Leandro Hassum e Luana Xavier estrelam comunicação assinada pela Ogilvy Brasil; além de filmes e anúncios, o projeto conta com site informativo sobre o tema
Para dar continuidade ao seu projeto de conscientização sobre obesidade, a Novo Nordisk, empresa líder global de saúde dedicada a promover mudanças para vencer o diabetes, obesidade e outras doenças crônicas graves, apresenta a nova fase da campanha “Saúde Não Se Pesa”. Produzida pela agência Ogilvy Brasil, a plataforma de comunicação reúne informações para incentivar pacientes com obesidade a buscarem tratamento e novos hábitos para melhor qualidade de vida. Ao lado do ator Leandro Hassum, embaixador da campanha desde 2019, a atriz Luana Xavier estreia na campanha, que terá filmes veiculados na TV e no digital, além de ações de merchandising nos programas “É de Casa” e “Mais Você”, ambos da TV Globo.
O movimento “Saúde Não Se Pesa” foi criado em 2016, iniciativa da Novo Nordisk em parceria com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO). Com a campanha criada pela Ogilvy, a campanha ganha maior visibilidade para atingir seu objetivo principal, que é o de conscientizar a população sobre as causas e consequências da obesidade, uma doença crônica que requer atenção e tratamento adequado.
“O movimento tem como objetivo conscientizar e ressaltar a obesidade como doença crônica, que já atinge mais de 600 milhões de pessoas no mundo. A obesidade e o sobrepeso aumentam os riscos de outras doenças, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, apneia do sono e problemas no fígado”, informa Rocio Coletta, médica endocrinologista e gerente médica da Novo Nordisk. “É necessário romper com estigmas que colocam o paciente como culpado pela doença. A principal causa da doença está relacionada à genética, à história familiar, entre outros fatores. Um tratamento multidisciplinar é essencial para manter a doença sob controle e melhorar a qualidade de vida. Essas pessoas precisam manter seu tratamento a longo prazo com alimentação equilibrada, exercícios físicos, apoio psicológico e medicação quando indicada pelo seu médico“, completa a endocrinologista.
Sob o mote “O único padrão que importa é o padrão da saúde”, a comunicação reforça que o diálogo é sobre saúde e qualidade de vida, e não sobre padrões estéticos a serem perseguidos, rompendo com os estigmas que historicamente recaem sobre as pessoas com obesidade. A proposta é também trazer o assunto para o debate público com informação de qualidade.
“Esta campanha faz um alerta, mas também traz uma boa notícia: a obesidade é uma doença crônica, mas existe tratamento. E o primeiro passo é falar com um médico. A Luana Xavier vive esta experiência hoje e a história dela vai ajudar a inspirar muita gente a procurar ajuda” comenta Ricardo Sciammarella, diretor de criação da Ogilvy Brasil.
Histórias reais de outros pacientes que estão percorrendo a jornada pelo cuidado com a obesidade também fazem parte da campanha. O objetivo é mostrar por meio de exemplos os benefícios de reconhecer a doença e tratá-la com cuidado que qualquer outra doença crônica exige.
Além dos filmes e depoimentos, a plataforma “Saúde Não Se Pesa” conta com site com conteúdo informativo para orientar o público sobre a doença e seu tratamento.