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Movimento alerta empresas sobre anúncios em sites com fake news

Uma das formas de combater as chamadas fake news está no impedimento da rentabilidade de seus produtores e disseminadores. Um perfil no Twitter vem alertando os anunciantes sobre os anúncios em sites que geram notícias falsas, intitulado Sleeping Giants, o movimento é global e agora chega ao Brasil. Isso acontece porque, ao comprar anúncios em plataformas de mídia programática, a marca perde parte do controle sobre onde suas peças serão veiculadas.

Nos primeiros quatro dias, a página do Sleeping Giants Brasil já conta com mais de 90 mil seguidores. Além disso, conseguiu tirar de veiculação nos sites apontados campanhas de marcas como Dell, PicPay, Banco do Brasil e Loft.

A iniciativa se espelha no movimento chamado Sleeping Giants, que nasceu nos Estados Unidos há quatro anos, com o objetivo de constranger marcas que anunciam em páginas e influenciadores considerados intolerantes ou sexistas.

Segundo reportagem do El País Brasil, o moderador do perfil Sleeping Giants Brasil é anônimo, mas recebeu autorização do criador da página estadunidense para trazer ao Brasil o modelo de combate. Celebridades como Luciano Huck e Felipe Neto já apoiaram publicamente a iniciativa.

Após a publicação da reportagem, um porta-voz do Google Brasil, uma das principais plataformas de venda de mídia programática do País, afirmou que possui “políticas contra conteúdo enganoso em nossas plataformas e trabalhamos para destacar conteúdo de fontes confiáveis”. E finalizou: “Entendemos que os anunciantes podem não desejar seus anúncios atrelados a determinados conteúdos, mesmo quando não violam nossas políticas. Nossas plataformas oferecem controles robustos que permitem o bloqueio de categorias de assuntos e sites específicos, além de gerarem relatórios em tempo real sobre onde os anúncios foram exibidos”.

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