Com clipe estrelado por Criolo, Ivete Sangalo e personalidades como Ana Maria Braga, Naiara Azevedo, Formiga, Pequena Lo, Marcelo Adnet e Ivan Baron, Africa Creative lança campanha do Pacto Contra a Fome, o movimento multissetorial e suprapartidário tem como objetivo engajar as pessoas para acabar com a fome de maneira estrutural e permanente e reduzir o desperdício de alimentos no Brasil.
O evento de lançamento aconteceu na manhã de ontem, 23, e contou com a presença de lideranças do governo, academia, empresariado, entidades não governamentais e religiosas. O movimento vai atuar de forma conjunta e estruturada por meio da inteligência e dados, articulação de indivíduos e organizações, bem como incentivos a melhores práticas que erradique a fome e reduza o desperdício de alimentos em toda a cadeia.
A música e o clipe, lançados com exclusividade no último domingo durante o Fantástico, trazem uma reflexão sobre os futuros que deixam de acontecer por conta da fome, reforçando que, com fome, não dá pra estudar, não dá pra trabalhar, não dá pra brilhar no palco, nem entrar em campo. É isso que enfatizam as personalidades de diversas áreas também em suas redes sociais, com depoimentos contundentes que fazem parte da campanha. O fato de que 33 milhões de pessoas passam fome enquanto desperdiçamos 8x o necessário para alimentar a população que não tem o que comer, também será reforçado em peças veiculadas nacionalmente em mídia impressa, digital e TV. Com produção musical de Nixon Silva (Sonido) e Direção de Cena de Nixon Freire (Sicários), o clipe tem o objetivo de engajar a sociedade e lançar a campanha do movimento, que prevê ainda ativações e ações de sustentação.
“Não podemos nos conformar que tantos brasileiros continuem passando fome em 2023, com tantos saberes e tecnologias disponíveis. É incoerente, um dos maiores produtores e exportadores agrícolas no mundo, ainda ter cidadãos passando fome e, ao mesmo tempo, desperdiçar alimentos desde o campo à mesa. De acordo com estudo realizado em parceria com a Integration Consulting, a fome e o desperdício de alimentos são problemas distintos. A fome é um problema estrutural e precisa ser endereçado como tal, a partir de políticas públicas nos três níveis da federação e de uma sociedade civil engajada. O estudo também nos mostra que tem boas iniciativas já atuando nisto e que precisam ter mais sinergias. Ao mesmo tempo, a questão do desperdício deve nos gerar um inconformismo ainda maior e pode ser uma alavanca de ação no combate à fome”, ressalta Geyze Diniz, cofundadora e presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome.
O movimento tem como visão não ter nenhuma pessoa com fome no Brasil até 2030 e, para 2040, todas as pessoas no país estarem bem alimentadas. Por estas razões caberá ao Pacto Contra a Fome dar visibilidade, promover e criar sinergias entre iniciativas existentes em relação aos temas fome e desperdício de alimentos atuando em parceria com diferentes atores da sociedade.