Blog

itau-divulgacao

Movimento quer mostrar aos consumidores que tanto nas compras presenciais quanto online, o cartão físico não é mais necessário; objetivo é aumentar uso de soluções de pagamentos digitais, como aproximação com o celular e cartão virtual, reforçando sua segurança e praticidade

O Itaú Unibanco, maior emissor de cartões do Brasil, inicia um novo movimento de incentivo ao uso das modalidades de pagamento digitais, por meio de uma campanha nacional iniciada esta semana. Com foco em promover o uso das wallets — carteiras digitais para pagamento por aproximação com o celular — e do cartão virtual, a iniciativa visa reforçar a praticidade e segurança do uso dessas modalidades em compras presenciais e online, sem a necessidade de ter o cartão físico em mãos. Com essa abordagem, a campanha pretende liderar uma mudança de comportamento dos consumidores em relação aos meios de pagamentos — o que está alinhado ao pioneirismo e inovação que são marcas do Itaú no negócio de cartões.

“Em 2021, fizemos nossa maior campanha de cartões trazendo o mote ‘O Itaú tem um cartão que dá match com você’, para reforçar o portfólio do banco no segmento — o maior do país — com uma grande variedade de propostas de valor e parceria. Agora, estamos evoluindo esse movimento, mostrando que o match do Itaú com seus clientes também se dá por meio das modalidades de pagamento e da inovação que faz parte de nosso DNA. Os pagamentos digitais podem ser utilizados em qualquer momento e situação; estamos buscando promover uma mudança de comportamento em nossos clientes, porque queremos que eles mudem seus hábitos e aproveitem cada vez mais as vantagens dessas modalidades”, explica Guilhermo Bressane, diretor de Marketing do Itaú Unibanco. Assinada pela Galeria, a campanha tem ações previstas em TV, OOH (mídia externa) e múltiplas ramificações digitais.

“Como líder de mercado no país, o Itaú busca sempre ser protagonista na adoção de novas tecnologias de pagamento. Fomos o primeiro banco do Brasil a ter a carteira completa de wallets e a oferecer o cartão virtual, em 2015. Sabemos que muitas pessoas ainda preferem usar o cartão físico, por conta do hábito, mas as modalidades digitais trazem uma camada extra de proteção, além da praticidade de poder deixar a carteira em casa. Por isso, é importante que as pessoas conheçam essas soluções”, afirma Mário Miguel, diretor de Cartões do Itaú Unibanco.

A pandemia acelerou a adoção das carteiras digitais, com a retomada do consumo fora de casa. Apenas no 1º trimestre de 2022, o valor transacionado utilizando pagamento por aproximação cresceu 375% na comparação com o primeiro período de 2021, considerando as compras feitas com cartões do Itaú e as realizadas em maquininhas da Rede.

O mesmo movimento é observado no uso do cartão virtual, que vem ganhando cada vez mais adesão entre os clientes na hora das compras online. Em 2021, foram gerados duas vezes mais cartões virtuais pelos clientes do banco do que no ano anterior. E em 2022, o número de transações realizadas com cartões virtuais já cresceu 296% – sendo que o total gasto utilizando esta modalidade teve avanço de 190% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Mudança de hábito

Pesquisas realizadas pelo banco mostraram que a adesão das pessoas ao uso dos meios de pagamento digitais está menos conectada a eventuais dificuldades de uso ou medos, e mais relacionada a hábitos já consolidados e a um desconhecimento das soluções e de seus benefícios.

“Assim como evoluímos no passado do dinheiro físico e do cheque para o plástico, com toda a praticidade que isso trouxe, entendemos que era o momento de fazer essa virada forte para uma mudança de hábito dos brasileiros em relação aos pagamentos. Queremos ser precursores de um movimento de mercado, que é importante não só para o Itaú, mas para toda a indústria. Nosso objetivo é ajudar o consumidor a adentrar nesse mundo, dar esse estímulo e conhecimento para que as pessoas comecem a usar e tenham um grande benefício em termos de comodidade, praticidade e aumento de segurança nas suas compras”, afirma Mário Miguel, diretor de cartões.

Para isso, a campanha vai focar nos sentimentos gerados pela utilização das soluções digitais, mostrando como o ecossistema completo de soluções digitais do Itaú pode facilitar a vida de seus clientes, em diferentes momentos e ocasiões. Sempre com foco em suas necessidades — mantendo a possibilidade de uso do cartão físico para quem quiser. Entre os conteúdos previstos, também estão pílulas construídas para públicos específicos, contextualizando o uso das soluções no momento de cada transação, com o intuito de ensinar a como usar de uma maneira fluida, conectada com cada jornada.

As soluções de pagamento digitais estão disponíveis para os cartões que compõem o portfólio do Itaú Unibanco — incluindo tanto cartões de crédito e débito de marcas próprias, quanto as múltiplas parcerias com grandes operações de varejo e da indústria, como Magalu, Pão de Açúcar, Extra, Assaí, Ponto, Big, Carrefour, Ipiranga, CVC, Polishop, Latam, Azul, Vivo, Fiat, Volkswagen, Ford, Samsung e Mitsubishi.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia