Ação “adote um áudio” narra histórias nas redes sociais e possibilita que os desejos natalinos das pessoas cegas ou com baixa visão sejam atendidos
É muito comum que no período natalino as crianças escrevam cartas endereçadas ao Papai Noel, contando como elas se comportaram durante o ano e pedindo o tão desejado presente de Natal. No Brasil, algumas dessas cartinhas ficam disponíveis nos Correios para que a população possa atender e realizar os sonhos desses pequenos. Durante a pandemia de coronavírus, muitas ações foram digitalizadas a fim de garantir a segurança da população. A Fundação Dorina Nowill para Cegos lança o projeto “Adote um Áudio”, que substitui as cartinhas escritas por áudios endereçados ao “Bom Velhinho” e permite que qualquer um seja o Papai Noel das pessoas cegas ou com baixa visão.
Para fazer essa ação valer, durante o mês de dezembro, o Instagram da Fundação Dorina se transforma num grande espaço de magia e solidariedade. Na página da Instituição, 15 histórias em áudio estarão disponíveis para serem adotados por quem quiser fazer uma boa ação nesse Natal. “Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) o Brasil tem aproximadamente 6,5 milhões de pessoas cegas ou com deficiência visual. É para incluir esse público que a ação foi pensada. A iniciativa trata de traduzir as cartinhas para áudio, possibilitando que as próprias pessoas com deficiência visual contem suas histórias”, explica Alexandre Munck, Superintendente da Fundação Dorina Nowill.
A campanha acontecerá através do perfil oficial da Fundação, para participar basta acessar a rede social e comentar o post com o áudio que deseja adotar e alguém entrará em contato via DM (direct message – mensagem direta, em inglês) para combinar a compra e a entrega do presente.
A ação foi criada e operacionalizada pela agência Lew’Lara\TBWA, enquanto o contato via Instagram da Fundação conta com a ajuda da agência Live Content, especialista em Gestão de Redes Sociais.
“É muito gratificante terminar um ano tão denso e pesado como 2020 realizando os sonhos dos outros. Nem toda pessoa com deficiência visual sabe ler e escrever. Por isso, transformamos a boa e velha cartinha de Natal em áudio. “Adote um áudio de Natal” além de fofo é seguro em época de pandemia”, finaliza Marilu Rodrigues, diretora de criação da Lew’Lara\TBWA.
Vale ressaltar que a Fundação Dorina Nowill para Cegos realiza gratuitamente cerca de 38 mil atendimentos por ano, com trabalhos que incluem habilitação, reabilitação até cursos profissionalizantes para a inclusão no universo do trabalho. Neste período de pandemia, a instituição teve de se adaptar para dar continuidade ao trabalho, dessa forma, foi necessário transformar os serviços presenciais em atendimentos on-line ou telefônico, sendo assim, uma maneira de respeitar todas as medidas implantadas para a segurança de todos.
“O ano de 2020 foi atípico para nós. No entanto, a solidariedade nos mantém vivos e com esperanças de que 2021 seja um ano mais próspero e feliz”, finaliza Alexandre Munck, da Fundação Dorina Nowill.
Para conferir, acesse o Instagram da Fundação Dorina Nowill e transforme o Natal de uma pessoa com deficiência visual ouvindo o que ela tem a dizer.