Ação será veiculada em canais digitais, redes sociais da corretora, rádios e no Spotify. Objetivo é conscientizar o brasileiro sobre melhores formas de investir seu dinheiro e buscar opções mais vantajosas em termos de rentabilidade
Neste sábado, 31 é celebrado o Dia Mundial da Poupança. E para marcar a data a Rico Investimentos, empresa XP Inc., lança a campanha “Obrigado por tudo, poupança. Mas precisamos seguir em frente”. Com veiculações programadas a partir dessa sexta em canais digitais, rádios, Spotify, bem como nas redes sociais da Rico e no Waze, a ação tem como objetivo conscientizar e alertar os brasileiros que a aplicação deixou de ser atrativa e que é necessário dar um passo adiante na busca por novas formas de investir melhor seu dinheiro.
Ao contrário do que muitos pensam, a poupança não é um ativo atrelado apenas a população com menor poder aquisitivo. Segundo dados de agosto do Fundo Garantidor de Créditos (FGC)*, um terço da poupança está em aplicações entre R$ 5 mil e R$ 50 mil. Além disso, há mais de 20 mil contas com mais de R$ 1 milhão alocado e pelo menos 106 contas que detém mais de R$ 20 milhões na caderneta. Ou seja, abrange diferentes perfis de brasileiros, o que demanda o desenvolvimento de uma campanha que contemple diferentes formas de se comunicar. “Por isso, adotamos uma estratégia de mensagens segmentadas no digital, trabalhando com argumentos trazidos por estudos que fizemos recentemente na Rico, sobre o comportamento da pessoa consumidora que ainda está na poupança. A partir daí concluímos que conseguiríamos gerar impactos executando ações em diferentes plataformas, cada qual com seu público, para assim, alcançarmos resultados mais assertivos”, explica Pethra Ferraz, head de marketing da XP Inc.
A campanha traz também uma carta aberta de agradecimento pelos serviços prestados pela poupança desde quando surgiu até hoje, ao longo de 160 anos. Em tom bem-humorado, o conteúdo sugere a aposentadoria da aplicação e orienta a pessoa consumidora que há alternativas melhores e mais rentáveis para quem quer investir e busca por resultados mais satisfatórios. A figura de um porquinho quebrado – tradicional símbolo historicamente vinculado à poupança, vai compor o material da campanha, desenvolvida 100% dentro de casa.
O alerta visa conscientizar as pessoas brasileiras que buscam investir seu dinheiro que nesse momento, dado o atual cenário econômico, motivado principalmente por uma taxa de juros mais baixa, aplicar na poupança representa perda de grana, já que a modalidade rende menos até que a inflação, enquanto há outras alternativas tão simples e seguras de se investir, com aporte mínimo baixo, melhores possibilidade de ganho e pouco risco.
Apesar disso, de acordo com dados do Banco Central, a caderneta de poupança atingiu na última quarta-feira a marca histórica de R$ 1 trilhão, confirmando, mais uma vez, que continua sendo uma das formas preferidas de se investir no Brasil. Parte do aumento recente da poupança está relacionado ao auxílio emergencial, que representou um aumento expressivo de renda para a parcela mais pobre da população. “O brasileiro e a brasileira, aos poucos, irá perceber que o resultado da poupança já não é mais o mesmo e que seu dinheiro não rende se fica aplicado lá. Tanto que a migração de investidores brasileiros para ativos de maior risco tem crescido de forma exponencial, como a Bolsa, Tesouro Direto e fundos multimercados, por exemplo. Nossa campanha visa provocar e educar as pessoas para que façam melhores escolhas ao aplicar seu dinheiro”, completa Betina Roxo, estrategista-chefe da Rico Investimentos.
Confira a campanha: