A Marcolin, um grupo líder mundial na indústria de óculos, escolheu a tecnologia de realidade aumentada para elevar suas atividades de treinamento e experiência ao cliente. A empresa lançou um projeto de turismo imersivo dentro de suas fábricas italianas, através do qual será possível descobrir a história dos bastidores da fascinante fabricação de óculos.
O treinamento dos funcionários dependerá do potencial da tecnologia de realidade aumentada, acompanhando e desenvolvendo o programa Marcolin Manufacturing Academy: os funcionários poderão entrar no coração dos departamentos criativo e de fabricação usando um headset de realidade virtual e aprendendo processos e habilidades de aprendizagem para a criação de objetos de ponta. A versatilidade da ferramenta permite sua aplicação a partir de uma perspectiva de experiência do cliente: clientes e parceiros de todo o mundo agora podem se envolver no mundo da Marcolin sem sair de casa. A tecnologia não é baseada em uma reprodução virtual de ambientes, mas graças a ambientes abrangentes por meio de imagens de vídeo, que fornecem uma versão perfeitamente autêntica de espaços reais.
Uma vez usado, o headset de realidade virtual oferece uma experiência imersiva na sede da empresa, em Longarone, Itália, onde o usuário pode percorrer todos os espaços de produção, desde o processo criativo até a prototipagem, seguido de etapas de fabricação e terminando com a distribuição do produto. A jornada termina com uma visita virtual à uma ótica, onde é possível admirar os produtos finais. Essa experiência é ainda mais envolvente graças à possibilidade de interagir com os objetos 3D presentes em cada ambiente, olhando para eles de perto e tocando peças extraordinárias das coleções, apreciando o artesanato dos detalhes do design ou fases de produção e observando em detalhes o processo de fabricação de óculos. Cada ambiente oferece a capacidade de experimentar um objeto especial, tornando a experiência única e personalizada. Uma versão ao vivo da experiência estará disponível em breve, onde clientes e parceiros podem ser acompanhados por um representante da empresa remotamente.
Sabrina Paulon, Group HR Director at Marcolin comenta: “Na Marcolin, exploramos o potencial da transformação digital e da tecnologia para melhorar o treinamento de nossos funcionários e suas habilidades, que são a base de nosso know-how. De um propósito de treinamento inicial, era natural estender a aplicação da ferramenta também à experiência do cliente, com o objetivo de transferir conhecimento sobre nossa identidade e singularidade, do processo criativo para as fases em que o artesanato e a tradição são combinados com a inovação tecnológica e a fabricação 4.0.”