Para celebrar a reabertura das cozinhas mais famosas do mundo, marca convida o podcaster Igão para fazer um tour e esclarecer as dúvidas dos clientes sobre tudo o que está por trás do preparo dos icônicos sanduíches
No marco do Dia Internacional da Transparência, comemorado todos os anos em 28 de setembro, a Arcos Dorados, franquia que opera o McDonald’s em 20 países da América Latina e do Caribe, anuncia a volta do Programa Portas Abertas. A iniciativa, que nos últimos anos ficou disponível apenas no formato de visitas online devido às restrições causadas pela COVID-19, já levou mais de 10 milhões de pessoas para conhecer de perto as cozinhas do McDonald’s em todo o Brasil e agora está preparada para voltar a receber os clientes. É a chance ideal para quem sempre quis desvendar os segredos dos sanduíches mais famosos do mundo, desde a seleção dos melhores ingredientes até os rígidos protocolos de segurança do alimento dos restaurantes.
O tour pela cozinha não requer agendamento prévio. Durante aproximadamente 20 minutos, o Gerente do restaurante e sua equipe guiarão os visitantes por toda a experiência da cozinha, que inclui a demonstração das medidas de higiene e segurança do alimento, a origem e armazenamento dos ingredientes, a preparação dos pedidos e muitos outros processos que, embora não sejam visíveis, fazem parte do sólido compromisso da rede com a alta qualidade. Além, é claro, de interagir com os funcionários, a maioria jovens passando por suas primeiras experiências formais de emprego, que se dedicam ao preparo das refeições que chegam até as bandejas todos os dias.
De acordo com o estudo anual “Trust Barometer 2022 of Latin America”, realizado pela agência de comunicação Edelman, a qualidade da informação é a característica mais poderosa para gerar confiança em todas as instituições. A pesquisa também afirma que a tendência atual das pessoas é não acreditar em algo até que tenham evidências de sua confiabilidade. “Qualidade e transparência são valores inegociáveis para o McDonald’s e ajudam a fortalecer a confiança dos clientes com a marca. É por isso que, desde 2014, abrimos as portas das cozinhas dos restaurantes com o intuito de desmistificar alguns mitos sobre os nossos produtos, processos e protocolos de segurança e higiene”, conta David Grinberg, Vice-Presidente de Comunicação Corporativa da Arcos Dorados.
A celebração da data também ganha a internet. Em parceria com o Igão, um dos podcasters mais relevantes do país e que ingressou no mercado de trabalho em um restaurante do McDonald’s, a marca leva ao público a experiência de visitar a cozinha mais famosa do mundo e revela algumas McCuriosidades para esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre os processos e produtos mais consumidos da rede.
“Minha relação com o McDonald’s é muito antiga e nele tive minha primeira oportunidade de emprego. Quando tinha 16 anos fui funcionário da rede e em três anos passei de Atendente a Treinador do Restaurante. Aprendi muita coisa e foi uma experiência que nunca vou esquecer. Estar de volta hoje, tendo a oportunidade de fazer um tour na cozinha e mostrar para os consumidores todo o processo por trás dos sanduíches e de todos os alimentos que chegam até eles, é muito gratificante. Além disso, é um grande reconhecimento a toda minha trajetória e eu fiquei feliz demais pelo convite”, comenta Igão.
Segundo Rogério Barreira, Presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados, as pessoas estão cada vez mais exigentes com a qualidade dos alimentos que consomem, além de interessadas em entender a origem, como são produzidos e principalmente manuseados os alimentos que vão para a sua mesa. “O programa Portas Abertas é uma forma de oferecermos a elas a oportunidade de conhecer melhor os processos da marca e ver em primeira mão o trabalho que fazemos para ter ingredientes dos mais elevados padrões de qualidade e origens certificadas, cuja preparação passa por rigorosos processos até chegar à mesa do cliente de forma segura. Além disso, somos a única rede do setor de alimentação rápida a abrir nossas cozinhas ao público e proporcionar essa experiência a todos. Fazemos isso porque temos orgulho de nossos produtos, das nossas pessoas e dos processos dentro da nossa operação”, diz Barreira.
Assim, além de descobrir tudo o que acontece atrás dos balcões dos restaurantes e aprender dicas úteis para aplicar em suas próprias cozinhas, o Portas Abertas é um convite aos consumidores para que conheçam também o compromisso da rede como a maior geradora de primeiro emprego formal para jovens da América Latina e as práticas de sustentabilidade ambiental que fazem parte da estratégia ESG da companhia, a Receita do Futuro.