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A cidade de Austin, sede do SXSW, ganha, em 2023, uma nova abordagem: as transformações para o futuro que já estamos vivendo. Para isso, as principais discussões desta edição estarão centradas nas questões ESG.  Tema relevante para toda sociedade e que irá pautar a atuação da Globo também nas ativações da companhia para a 11ª edição do festival. A empresa está mais do que pronta para compartilhar toda jornada de conhecimento, informando os brasileiros sobre o que acontece e é discutido no principal evento de cultura e inovação do mundo, com um projeto recheado de insigths no pré, durante e pós SXSW.
Abrindo as ações, a Globo realizou nesta sexta-feira, 3 de março, o Upload, evento virtual para dividir suas apostas e dicas para  SXSW 2023. Um time de talentos comandou a apresentação, destinada a quem acompanha, de perto, a evolução das indústrias de tecnologia, audiovisual, games, música e educação, entre outros. Ao longo do festival, reforçando a ideia de que o que acontece em Austin não fica em Austin, a Plataforma Gente será o HUB de compartilhamento das descobertas, com pílulas de conteúdo e artigos publicados diariamente. E para dar continuidade à jornada de aprendizado, a Globo disponibilizará, após o SXSW, o Download, documento guia para que as discussões que nascerem no festival se mantenham vivas, apoiando a evolução do mercado brasileiro.
Upload: assuntos imperdíveis do SXSW 23
Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados em Publicidade da Globo, iniciou as apresentações do Upload, destacando as transformações nos campos sociais, culturais, no meio ambiente, além da conexão entre essas pautas com os avanços tecnológicos e da ciência. “Esse ano, direcionamos nossa lente de curadoria para as práticas relacionadas aos temas ligados a ESG. E curadoria é fazer escolhas. Não tem jeito. O medo de perder algo incrível é inevitável. Portanto, ao invés de focar no FOMO, “fear of missing out”, a gente convida vocês a se juntarem com a gente no JOMO, “joy of missing out”, no prazer de deixar de lado algo para abraçar assuntos que sejam mais importantes para nós nesse momento.”  Manzar compartilhou com os convidados suas dicas de apresentações imperdíveis: a palestra de Ryan Gellert, CEO da Patagonia, referência em ESG no combate ao aquecimento global, e a palestra de Amy Webb, sobre as tendências e futuro da tecnologia.
Dando sequência ao evento, Patrícia Poeta falou sobre o mundo conectado, os avanços tecnológicos da comunicação e a liberdade quando o assunto é produção e consumo de conteúdo.  A apresentadora do ‘Encontro’ compartilhou as palestras imperdíveis sobre o tema, começando com o “O Futuro da informação” e a indicação da palestra ‘Ao vivo com Kara Swisher: Kevin Systrom está de volta para dominar o Twitter e as notícias’. Outra dica de Patrícia Poeta foi o painel IA nas redações: qual o impacto no jornalismo?’ que debate a nova relação entre produção e consumo de jornalismo, com representantes da Associeted Press, BBC, Twitter e Partnership on AI, trazendo ao centro da discussão o uso da inteligência artificial nas redações.
Fechando as suas apostas, ela sugeriu o painel ‘Moderação de conteúdo em evolução: os próximos 10 anos’, que reunirá executivos de entidades de fiscalização, executivos da Meta e o advogado e pesquisador digital brasileiro Ronaldo Lemos.
Logo após a fala de Patrícia, foi a vez da sua companheira de estúdio, Tati Machado, falar sobre ‘Entretenimento e outras formas de contar histórias’. Sua primeira indicação de palestra foi “Criando felicidade: A Arte e a Ciência de Contar Histórias nos Parques da Disney”, com Josh D’Amaro, presidente da Disney Parks Experiences And Products, que supervisiona o hub global, faz as histórias e personagens da franquia ganharem vida e lidera o lançamento de grandes projetos da Disney. Na sequência, ela compartilhou uma mesa incrível e necessária, a “Desenhando Equidade através das lentes afrofuturistas”, com quatro consultores em afrofuturismo, artistas e profissionais criativos renomados dos Estados Unidos. A última sugestão de Tati Machado foi a sessão “Apresentando Michel: o homem que conhecemos como Killer Mike”, rapper e produtor musical do grupo Run The Jewels, vencedor do Grammy, apresentador de séries e ativista em diversos temas sociais, que vai falar sobre suas causas e carreira.
Karine Alves, apresentadora e repórter da TV Globo e do sportv, compartilhou o que considera três painéis imperdíveis para  “Inovação nos Esportes”, que neste ano terá uma abordagem especial no SXSW, a partir dos avanços tecnológicos até às experiências de fãs e mídia – que prometem remodelar a indústria global. Como primeira indicação, ela trouxe a mesa com Allyson Felix, atleta olímplica de atletismo e fundadora da marca Women’s Sports Foundation, Gloria Riviera, apresentadora do podcast ‘No One Is Coming To Save Us’ e Kim Waldmann, diretora executiva de Informações Digitais da Athleta, marca especializada em roupas de esporte femininas, que discurtirão sobre a Nova era do protagonismo das mulheres nos esportes. A segunda sugestão foi o painel “Reativando o engajamento dos fãs em eventos ao vivo”, com participação e condução de grandes nomes da WWE, empresa global que promove a luta livre profissional. E por último, mas não menos importante, Karine indicou o painel “A Saúde Mental das Mulheres e a Olimpíadas”, com a nadadora Lydia Jacoby e duas treinadoras de alto desempenho.
Para Simone Kliass, co-fundadora e vice-presidente da XRBR – Associação Brasileira de Realidade Estendida, essa edição do SXSW está incrível e mais uma vez abre um portal para um mundo ainda pouco explorado ou compreendido por nós. Simone ficou com a responsabilidade de analisar o tema “XR e Metaverso”. E, como primeira dica, trouxe a palestra ‘Estou namorando uma inteligência Artificial: Como o Metaverso muda a Sociedade’, conduzida por Ian Beacraft, futurista chefe da Signal and Cipher e veterano de SXSW. Outra aposta foi o painel ‘Construindo uma Economia Sustentável no Metaverso’, com criadores pioneiros de experiências imersivas que vão falar sobre a responsabilidade de contruir uma base sustentável para o Metaveso. Na sequência, Simone trouxe a sua última dica, que foi inusitada: uma experiência. A experiência multisensorial “Symbiosis”, que tem duração de 45 minutos e narra um futuro distópico para daqui 200 anos. A obra é inspirada nas ideias da famosa professora Donna Haraway, que foca em estudos sobre cibercultura e feminismo.
Maria Beltrão, apresentadora do ‘É de casa’, anotou todas as dicas da Simone e emendou as suas indiações relacionadas à tecnologia e evolução do ser humano. Sua primeira sugestão foi o painel ‘Tendências tech e comportamentos emergentes: um bate-papo sobre Inteligência Artifical’, comandado por Laurie Segall, fundadora da Dot Dot Dot, empresa de mídia focada em explorar a relação entre humanidade e dispositivos tecnológicos. Ela vai conversar com Greg Brockman, presidente e cofundador da Open IA, empresa criadora do Chat GPT e outros modelos de Inteligência artifical. Não à toa, Brockman é uma das participações mais esperadas dessa edição do SXSW. Seguindo mas indicações, Beltrão indicou o painel ‘Identidade Digital é um Direito Humano’, da track 2050, com Sandy Carter, presidente sênior da Unstoppable Domains, entidade que tem como missão criar uma identidade digital única para cada pessoa do planeta, e que vai falar de identidade e suas complicações no mundo do metaverso, web3 e web5, com reflexões sobre a garantia das identidades digitais.  Fechando essa percurso pela tecnologia e comportamento, a última indicação de Maria Beltrão foi a palestra ‘Como os adolescentes realmente se sentem em relação às mídias sociais’, com Frances Haugen, ex-funcionária do Facebook que denunciou problemas éticos que o algoritmo desse rede social gerava. Ela conversa com especialistas em psicologia e algoritimos, que discutem sobre a saúde mental e o desenvolvimento cognitivo.
Thiago Oliveira, também do ‘É de Casa’, deu início a sua apresentação com o tema ‘Relacionamento e vida saudável’. Entre as apostas, Thiago falou sobre a importância da saúde e destacou os avanços tecnológicos e científicos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida de todos. Suas indicações foram para três sessões sobre o tema, sendo a primeira a palestra de Anne Wojcicki, CEO e co-fundadora da 23andMe, empresa de mapeamento genético pioneira em testes de DNA direto ao cidadão comum. Na palestra, Anne vai abordar como a informação genética pode revolucionar a ciência e o autocuidado nos próximos anos. A segunda indicação foi o painel ‘Prepare-se para uma vida de 100 anos’, na track 2050, que vai abordar a longevidade dessa nova geração com novas expectativas de vida e trabalho, destacando a participação de Chip Conely, fundador da Modern Elder, a primeira “escola de sabedoria da meia-idade”. Como última indicação, Thiago destacou o painel ‘A outra Inteligência artifical: a ascensão da intimidade artifical e o que isso significa para nós’, com a psicoterapeura, podcaster, especialista em relacionamentos, e autora best-seller do New York Times, Esther Perel, que irá trazer uma abordagem muito interesante sobre como as tecnologias preditivas estão impactando a psique humana.
Já Talitha Morete iniciou sua apresentação com o tema “Revolução no mercado de trabalho”. A apresentadora do ‘É de Casa’ apresentou três grandes apostas sobre esse comportamento. Sua primeira dica foi a palestra do Kevin Kelly, fundador e ex-editor da revista Wired e escritor best-seller, que defende que ninguém vai perder seu emprego atual por causa da IA, no painel “O Estagiário e Parceiro Universal: Como a Inteligência Artificial Generativa está Mudando a Forma como Trabalhamos”. Na sequência, Talita indicou a palestra “Por que não podermos ter coisas legais”, da Heather McGhee, professora convidada da universidade de Estudos Urbanos na City University of New York e pesquisadora sobre desigualdade econômica. Nessa sessão, a professora vai abordar como vencer a polarização em diversas pautas, inclusive sobre direitos humanos e racismo, assunto fundamental para os dias de hoje. Por último, Talitha indicou a sessão interativa “Se dando bem: Como Trabalhar com pessoas difíceis”, com Amy Gallo compartilhando ideias e conselhos profissionais para se ter mais inteligência emocional e lidar com as relações difíceis no trabalho.
Completando a participação do time do ‘É de Casa’, Rita Batista apresentou apostas com temas importantíssimos. Sobre “Liderança, Impacto Global e Inovação Social”, seu ponto de partida foi o Keynote do chef e filantropo espanhol José Andrés: As Histórias que Contamos Podem Mudar o Mundo. O fundador da World Central Kitchen abordará nessa palestra a responsabilidade de alimentar e defender pessoas em situação de vulnerabilidade em períodos de crise. Outros dois Keynotes imperdíveis para Rita serão: o de Priyanka Chopra Jones, atriz e produtora indiana que atua há anos em causas sociais, e o conduzido por Eva Longoria, também atriz premiada, diretora, filantropa e ativista na indústria do audiovisual. Rita ainda sugeriu painéis importantíssimos: “A Maior Limpeza”, apresentado por Boyan Slat, CEO da The Ocean Cleanup, em que Slat falará de como sua empresa está desenvolvendo tecnologias para conter o fluxo fluvial e limpar o que já se acumulou no oceano; o ‘É hora de falarmos sobre comida: a busca para alimentar um mundo faminto’, que levará a reflexão sobre quem é afetado, de fato, pela fome e o porquê, uma conversa conduzida pela diretora da Feeding America, Ami McRaynolds; e a mesa ‘Como Construir a Bendita Coisa’ , bate-papo entre Kathryn Finney, sócia e gestora do fundo de risco Genius Guild, e Tessa Flippin, líder do fundo Capitalize VC. Finalizando suas dicas, Rita Batista indicou a mesa de Edu Lyra, “Inovação Habitacional para a Base da Pirâmide”, que irá compartilhar, junto a executivos brasileiros, histórias de sucesso sobre inclusão social e impacto em diversos temas como educação.
Uma participação especial da cantora e apresentadora Larissa Luz encerrou o Upload, com apresentação de suas apostas para o mercado fonográfico dentro do tema “O futuro da Música”. Sua primeira indicação foi a palestra ‘Encontre-me no Metaverso da Música: Novas experiências para fãs’, que irá abordar a nova demanda por experiências mais imersivas e interativas em produções e eventos musicais, com a participação de Andrew Klein, diretor da Goldenvoice e Sam Schoonover, diretor do Coachella. A segunda dica foi para o “36 Câmeras RZA”, uma super conversa com o produtor musical Robert Diggs, ou RZA, um dos mais relevantes e influentes do hip-hop. Fechando com chave de ouro, a última indicação de Larissa é, para ela, uma parada obrigatória: o keynote da New Order, em que membros das primeiras formações falam sobre seu legado e sobre o novo festival de música que vão lançar em Manchester, no Reino Unido, ainda este ano, o “Beyond the Music.

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