Blog

google_stories (1)

O Google acaba de anunciar uma experiência mais imersiva e visual no consumo de conteúdo, as Web Stories para o Discover, presente no aplicativo do Google para Android e iOS. O carrossel de Stories, agora disponível no Discover para usuários no Brasil, Estados Unidos e Índia, ajuda leitores a encontrar alguns dos melhores conteúdos visuais da internet. No futuro, a empresa pretende expandir as Web Stories para mais países e interfaces do Google.

Simples e Interativo – Ao tocar em uma Story no carrossel, o consumidor entra em uma experiência envolvente em tela cheia. Toque para avançar para a próxima página ou deslize para uma história totalmente diferente na sequência.

 

Além do novo carrossel no Discover, o Google continuará a sugerir mais Web Stories nos resultados da Busca do Google nos dispositivos móveis em todo o mundo.

Feito para a Web

As publicações estão na direção de suas Web Stories. Os autores têm o controle total sobre monetização, hospedagem, compartilhamento e inclusão de links em seus conteúdos. Muitos já vêm obtendo bons resultados com as histórias exibidas em suas páginas, redes sociais, newsletters, entre outros canais. No Discover, com mais de 800 milhões de usuários todos os meses, as Web Stories ganham mais um lar e o consumidor, mais uma forma de encontrar conteúdos úteis e relevantes para o seu dia a dia.

Para ajudar a impulsionar o ecossistema das Web Stories, o Google apontou que trabalhou durante este ano com um grupo diverso de publicações e desenvolvedores no Brasil, EUA e Índia para colaborar no produto e seus recursos.

“A parceria com o Google nos possibilitou experimentar este novo formato das Web Stories, projeto muito rico para todos da equação”, diz Ricardo Fiorotto, diretor de Inovação em Marketing e Vendas da Editora Globo. “Para os usuários, um jeito muito envolvente para conhecer novos temas e ver/revisitar histórias usando animações, vídeos, fotos e pequenos textos concatenados. Para as redações que produziram os Stories, um jeito inovador de pensar o jornalismo e a entrega de conteúdo, de forma hipermídia e perene, o que difere de outros formatos digitais em que eles estavam acostumados a trabalhar.”

Para Felipe Gil, diretor de Conteúdo na Editora Trip, o formato das Web Stories se combinou ao conteúdo da marca: “visualmente impactante, privilegiando personagens e temas que façam a sociedade se transformar para melhor”. “Os primeiros resultados são animadores do ponto de vista do engajamento e da retenção e evidenciam o potencial que essas páginas têm”. 

Eduardo Grandelle, diretor na Webedia Trends, também se diz confiante sobre o engajamento dos leitores com as Stories produzidas pelas marcas do grupo, como Purebreak. “Estamos confiantes no sucesso do novo formato e nas possibilidades de interação e informação que ele proporciona para nossa audiência.”

É fácil começar

As Web Stories podem ser feitas por qualquer pessoa, seja você um criador individual ou uma empresa produtora de conteúdo, e mais de 2.000 sites já publicaram Stories que foram indexadas pelo Google.

“As possibilidades que esse novo formato proporciona vai deixar mais acessível diversos conteúdos com um custo baixo e com todo o poder de indexação do Google. Uma revolução para quem produz jornalismo e procura inovar no formato”, afirmou Alexandre De Maio, diretor de audiovisual Catraca Livre. 

Levar as Web Stories para o Discover é uma das diversas formas nas quais o Google vem trabalhando com o objetivo de conectar o usuário a conteúdo de qualidade de modos inovadores e, ao mesmo tempo, dar ainda mais visibilidade e tráfego para publicações. Queremos impulsionar o ecossistema das Web Stories dando um lar para todas as histórias que já estão sendo contadas – e também para as Stories que ainda estão por vir.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia