Com transmissão no videocast DiaCast, a multiartista abordou a importância da quebra dos rótulos pelas mulheres na indústria da música
Com o propósito de apoiar o empreendedorismo feminino e incentivar as consumidoras que desejam vivenciar seu poder e liberdade ao beber whiskey, Jack Daniel’s, marca pertencente à multinacional Brown-Forman, realizou o primeiro encontro ‘As Donas do Bar’, uma releitura dos Clubes do Whiskey com foco no público feminino. Realizado em parceria com o DiaCast, comandado por Gabie Fernandes e Nátaly Neri, a noite contou com a participação da cantora e compositora Tulipa Ruiz, vencedora do Grammy Latino.
A relação entre a música e a Jack Daniel’s é histórica, sendo este o tema escolhido para o lançamento. Por isso, a escolha da marca pela multiartista Tulipa Ruiz não foi por acaso; a sua presença teve o objetivo de levar a perspectiva feminina sobre os rótulos existentes na música. Durante o papo sério, mas com muito humor, Gabie, Nátaly e Tulipa falaram como os rótulos limitam as mulheres, a diferença de gênero imposta pela indústria, diversidade, entre outros temas que visam ampliar as referências culturais e de poder feminino.
Segundo Mariana Visconde, Gerente da Marca Jack Daniel’s no Brasil, o propósito dos encontros é apoiar mulheres que se desconectam de rótulos impostos a continuar escrevendo suas próprias histórias. “Queremos criar uma experiência de conexão real com as mulheres, fomentando uma rede que se fortifica e potencializa. O primeiro encontro com a presença da Tulipa, traduz o que buscamos, que é realizar uma troca entre as convidadas, em um ambiente seguro. Unir mulheres no bar para trocar ideias, contar histórias e brindar com um copo de Jack na mão”, complementa Mariana.
Durante a participação, Tulipa expressou a importância de fomentar oportunidades para falar sobre o espaço da mulher no meio musical. Segundo a artista, “se você pergunta para as pessoas quais são as suas compositoras prediletas, elas demoram para responder, porque não sabem ou não conhecem as mulheres que compõem”. E acrescentou: “Infelizmente isso é estrutural. Faz parte do patriarcado que domina toda a indústria e que a gente vem lutando contra. E por isso é muito importante a gente estar aqui, nós mulheres, conversando sobre isso”.
Para Lúcia Abreu, Gerente de Comunicação Integrada da Brown-Forman no Brasil, Paraguai, Uruguai, Caribe e América Central, “Além de criar um vínculo verdadeiro com as mulheres de ambos os lados do balcão, os encontros são uma oportunidade de criarmos conteúdos relevantes para as nossas consumidoras. Mais do que uma simples propaganda, Jack Daniel’s tem como objetivo gerar uma conversa que ajude a ampliar as referências femininas de poder, contribuindo para a discussão sobre representatividade, tanto no empreendedorismo, como na música.”
A noite contou também com a presença de convidadas especiais que puderam acompanhar a gravação, que foi realizada no Miquelina Bar, pub da veterana da noite paulistana, Noemi Rosa (ex-Astronete, Alberta#3 e Ramona), que junto com as amigas Drica Cruz e Vanessa Patrícia, tocam o pub paulistano que tem a proposta de reunir pessoas em torno da música.
O episódio pode ser acompanhado no canal do DiaCast no Youtube e trechos estarão disponíveis nas redes sociais da marca (@jackdanielsbrasil). Os próximos dois encontros serão realizados em outros bares selecionados do Guia As Donas do Bar, e cada noite terá uma convidada especial/entrevistada.