Marca será patrocinadora oficial de eventos em Petrolina (PE), Surumbim (PE), Carpina (PE), Salvador (BA), São João da Thay (MA) e São João de SP
Itaipava, cerveja do Grupo Petrópolis – maior cervejaria com capital 100% nacional -, já está pronta para celebrar o São João 2025, com presença confirmada nas principais festas juninas do Nordeste e em São Paulo. Reforçando seu vínculo com a cultura nordestina, a marca será patrocinadora oficial de eventos em Petrolina (PE), Surumbim (PE), Carpina (PE), Salvador (BA), São João da Thay (MA) e São João de SP, na capital paulista. Para celebrar o momento, Itaipava lança uma campanha publicitária nacional, estrelada por Ivete Sangalo, embaixadora da marca, além de uma lata alusiva à festividade, que será comercializada nos eventos e nos pontos de vendas da região.
O Nordeste é um território estratégico para Itaipava, onde a marca tem forte presença e reconhecimento. Em 2024, foi a terceira cerveja mais consumida na região, com 13,5% de participação de mercado. No Brasil, a marca ganhou 0,2% em share de volume, puxada principalmente pelo Nordeste, que registrou 5,4% no período, segundo dados da Nielsen Retail, além de ter sido a marca mais consumida em lares no Nordeste.
“Nossa presença no Nordeste é extremamente importante. Itaipava é uma marca referência na região, sempre apoiando e brindando as principais festas locais, como o Carnaval e o São João. É um momento em que celebramos a cultura nordestina e os nordestinos, com orgulho e respeito”, afirma Cristiane Rosa, Head de Marketing Categorias e Consumer Insights do Grupo Petrópolis.
Em Pernambuco, a cerveja patrocinará o São João de Petrolina e PNZ Lounge, além de estar presente no Esquenta São João, que aquece a cidade para as festividades oficiais. A festa se “vestirá” de Itaipava, com 25 bares temáticos, assinatura do Palco Arraiá Itaipava – onde as principais atrações se apresentarão –, além de uma série outras ativações, como o bar suspenso, em que o público poderá degustar a cerveja a 40 metros e ter uma visão privilegiada do evento. A marca também contará com um estúdio exclusivo, ao lado do palco, um coreto e diversos pontos instagramáveis.
Em Salvador (BA), Itaipava será, pela terceira vez consecutiva, a patrocinadora do São João da capital, com camarote proprietário e instagramável, regado a Chopp Itaipava e Fest Drinks, bebida pronta para consumo, lançada em 2024 pela marca.
Já no Maranhão, a marca estreia como cerveja oficial do São João da Thay, evento beneficente organizado pela influenciadora Thaynara OG, que acontece em São Luís. Fora do Nordeste, Itaipava estará presente no São João SP, um evento gratuito que acontece no Parque Villa Lobos, na capital paulista.
Além de sua presença constante na vida dos nordestinos e nas principais festas da região, a Itaipava celebra a força do São João e sua profunda conexão com o Nordeste com o lançamento da campanha “No São João, a sede pede. Itaipava”. Estrelada pela embaixadora Ivete Sangalo, a campanha apresenta de forma inédita a primeira sanfona que brinda Itaipava — um símbolo exclusivo que une tradição e irreverência, transformando-se em ícone da alegria junina.
Criada pela WMcCANN, a comunicação faz um passeio visual e afetivo pelas festas mais icônicas do Brasil, reforçando que o São João é um presente do Nordeste para todos os brasileiros — e que, como cerveja oficial da festa, Itaipava é o brinde. A sanfona, criada especialmente para a campanha, será incorporada em outras iniciativas da marca ao longo do período junino, ampliando sua presença e fortalecendo ainda mais esse território tão afetivo.
“A campanha é um tributo à força cultural do São João e à relação afetiva do nordestino com sua tradição. Queremos que Itaipava seja a escolha natural de quem celebra com orgulho suas raízes”, afirma Diego Santelices, head de comunicação e mídia do Grupo Petrópolis.
A nova campanha tem como objetivo fortalecer a percepção de qualidade da marca e a conexão emocional com o Nordeste, e contempla um filme de 30 segundos com foco na emoção, conceito e presença de produto, e para a versão de 15 segundos, a marca terá um jingle inédito, na voz de Ivete Sangalo, que exalta a refrescância, qualidade dos ingredientes de Itaipava com ritmo, leveza e alto poder de lembrança. A divulgação da campanha tem início no dia 29 de maio, no intervalo do Jornal Nacional.
A estratégia de mídia contempla TV aberta, rádio, digital, OOH, redes sociais e um time de influenciadores que amplificam a mensagem da campanha. Nomes como Thaynara OG, Alvaro Xaro, Mileide e outros criadores que integram o squad de Itaipava serão protagonistas na construção de uma narrativa poderosa e autêntica nas redes sociais. Além disso, a marca estará presente com coberturas em tempo real nos principais eventos, reforçando o território emocional da campanha e sua conexão com o público.