Empresas como Unilever, Reckitt e Royal Canin investem em portais de conteúdo para aproximar clientes de suas marcas
Em 2022, o comércio na internet teve alta de 24% no número de compradores on-line, passando a casa de R$ 262 bilhões em vendas, segundo dados do
NielsenIQ Ebit. Essa legião de consumidores estimula marcas como Unilever, Reckitt e Royal Canin a fortalecerem sua presença digital e apostarem na fórmula conteúdo + tecnologia para se aproximarem de seus consumidores. São sites que, por meio de dicas e informações úteis, vão ao encontro dos interesses dos consumidores.
Juntas, as três empresas atraíram mais de 4 milhões de novas visitas a seus respectivos portais de conteúdo: Unilever Food Solutions (Unilever), Cada Casa Um Caso (Reckitt) e Portal Vet (Royal Canin).
Esse volume contempla os últimos 12 meses (Mar 22 – Mar 23) de tráfego, de acordo com dados levantados pela Greenpark, agência especializada em conteúdo digital de alta performance. A ideia dos projetos é oferecer conteúdo relevante que faça diferença na vida das pessoas, com uma abordagem omnichannel. Assim, as marcas podem conquistar maior engajamento junto aos consumidores, obter mais conversões e atingir objetivos comerciais, por meio de análise de dados e técnicas que melhoram o ranqueamento em sites de busca.
O Unilever Food Solutions, iniciativa voltada ao mundo dos cozinheiros e chefs. Só no último ano, o portal atraiu mais de 660 mil novos visitantes em busca de dicas sobre empreendedorismo na área de restaurantes, tendências da gastronomia e centenas de receitas. São artigos, vídeos, estudos e e-books que atraem empreendedores de todo o Brasil, que, por sua vez, têm contato com as marcas da Unilever no segmento alimentício. Só nos últimos 12 meses, mais 840 artigos foram acessados no portal por milhares de pessoas.
Focado nos cuidados com a casa e roupas, organização de ambientes e sustentabilidade, o Cada Casa Um Caso, da Reckitt – proprietárias das marcas Veja, Vanish, Bom Ar, Harpic, Finish e Lysol, entre outras –, reúne mais de 700 conteúdos com dicas e informações para quem precisa de uma mão para facilitar o dia a dia. Nos últimos 12 meses, o portal recebeu mais de 1,9 milhões de novos visitantes. O conteúdo do portal é atualizado mensalmente com dezenas de novos artigos que, conforme são publicados, vão ganhando mais destaque e visibilidade na internet, trazendo cada vez mais pessoas para perto das marcas.
Com foco no mercado veterinário para cães e gatos, o Portal Vet, da Royal Canin cresce em número de acessos: são mais de 100 mil novos visitantes mensais em busca de produtos de nutrição, dicas e guias de saúde veterinária e calculadora de prescrição – são ferramentas e conteúdos que têm o objetivo de facilitar o trabalho do médico veterinário em seu dia a dia. Em crescente aumento do setor veterinário, só nos últimos 12 meses, o portal teve mais de 1 milhão de acessos únicos. Essa força se ampara em uma tendência de mercado, de acordo com a última projeção realizada pelo Instituto Pet Brasil (IPB), que aponta para uma alta de 22% em vendas de produtos pet no Brasil em 2023.