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Seda empodera cabelos crespos inspirando-se na Princesa Tiana em parceria com Disney

Marca lança movimento que fomenta a conexão de crianças negras com suas ancestralidades, através de seus cabelos

Em vídeo de campanha, a Princesa Tiana, protagonista do filme A Princesa e o Sapo, solta o cabelo – animação exclusiva foi produzida por Walt Disney Animation Studios

Seda, marca de cuidado para cabelo do grupo Unilever, lança no dia 2 de outubro sua nova campanha para a linha de produtos ‘Juntinhos’, uma linha completa composta por shampoo, condicionador e creme para pentear indicada para crianças entre 3 e 12 anos, pensada a partir da diversidade dos cabelos infantis. Com o objetivo de celebrar os cabelos crespos e cacheados por meio da ancestralidade, promovendo autoestima e representação positiva para crianças e a população negra, a marca se uniu à The Walt Disney Company Brasil, PretaHub, Plano de Menina e ONG Na Ponta dos Pés, para o lançamento do projeto através do movimento “Uma Princesa Puxa Outra”.

A campanha, lançada nesse mês de outubro e com produtos já disponíveis nos pontos de venda, visa dar destaque a uma narrativa importante já presente na cultura e comunidade preta, estimulando um movimento de cuidado e empoderamento do cabelo crespo em seus mais variados formatos e texturas, através de momentos inéditos, como a animação da Princesa Tiana, do filme “A Princesa e o Sapo”, soltando seus cabelos oficialmente e a presença de Lázaro Ramos ao lado de sua filha, Maria Antônia, pela primeira vez, em uma campanha.   ação visa dar destaque a uma narrativa importante já presente na cultura e comunidade preta, estimulando um movimento de cuidado e empoderamento do cabelo crespo em seus mais variados formatos e texturas.

Esta é a primeira vez que o Walt Disney Animation Studios cria uma animação personalizada exclusiva de A Princesa e o Sapo para um projeto como este. É também a primeira vez que vemos a princesa Tiana soltando os cabelos em uma cena. A ação se passa após a Princesa ver uma foto de sua família com os cabelos soltos. A animação foi desenvolvida por alguns dos mesmos animadores responsáveis ​​pela criação do filme de 2009.

“Seda é a marca mais escolhida pelos brasileiros, então temos o compromisso de construir projetos com propósito e diversidade que representem as pessoas do nosso país. Trabalhamos diretamente com beleza e autoestima, e é nosso papel garantir representatividade nas nossas campanhas para que elas possam servir de referência inspiração para as meninas desde muito cedo. Pensando nessas crianças, com cabelos raramente representados na publicidade, queremos construir um legado, que começa com a provocação de soltar os cabelos da princesa Tiana, mas que pode ir muito além. Queremos propor transformações significativas na indústria de beleza, trazendo novas referências e inspiração para crianças negras daqui para frente.” comenta Thaís Hagge, líder de beleza & bem-estar da Unilever Brasil.

Para ilustrar e dar peso no movimento, Seda convidou Lázaro Ramos – ator, escritor, apresentador, diretor, e grande nome na luta e movimento antirracismo, além de ser uma das figuras negras mais importantes do país – para reforçar a importante mensagem sobre a ancestralidade que o cabelo das pessoas negras carrega. Ao lado de sua filha, pela primeira vez para uma ação publicitária, Lázaro e Maria Antônia se conectaram com a campanha de imediato, e compartilharam um momento de troca, carinho e ensinamento, que vivem em casa desde sempre.

“Falar sobre cultura preta, e os principais pilares que habitam nela, como a conexão com a ancestralidade, representatividade positiva, o cuidado com o cabelo e o orgulho por sua textura, é algo que faz parte da rotina da minha família dentro de casa. Poder contribuir com Seda para estimular e ampliar a autoestima de pessoas negras, para que através dessa campanha elas se reconheçam, se celebrem e se orgulhem de seus cabelos, é um convite que eu jamais poderia negar, principalmente por poder mostrar tudo isso ao lado daqueles que me inspiram diariamente, meus filhos!” – conta Lázaro Ramos sobre sua participação ao lado dos filhos na campanha. 

Para marcar o lançamento do movimento estimulado por Seda, a marca lançou em um evento para convidados, seu filme de campanha criado pela SOKO que é protagonizado por Tuany Nascimento, fundadora do projeto Na Ponta dos Pés. Inspirada pela cena da Tiana soltando os cabelos pela primeira vez, Tuany decide soltar seus cabelos e a ação gera um efeito dominó em uma rede de meninas que são estimuladas a se orgulhar de seus crespos e cacheados através da identificação e do exemplo. De um jeito lúdico, leve e inspirador, a marca escolheu a narrativa para ilustrar a mensagem mais importante da campanha, “Uma Princesa Puxa Outra”.

A marca também realizou no evento, uma roda de conversa entre Adriana Barbosa (PretaHub), Tuany Nascimento (Projeto na Pontas dos Pés), Viviane Duarte (Plano de Menina) e Lázaro Ramos que debateram sobre todos os temas em torno da campanha. Além disso, a marca segue com ativações nas redes sociais, que visam empoderar pessoas negras a viverem a liberdade de seus cabelos, contribuindo, neste sentido, para o repovoamento do imaginário da sociedade e impactando positivamente ainda mais pessoas. 

Para além das ações de lançamento, Seda também entende que há a necessidade de provocar uma mudança no mercado de produtos e brinquedos infantis para que as crianças possam receber esse estímulo positivo e inspirador desde cedo. Pensando nisso, a marca promoveu uma roda de conversa ao lado de bonequeiras e representantes de duas organizações importantes para a comunidade negra, a PretaHub e o Plano de Menina, para debater sobre a representação positiva nos brinquedos disponíveis hoje em dia, reforçando a importância na construção do imaginário de beleza que acompanha essas meninas ao longa das suas vidas. 

O encontro teve como objetivo prototipar uma boneca com cabelos crespos, próximos aos reais, que fará parte do movimento da marca. O protótipo será divulgado ao público em um segundo momento, e visa gerar um impacto no mercado de brinquedos infantis, trazendo novas referências para a próxima geração de crianças negras. 

Para acompanhar a campanha e todos os movimentos em torno dela, basta acompanhar a #UmaPrincesaPuxaOutra nas redes sociais, além dos perfis oficiais de Seda no instagram e Tiktok

A história corajosa e obstinada de Tiana está no longa de animação “A Princesa e o Sapo”, disponível no Disney+. Além disso, Tiana será a primeira Princesa Disney a ter sua própria série, o conteúdo está em produção e será lançado no Disney+.

#UmaPrincesaPuxaOutra
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