A iniciativa Calendário pela Vida faz parte da campanha Bora Falar de Câncer, que propõe atenção ao câncer de mama e outros tumores desafiadores o ano todo
Uma ação idealizada para a farmacêutica Pfizer pela agência Ogilvy Brasil alerta sobre a importância da conscientização sobre os tumores mais desafiadores da atualidade durante o ano todo, indo além das efemérides já estabelecidas.
Parte da campanha Bora Falar de Câncer, a iniciativa Calendário Pela Vida ilumina de rosa o monumento ao Cristo Redentor, um dos principais cartões postais do Brasil, neste 08 de maio, meses antes de outubro, período mais tradicionalmente associado ao diálogo sobre o câncer de mama.
Diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos da Pfizer Brasil, Cristiane Santos Blanch reconhece a importância das campanhas de conscientização concentradas em meses específicos, como o Outubro Rosa, que abriram os primeiros caminhos para a conversa sobre o tema. Mas diz que é preciso expandir essa conversa. “Essa deve ser uma pauta contínua, que convoque as pessoas a pensarem, todos os dias, naquilo que pode ser feito para melhorar esse cenário: seja colocar os exames em dia, eliminar fatores de risco, acolher uma paciente ou espalhar informações confiáveis, que nos fortalecem como sociedade”, afirma.
Reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Padre Omar também destaca a importância da ação. “O Cristo Redentor, iluminado de rosa, gera consciência, pela saúde e pelo afeto, unindo nossa sociedade”, destaca.
A criação do projeto Calendário pela Vida propõe a conscientização sobre o câncer de diferentes formas. Além da ativação no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, uma série de postagens com conteúdos educativos e histórias reais sobre o enfrentamento da doença fazem parte da iniciativa. O projeto também conta com um podcast em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, com cinco episódios. O primeiro desses episódios irá abordar justamente o câncer de mama, enquanto o segundo vai discutir o câncer de pulmão, enfocando os diferentes estágios pelos quais passam muitos dos pacientes: negação, revolta, barganha, depressão e aceitação.
“É muito gratificante para Ogilvy, que trabalha com comunicação, e para a Pfizer ver como as campanhas de awareness sobre o câncer relacionadas a cores e aos meses caíram na cultura popular. Mas, quem tem a doença, precisa viver com ela todos os dias, daí vem a importância de falar constantemente sobre o tema. E iniciar tudo isso trazendo o Cristo Redentor iluminado de rosa, destacando uma doença tão importante quanto o câncer de mama, é um alerta muito necessário. Com essa ação vamos poder lembrar e estimular essa conversa todos os meses, então #BoraFalarDeCancer”, ressalta Paulo Salles, Diretor de Criação da Ogilvy Brasil.