Dados apresentam liderança em audiência digital e na venda de assinaturas em 20 estados brasileiros
O Jornal O Globo terminou o ano de 2020 e segue em 2021 sendo o jornal mais lido do país, segundo dados públicos de aferição do mercado de mídia brasileiro. A liderança reflete o processo de transformação digital do jornal, que ganhou velocidade a partir de 2017 e continua oferecendo novidades aos leitores.
O veículo registrou média de 28,8 milhões de visitantes únicos por mês no último ano, liderando a audiência digital do segmento dos grandes jornais, de acordo com a Comscore, referência mundial na análise do tráfego em conteúdos na internet. Na sequência estão Folha de S.Paulo, com 24,2 milhões, e O Estado de S.Paulo, com 15,2 milhões.
Destaque também para o que mostra a pesquisa da Clickstream TGI: uma a cada cinco pessoas leem O Globo, em sua edição digital ou impressa. Já dentre aqueles que têm o hábito de se informar por jornais, um a cada três consomem o veículo. Deste modo, o jornal alcança 35,4% desses leitores, à frente dos seus concorrentes, em um universo de 89,4 milhões de indivíduos.
As assinaturas digitais e impressas também levaram O Globo à liderança em 2020 em 20 das 27 unidades da federação, incluindo, além do Rio de Janeiro, todos os estados das regiões Norte e Nordeste, Distrito Federal e Goiás, como mostram dados do Instituto Verificador de Comunicação (IVC), que há 60 anos certifica as vendas dos principais veículos no país.
Sobre o avanço das assinaturas digitais do Globo ao longo do ano passado, medido pelo IVC, o Globo cresceu 31%, enquanto a Folha teve 20% e o Estadão 13%.
“O crescimento consistente do Globo é resultado contínuo do processo de transformação digital, que aprofundou o conhecimento sobre o nosso leitor, buscou novos públicos e ofereceu a eles novos produtos e mais oferta de análise e opinião”, explica Alan Gripp, diretor de Redação do jornal O Globo.
Além disso, em 2020, o Globo atingiu seu recorde histórico de audiência em abril, quando 82 milhões de usuários acessaram o site do jornal para consumir conteúdos que ajudaram os leitores a enfrentar a pandemia da Covid-19, segundo o Google Analytics.