Blog

01_MarcoLilas (1)

Nomeada Futuro Sem Câncer De Colo Do Útero, iniciativa tem como objetivo contribuir como informações que ajudem a erradicar o câncer que mais mata mulheres até os 36 anos de idade 

Neste Março Lilás, mês oficial de conscientização e prevenção do câncer de colo do útero, a campanha Futuro Sem Câncer De Colo Do Útero, idealizada pela MSD em parceria com a McCann Health Brasil, conscientizará a população sobre a importância da prevenção da doença por meio da vacinação, da realização de exames de rotina e do tratamento adequado de eventuais lesões pré-cancerígenas. A campanha conta com um amplo plano de comunicação integrada, que inclui uma websérie exclusiva com a embaixadora da campanha Fernanda Lima, um time de influenciadores digitais que abordará o tema nas redes sociais, ações em programas televisivos, cinema, streaming como Max, Netflix, PrimeVideo, aplicativos como Uber e Tinder, e plataformas online. Além de ativações especiais em shopping centers e salões de beleza de São Paulo e Rio de Janeiro. 

O câncer de colo do útero é causado em 99% das vezes pelo vírus do HPV3 e, de acordo com o INCA, que é o que mais mata mulheres até 36 anos e o 2° em mulheres até os 60 anos de idade. Dessa forma, a campanha contribui, inclusive, para os esforços da Organização Mundial da Saúde (OMS) que tem como plano a eliminação do câncer de colo do útero como um problema de saúde pública por meio da vacinação, rastreio e tratamento adequado de lesões pré-cancerígenas até 20304. 

Entre as ações, a websérie “A sua história com Fernanda Lima” compartilhará relatos reais sobre o impacto do HPV na vida das pessoas e casos reais de mulheres que enfrentaram um câncer causado pelo vírus, aproximando o público de uma realidade que pode ser evitada. “Eu acredito muito no poder da comunicação verdadeira. É uma coisa minha mesmo. Acredito que, quando a gente fala de coração, com empatia, as pessoas escutam. E essa, é uma causa urgente. Então aqui, eu estou enxergando a minha missão quase como uma conversa de amiga, sabe? Como se eu fosse conversar com alguém da família, aconselhar uma irmã… eu realmente acredito que prevenção não deve ser adiada, muito menos ser um tabu para evitar ser falado. Se eu conseguir despertar essa reflexão em pelo menos uma mulher, de que prevenir é um ato de amor-próprio, uma proteção na história de vida dela, eu me sentirei realizada. A informação, mesmo sensível tem que ser acessível, leve, mantendo o impacto. E é assim que eu quero me conectar com o público por meio dessa série”, afirma a apresentadora.   

Além disso, nem mesmo quem estiver usando Uber vai deixar de ser informado. Serão realizadas ações de geolocalização para pessoas que frequentam shows, festivais e eventos de Carnaval. Já no cinema, um espaço interativo e uma ação de sampling levarão conteúdo ao público no Shopping Eldorado (SP) e no NYC/Barra (RJ). A campanha também incluirá a parceria com o Tinder que trará uma abordagem inovadora para ampliar o alcance da mensagem entre o público jovem.  

De acordo com Fernando Cerino, diretor de Vacinas Privado da MSD Brasil, amplificar essas mensagens e alcançar mais mulheres é essencial para a erradicação do câncer de colo do útero. “No Brasil, cerca de 19 mulheres perdem a vida diariamente5 para uma doença que pode ser evitada. Sempre ouvimos que seria bom ter uma vacina contra o câncer e ela existe, e quando aliada à realização de exames preventivos e ao tratamento adequado de lesões pré-cancerígenas estaremos mais próximos de um futuro livre do câncer de colo do útero”, finaliza Fernando. 

Alessandra Gomes, diretora executiva de criação da McCann Health Brasil, destaca a importância de abordagens inovadoras para alertar as pessoas. “A comunicação precisa ir além da informação, precisa engajar e conscientizar”, afirma, acrescentando: “Por isso buscamos formatos que conversassem com diferentes audiências, conectando a mensagem de prevenção ao cotidiano das pessoas”.  

Embora a campanha Futuro Sem Câncer de Colo do Útero seja uma iniciativa que começa em março, ela terá desdobramentos ao longo de todo ano, pois trata-se de ações relacionadas à saúde da mulher. A mensagem-chave reforça a importância da prevenção: “Você pode se prevenir contra cânceres e infecções causados pelo HPV”, acompanhada da hashtag #futurosemcancerdecolodoutero. 

Website da campanha: www.podeacontecer.com.br

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia