Comunicação para a retomada do turismo no Brasil tem adesão histórica de 32 entidades e mais de 21 mil empresas do segmento
A pandemia chegou alterando nossa rotina e obrigando o brasileiro a ficar em casa por um longo período. Depois de tantos meses em quarentena, as pessoas estão voltando a viajar, e os estados decidiram retomar aos poucos o turismo. Essa volta, no entanto, está diferente. Algumas regras precisam ser seguidas para manter a segurança e a saúde de todos. Como o Ministério do Turismo poderia comunicar isso? Esse foi o desafio da agência Propeg.
Quando se fala em uma retomada do turismo, estamos falando de um retorno em uma nova configuração de mundo: com máscaras, álcool em gel, distanciamento e atenção redobrada. Tudo isso é, de certa forma, novidade. Mas, a diversão, as paisagens que amamos, os pontos turísticos que gostaríamos de conhecer e a saudade de viajar, isso não mudou. Esse raciocínio foi a base para a Propeg chegar ao conceito Viaje com responsabilidade. Redescubra o Brasil. “Afinal, de fato, estamos vivendo em um período de redescoberta, porque o nosso jeito de viajar mudou, temos que adquirir novos hábitos, mas isso não impede o turista de viajar e redescobrir as belezas do nosso país de forma responsável”, comenta William França, Secretário de Desenvolvimento e Competitividade do Ministério do Turismo.
A campanha é composta por filmes para TV e internet, spot, OOH, DOOH, peças para redes sociais e hotsite. Em relação ao público, parte da campanha conversa com o turista, mostrando que ele pode viajar tomando todos os cuidados, seja em família ou com amigos, por todas as regiões do Brasil, motivando-o a viajar “em casa”, a redescobrir o seu próprio país.
Além disso, a ação conta com peças que estão direcionadas ao segmento turístico, mostrando como as empresas do setor podem se preparar para receber os turistas, adquirindo o selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro, respeitando os protocolos. A comunicação também destaca como essa retomada terá um impacto positivo na economia e no setor do turismo como um todo.
“É muito gratificante ver que um grande projeto como esse já está causando tanto impacto. Para se ter uma ideia, a campanha está tendo uma adesão histórica, inédita e espontânea de toda a cadeia produtiva do turismo: são 32 entidades e mais de 21 mil empresas participantes – até o momento -, o que demonstra a relevância dessa comunicação”, destaca Duda Guedes, Diretora Geral de Atendimento da Propeg. “Além de termos tido essa excelente repercussão neste mercado, a agência encontrou uma forma leve e sedutora de convidar todos brasileiros a viajarem com segurança e seguindo os protocolos, sempre relembrando o que mais sentimos falta e o que continua nos esperando: a alegria de viajar, as belezas do Brasil, a gastronomia e a diversão”, finaliza.