Para todo tipo de compra, para todo tipo de brasileiro
Com divulgação em TV aberta, OOH, Internet, DOOH, a campanha conta com dois filmes de 30s, protagonizados por algumas das principais personalidades brasileiras da atualidade. As duas tramas representam diversas situações de compra com o cartão, reafirmando que “o cartão Elo é para todo tipo de compra e todos os brasileiros”, brincando com a fama dos personagens. Os vídeos foram produzidos pela 02 Filmes, com direção de Cláudio Borelli, e trilha sonora da Cabaret.