– Perfil da ação no TikTok ganhou aproximadamente 40 mil seguidores em apenas seis dias e atingiu 3 bilhões de views em challenge
– Game já está disponível como filtro no Instagram
Após engajar 380 mil pessoas na escolha do seu nome, o Fiat Pulse atingiu mais um marco para a sua história. Em uma estratégia digital, que convidou o público a contar o que o faz pulsar mais forte, o SUV da Fiat conquistou resultados impressionantes no Tiktok: foram mais de 3 bilhões de views nos vídeos da #challengepulse. Agora, a marca se prepara para surpreender o mercado novamente com um game para lá de especial.
Desenvolvido em parceria com a Leo Burnett Tailor Made, o game é uma nova fase da campanha de apresentação do Pulse, que começou com o desafio #challengepulse, lançado em dezembro no TikTok. O vídeo da ação conta com quase 60 milhões de visualizações.
“O Fiat Pulse nasceu da interatividade e do desejo da Fiat em ouvir as pessoas, até o seu nome foi escolhido pelo público. Com diferentes iniciativas, alcançamos resultados surpreendentes e números excepcionais. Tudo isso partiu do pensamento de que todos os dias temos novas pessoas entrando na jornada de compra, que é digital, anárquica e autoral, assim, esta nova iniciativa compõe o ecossistema de comunicação. Aliás, o game é super divertido, com certeza, as pessoas vão adorar”, afirma Malu Antonio, gerente de Storytelling and Content Stellantis para a América do Sul.
Filtro gamificado no instagram
A próxima fase da campanha do SUV da Fiat traz o lançamento de um filtro gamificado para o Instagram, que permite ainda mais interação com o público e já está disponível
Inspirado pelo solo de bateria composto por Nath Calan, trilha sonora que acompanha as ações do projeto, o filtro reconhece o rosto do participante para que ele siga as batidas das baquetas em uma bateria e acumule pontos de acordo com a sua performance.
Com conceito “O SUV que pulsa com você”, a Fiat apostou na interatividade com o público desde o início do projeto. A campanha contempla uma estratégia 360º, abrangendo narrativas em social, influenciadores, game, peças para digital, o filme “Drums” com veiculação nas TVs aberta e fechada, anúncios, spots e diferentes formatos de OOH.
Sucesso no Tiktok
A campanha, criada pela Leo Burnett Tailor Made com parceria da Blinks Essence na estratégia e execução da mídia para Fiat, alcançou os melhores e mais expressivos resultados de marca no TikTok, contabilizando mais de 1 bilhão de views na hashtag da campanha #ChallengePulse em apenas seis dias. Atualmente, já conta com 3 bilhões de visualizações e aproximadamente 800 mil em criações de vídeo. Além disso, o perfil da ação ganhou quase 40 mil seguidores na primeira semana.
Na metodologia Brand Lift Study Survey, que analisa os resultados de ações na plataforma, atributos como Ad Recall, familiaridade e intenção se mostraram positivos e demonstram que as pessoas lembram do Pulse e têm a intenção de conhecer o carro.
O hero da campanha foi a hashtag do challenge, que provocava a comunidade TikTok a mostrar “o que te faz pulsar”, puxado por vídeos de creators e a Nath Calan fazendo o desafio. Tudo isso foi reverberado e amplificado dentro da plataforma através de um Top View – formato de mídia que impacta os usuários que abrem o app e dá destaque para a campanha naquele dia -, dando start ao desafio, impactando 23 milhões de usuários com frequência 2,77 em um dia. “A marca sustentou isso por mais cinco dias, garantindo inventário através da compra Reach & Frequency do InFeed Ads, com objetivo de levar os usuários do feed For You para a página do Challenge”, revela Laura Martis, Account Director da Blinks Essence.
“O mote criativo usado para essa ação foi 100% pensado para o TikTok, isso fez uma grande diferença na aceitação e engajamento da comunidade. Os Creators escolhidos usaram elementos nativos em seus conteúdos, sempre relacionando a provocação “O que te faz Pulsar?” na busca desse engajamento. De maneira geral, todos os resultados do challenge e formatos de mídia estão dentro dos Benchs da plataforma”, analisa Heloisa Goldman, VP de Mídia e Performance da Leo Burnett Tailor Made.
Gabriela Comazzetto, head de Soluções Globais para Negócios do TikTok na América Latina, afirma que a forte adesão à campanha é uma prova do formato único do TikTok. “A plataforma incentiva a diversão e a criatividade, além de promover um forte senso de comunidade. As marcas mais bem-sucedidas são aquelas que abraçam a autenticidade dos nossos usuários. A Fiat entendeu a nossa proposta e criou um desafio único, que promoveu uma grande afinidade com os nossos criadores”.