Peça publicitária traz narrativa de emoção, humor e música – tradicionais elementos da marca –, e conta com a participação do frentiscão Matuê
A Ipiranga faz parte da jornada dos brasileiros e, como todo bom parceiro, neste final de ano celebra o que passou e reforça que está junto com seus consumidores. Aquela parceria que deixa tudo mais leve, que abastece a vida em movimento e não para, permitindo que todos possam ir mais longe, é mote para o novo filme que estreia dia 29, no intervalo do Jornal Nacional, da Rede Globo. A nova peça publicitária – que também terá forte presença nas redes sociais – homenageia os Vips (frentistas do posto).
Idealizado pela Ipiranga e realizado pela Talent, o filme “Tropa do Caramelo” foi gravado no Posto Pilar do Tietê, em São Paulo, e se passa na noite de Ano-Novo. Na história, diversas pessoas transitam pelo local para se abastecerem (com combustível, compras na AmPm etc.) e deixarem a noite mais especial. Quando o último cliente vai embora, os Vips são surpreendidos com uma festa surpresa feita pelo frentista mais famoso das redes, o frentiscão @matueofrentista – resgatado e adotado há dois anos pelo posto Ipiranga da Rede Castelo, em Campinas –, ao lado de outros cãezinhos, na hora da virada. A comemoração tem direito à música, dança e muita diversão, tornando a noite de Réveillon especial.
“Vamos mostrar como é a festa no Posto Ipiranga, cheia de elementos cotidianos de forma divertida, com elementos de tudo o que comunicamos ao longo de 2023. Não poderíamos deixar de homenagear os nossos parceiros VIPS, que tiveram protagonismo em todas as nossas campanhas. São eles que levam a milhares de consumidores, todos os dias, a nossa marca, o nosso compromisso, e a qualidade dos nossos produtos e serviços. ‘Tropa do Caramelo’ é um filme lindo e divertido com nosso agradecimento mais do que especial. Afinal de contas, nas noites de Natal e Ano-Novo, mais de 1.000 postos da rede Ipiranga permanecem abertos. O posto Ipiranga não para, para que os brasileiros possam ir mais longe”, conta Bárbara Miranda, vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios.
Na noite do dia 21, alguns Vips foram surpreendidos com blitz em cinco postos do Rio de Janeiro para entrega presencial de cestas em reconhecimento ao trabalho em turnos da madrugada. Além disso, em todo o Brasil, alguns Vips dessa escala poderão receber cupons para garantir sua ceia.
O filme contou com atores caninos e a Ipiranga não ia deixar de homenageá-los também. Por isso, nada mais justo que eles ganhem um novo lar em 2024. Em janeiro, a empresa vai promover no Instagram e na matriz da companhia, no Rio de Janeiro, uma ação para adoção de bichinhos de estimação, em parceria com ONGs.
Para Camila Miyamura, diretora de Criação da Talent, o foco é trazer um diálogo mais íntimo com o consumidor de maneira inusitada. ‘’Não é comum que uma marca da categoria se comunique dessa forma, principalmente nessa época do ano, quando muitas marcas têm mensagens mais emocionais. Mas dessa maneira conseguimos reforçar a parceria e o compromisso com a jornada do público de uma maneira inusitada’’, comenta Camila. ‘’Ipiranga é a cara do brasileiro. Por isso, leveza, irreverência e ineditismo estão sempre presentes na sua comunicação. Nesse caso, a brasilidade ficou por conta da Tropa do Caramelo’’, completa Lui Lima, também diretor de Criação da agência.