Idealizado pela Africa Creative, manifesto da marca traz parcerias com influenciadores do Nordeste para homenagear e inspirar consumidores a expressarem o orgulho do cuscuz, prato tradicional da cultura local
Deline, marca de margarinas líder no Norte e Nordeste, lança o movimento #MeuCuscuzÉPatrimônio, idealizado pela Africa Creative. O objetivo da campanha é enaltecer o prato típico da culinária nordestina, convidando consumidores de toda a região a demonstrarem seu orgulho por esse símbolo cultural, reconhecido como patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco desde 2020.
“O cuscuz é um dos alimentos mais tradicionais do Nordeste, sempre presente, seja no café da manhã, almoço ou jantar, assim como a margarina Deline. Mais do que um prato típico, é um símbolo de união, afeto e de identidade nordestina. Exaltá-lo como um patrimônio é extremamente importante para continuarmos a celebrar e reconhecer a cultura da região, que é o cerne e o posicionamento da marca”, explica Aline Alexandrino, gerente executiva de Marketing da Deline.
Um manifesto em homenagem ao cuscuz e inspirado na literatura de Cordel – gênero literário de origem nordestina e considerado patrimônio cultural imaterial brasileiro – foi o primeiro passo da ação. Além descrevê-lo como uma herança cultural que é transmitida de geração a geração, o manifesto reforça como essa tradição une famílias nos lares nordestinos. Também destaca como esse alimento tão popular regionalmente quanto o Frevo ou o Axé – ritmos musicais originários de Pernambuco e da Bahia, respectivamente – está vinculado a memórias afetivas da população local, assim como Deline.
A marca também criou uma corrente nas redes sociais em parceria com influenciadores e artistas do Nordeste para incentivar as pessoas a reconhecerem e celebrarem o cuscuz como um patrimônio de cada um dos nove estados da região. Caio Braz, jornalista e criador de conteúdo natural de Recife, é quem dá início à mobilização #MeuCuscuzÉPatrimônio, com uma publicação no seu perfil do Instagram em que conta sobre o movimento, aborda importância do cuscuz para seu estado de origem, Pernambuco, e como o alimento está conectado com as suas lembranças e vivências, além de convidar o público e outros creators a se engajarem.
“Deline é uma marca agregadora, que abraça a cultura do Norte e Nordeste há mais de três décadas. Para nós, da Africa Creative, é um imenso orgulho fazer parte desse movimento que enaltece a cultura brasileira”, finaliza Renato Broggin, co-COO da Africa Creative.