Para divulgar a nova fórmula da linha Zero Sal, a maior marca da Unilever Nutrição no mundo reafirma seu pioneirismo no mercado de caldos e temperos no Brasil
Knorr, marca de temperos e caldos prontos, retorna à mídia com o lançamento da campanha “Prove antes de julgar”, para divulgar a nova fórmula da linha Knorr Zero Sal, com mais ervas e especiarias** e muito sabor. Com um mote que provoca o consumidor a se desfazer de seus julgamentos e preconceitos sobre temperos prontos, a marca se reinventa inovando na categoria com a primeira linha Zero Sal. A ideia é reforçar o compromisso de Knorr em oferecer opções mais balanceadas e práticas.
“Vivemos em meio a muitos pré-julgamentos, por isso, queremos provocar o consumidor a provar o produto antes de julgar e ver como ele combina o sabor, eficiência e praticidade, sem adição de sal”, destaca Carolina Riotto, Head de Marketing de Nutrição Brasil da Unilever. O objetivo é mostrar que a linha oferece sabor delicioso, com praticidade, e ainda a possibilidade de personalizar o toque de sal.
De acordo com uma pesquisa da Kantar, os temperos prontos são a preferência do público de 16 a 24 anos de idade. Pensando nisso, a estratégia da campanha também é entrar nessa conversa e apresentar para os consumidores – principalmente os mais jovens – os benefícios e diferenciais desses ingredientes na cozinha, como a facilidade na hora do preparo das refeições e a chance de explorar e incluir novos temperos e sabores no dia a dia.
A campanha multiplataforma, desenvolvida pela Mediabrands – MullenLowe e initiative, conta com o apoio de um squad de influenciadores, entre eles o ator Júlio Rocha. A estratégia foi pensada especialmente para o ambiente digital, focada em vídeos para Facebook, Instagram, Tik Tok e Youtube, além de ações de merchan para TV. Com oito filmes publicitários, a marca utiliza ferramentas como stop motion para ilustrar todos os alimentos que fazem parte da lista de ingredientes da nova fórmula, além de brincar com a desconfiança do consumidor de maneira irônica.
“Muitas coisas vêm à cabeça das pessoas quando se trata da categoria de caldos e temperos prontos. A linha Zero Sal, feita com mais ervas e especiarias**, chega para quebrar alguns desses conceitos. Em uma época em que se julga tudo o tempo inteiro, convidamos consumidoras e consumidores a prestar a atenção e experimentar o produto antes de tirar suas conclusões”, comenta Kiko Borger, diretor de criação da Mediabrands – MullenLowe.
Knorr passou os últimos anos revisando estratégias e focando seus esforços principalmente na agenda de inovação e desenvolvimento de novas categorias como, por exemplo, massas premium, molhos de tomate e de pimenta, alho e shoyu. O setor de Nutrição da Unilever, do qual a marca faz parte, representou 23% do faturamento total da companhia e 25% do lucro operacional básico em 2022.
Em 2023, os consumidores brasileiros aumentaram em 1,1% o volume de compra de caldos e em 11% de temperos prontos na comparação com o primeiro trimestre de 2022, também segundo a Kantar. Os dados reforçam a aposta de Knorr na linha de temperos e caldos prontos sem adição de sal. Coincidentemente no mesmo período, o Brasil tem se preparado para a nova legislação que entrará em vigor sobre a rotulagem de alimentos, a RDC 429. Isso vai promover diversas alterações nas embalagens dos produtos alimentícios, entre elas a adição de selos que alertam os consumidores sobre altos teores de sódio, gorduras saturadas e/ou açúcares. A linha Zero Sal será uma das únicas da categoria sem a necessidade do selo de “alto teor de sódio”.
“Estamos em um movimento de expansão no País, entrando em novas categorias, ocasiões de consumo e pontos de contato com shopper na compra, com inovação e novas tecnologias para o público”, declara Carolina.