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Segunda edição de Oreo Faz de Contos transforma clássicos infantis em histórias inclusivas

Projeto “Faz de Contos”, premiado pelo Effie Awards Brasil 2021, ganha versão 2.0 com novos contos narrados por Lázaro Ramos e Gloria Groove, que estarão disponíveis no Globoplay e nas plataformas digitais da marca Oreo

Com o objetivo de levantar temas como igualdade, diversidade e respeito de forma brincante, Oreo, marca de biscoitos da Mondelēz Brasil, lança o segundo ano da campanha Oreo Faz de Contos. Narrados pelo artista Lázaro Ramos e a cantora e dubladora Gloria Groove, os contos Cachinhos Dourados, Três Porquinhos e Chapeuzinho Vermelho ganham novas versões cheias de representatividade. A ação dá continuidade ao conceito “Continue Brincante” e tem o objetivo de gerar conexão entre a nova geração de pais e filhos e apresentar um novo tipo de brincadeira: o de recontar histórias.

“As fábulas existem há muitos anos com a ideia de ensinar conceitos morais para crianças de forma lúdica e divertida, por meio de metáforas e figuras fantásticas que estimulam a imaginação. Apostamos nesta campanha com a ideia de atualizar estes conceitos, transmitindo para os jovens valores atuais e importantes como igualdade, diversidade e respeito. Como marca, acreditamos que a relação brincante entre pais e filhos também pode levantar temas como esses” afirma Fabiola Menezes, diretora de marketing de biscoitos da Mondelēz Brasil.

O primeiro vídeo, “Cachinhos Dourados”, estará disponível nesta sexta-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra, com exclusividade no Globoplay, liberado também para não assinantes. Na história, a personagem principal descobre o poder de seus cachos e a doce liberdade que é amar a si mesmo de forma incondicional. Os demais contos ficarão disponíveis nos dias 10/12 (Três Porquinhos) e 17/12 (Chapeuzinho Vermelho). Próximo ao Natal, todos os três contos também estarão disponíveis em todas as plataformas digitais da marca Oreo, como Instagram, Facebook e no canal do Youtube .

“Há muitos anos eu estou presente na produção de conteúdos com melhor representação, pois acredito em um mundo melhor para mim e meus filhos. Oreo Faz de Contos é um destes projetos significativos justamente por passar mensagens tão importantes de união, inclusão e principalmente amor para as crianças de forma leve e divertida. Nos mostra que não só é possível incluir estes temas nas conversas entre pais e filhos, como extremamente necessário”, elabora Lázaro Ramos, que já participa da campanha desde o início, em 2020.

A produção dos contos ficou a cargo da Media. Monks e Eleven Dragons, contando com roteiristas e ilustradores diversos, com lugar de fala dentro das causas abordadas em cada história. Em Cachinhos Dourados, o ilustrador alagoano Jean Lins, conhecido por produzir quadrinhos com temática racial para o público infantil, juntou-se com a roteirista Amanda “Mandy” Barros, ilustradora, professora de desenho e quadrinista Paraense. A ilustradora responsável por Chapeuzinho Vermelho, Ju Loyola, reconhecida como uma das primeiras quadrinistas surdas do país e internacionalmente celebrada pela produção de quadrinhos silenciosos (sem balões de fala), trabalha com Eduardo Andrigo, autor e roteirista deficiente visual. Por fim, em Três Porquinhos, Rafaela Harger – designer e ilustradora que trabalha com artes infantis – colabora com a roteirista Luiza Lemos, historiadora, professora de artes, quadrinista e cartunista que conta com obras cheias de representação da comunidade LGBTQIA+ e sua visão de mundo como uma artista trans.

“Fiquei muito honrada com o convite. Contar histórias é algo que faz parte da minha raiz como cantor, dublador, compositor… Me senti extremamente em casa. A profundidade que Luiza Lemos trouxe para a história dos Três Porquinhos foi pontual e acolhedora. Que possamos ressignificar cada vez mais histórias e moldes do passado através da arte. Todo meu amor ao parceiro Lázaro Ramos, de quem sou muito fã; e minha gratidão ao time Oreo pelo carinho”, conta Gloria Groove, narradora do conto Três Porquinhos.

Campanha

Para amplificar ainda mais o projeto, a Leo Burnett Tailor Made preparou uma campanha que contará com a participação de influenciadores para ativar cada um dos contos e convidar o público a assistir no Globoplay. Participarão da campanha os influenciadores: Thales Bretas, Babu Santana, Naiumi Goldini, Patricia Dejesus, Drika Marinho, Spartakus, Jessica Córes e Nathalia Santos.

“É muito gratificante para a agência dar continuidade a um projeto tão sério e verdadeiro que Oreo vem desenvolvendo no campo da diversidade. Para esta segunda edição, abrimos ainda mais o leque dos assuntos que estamos tratando nos contos, então teremos as clássicas histórias levantando questões raciais e de gênero, por exemplo, que foram construídas através de perspectivas de pessoas com essas vivências, o que torna o projeto ainda mais consistente”, explica Fabio Brito, VP de Negócios da Leo Burnett TM.

Oreo Faz de Contos 2020

No Dia dos Pais do ano passado, Oreo lançou a primeira edição da campanha com o artista Lázaro Ramos, o Chef Henrique Fogaça e o estilista Alexandre Herchcovitch para celebrar a data. A ação recebeu a medalha de bronze no Effie Awards Brasil 2021, na categoria Diversidade e Inclusão. Na época, recontaram as histórias Rapunzel, João e o Pé de Feijão e O Patinho Feio, nas quais Rapunzel é uma menina preta com belos cabelos crespos, João é destemido em sua cadeira de rodas e o Patinho Feio vive feliz em casa com dois pais e não entende o que poderia haver de feio em ser diferente. Rapunzel e O Patinho Feio também poderão ser encontrados de graça no Globoplay a partir dos dias 26 de novembro e 03 de dezembro, respectivamente, além do YouTube de Oreo.

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