Blog

Smart-OOH as principais tendências em mídia exterior para 2025

Pensamento hiperlocal, uso de dados, criação de novos espaços urbanos: conheça essas e outras estratégias criativas trazidas pelo Panorama Out Of Home, guia assinado pela BE180 

Com aumento de 40,7% em share de investimento entre marcas no Brasil, o OOH é a mídia que mais cresce no país 

Segundo canal de mídia com maior penetração no país (89%) e com um crescimento de 40% entre as marcas em 2024, a mídia out of home (OOH e DOOH) ou mídia exterior ganha cada vez mais protagonismo nas estratégias de marketingliderando o crescimento entre os canais de mídia no Brasil. 

Para revelar as 9 principais estratégias, tecnologias e tendências que deverão ser aplicadas pelas marcas em 2025 e apoiar agências e anunciantes em suas iniciativas, a BE180, mediatech que conecta marcas e pessoas por meio de projetos de comunicação urbana, lança um estudo inédito, o “Panorama Out Of Home”. 

“Como líderes e especialistas em mídia urbana, acompanhamos de perto os futuros possíveis deste segmento, a demanda e a disrupção que as tecnologias vêm proporcionando. Essa é uma das mídias mais antigas da publicidade e foi a que mais cresceu este ano. O OOH se multiplicou em muitos formatos e conquistou espaço nas ruas”, afirma Marcos Berger, um dos pioneiros da mídia exterior no Brasil e CEO da BE180. 

Um dos dados que o estudo aponta é que, dentre os tipos de mídia, o mobiliário urbano continua dominante, representando quase metade do investimento, seguido por edifícios, aeroportos, estações de metrô e trem, e terminais rodoviários. Outro dado é que as praças mais populares concentraram-se em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba — a primeira recebendo um investimento maior do que as outras quatro praças juntas. 

As 9 estratégias que são tendência para 2025 

Para chegar às 9 estratégias criativas mais eficazes capazes de capturar atenção, gerar consideração e resultados de negócio, a BE180 seguiu uma abordagem interdisciplinar da Tecno-Antropologia, metodologia que investiga as interações dinâmicas entre tecnologia, sociedade e cultura. A agência examinou dezenas de dados, relatórios de tendências em OOH, Mídia e Publicidade e artigos de veículos especializados. Além disso, também foram consideradas as opiniões de especialistas da área e analisadas mais de 150 campanhas, incluindo todos os vencedores na categoria OOH de Cannes Awards de 2024. 

A pesquisa aponta que, na economia da atenção, o formato e a execução ganham tanto peso quanto a estratégia. Foi nesse contexto que o mercado e o OOH avançaram: trabalhando combase em dados, respeitando o contexto e adaptando anúncios em tempo real. 

“Atualmente, o engajamento depende de duas coisas cada vez mais raras: tempo e atenção. Então, a estratégia para o OOH precisa ter como premissa o potencial de atrair a atenção das pessoas”, completa Berger. 

Considerando esse contexto, o estudo aponta as 9 principais estratégias criativas para o OOH em 2025:

  1. Coragem em palavras: traga um ponto de vista forte
  2. Design sedutor: mostre menos, apareça mais
  3. Esconderijo: crie novos espaços
  4. Bug: brinque com o estranhamento
  5. Ao vivo: reaja em tempo real
  6. Plataforma social: amplie mais vozes
  7. Serviço: ofereça serviços alinhados à marca
  8. Hiperlocal: pense local
  9. Smart-OOH: use dados a favor da marca e da audiência

Um exemplo de “ao vivo” foi a campanha desenvolvida pela agência Grey com planejamento e execução de mídia da Be180 para a Cerveja Corona, que comprou os direitos da foto icônica de Gabriel Medina na Olimpíada de 2024 e, em reação rápida, lançou uma campanha com ativos icônicos de OOH no Rio de Janeiro.
Tecnologias que vão redefinir o papel do OOH na jornada do consumidor em 2025 

Segundo Fabrício Guimarães, COO da BE180, os futuros possíveis do OOH giram em torno de antecipar as demandas e interesses da audiência – agora também com algoritmos e dados em tempo real. “A personalização na publicidade deixou de ser um diferencial e tornou-se uma expectativa, com um público acostumado a mensagens mais relevantes e contextuais. O OOH de 2025 seguirá impulsionado pelo motor da tecnologia, e a pesquisa revela as oportunidades que já estão nas ruas por todo o Brasil”, explica. 

O “Panorama Out Of Home” aponta que, em 2025, a mídia continuará abrindo caminhos para sofisticar a estratégia com dados, tecnologia e uma visão de jornada do consumidor mais completa – on e offline. 

Os próximos anos prometem um OOH mais inteligente e interativo, usando IA para personalizar campanhas e mídia programática para automação. Enquanto a realidade aumentada e o 5G trarão mais imersão, dados geolocalizados e integração com dispositivos móveis tornarão as campanhas mais precisas. Já os displays holográficos criarão imagens tridimensionais que parecem flutuar quando vistas de um certo ângulo, criando uma experiência visual impactante. É possível até segmentar as mensagens de acordo com as condições climáticas e geográficas de forma precisa, exibindo mensagens relevantes para pessoas em determinadas áreas. A 1st-Party ou Zero-Party data promete adaptar os anúncios a horários ou locais com maior concentração do público-alvo, aumentando a eficácia da mensagem. 

Fernanda Estrella, Diretora de Estratégia e Projetos Especiais da Be180, afirma que é possível acompanhar a jornada do consumidor desde o momento em que se conecta em casa até os caminhos de sua vida outdoor. “Utilizamos dados, tecnologia e um profundo entendimento do comportamento nas cidades para realizar a jornada completa, garantindo um fluxo eficiente de planejamento, execução, engajamento e performance OOH/DOOH. Isso foi possível por meio da Colmeia, nossa ferramenta proprietária que é inédita no mercado”, aponta. 

Apesar dos avanços tecnológicos, como o uso da Inteligência Artificial no dia a dia das empresas, e das inovações, o marketing também será orientado por soluções humanizadas, demandando muita criatividade, é o que aponta o Guia de tendências do Sebrae divulgado este mês. Segundo dados do último Media Trends Predictions 2025 realizado pela Kantar, o OOH digital oferece opções de anúncios dinâmicos e flexíveis como outdoors interativos personalizados em áreas de alto tráfego, permanecendo um dos poucos canais de massa disponíveis, juntamente com a TV, possibilitando experiências memoráveis para a audiência. 

“Atualmente, duas a cada dez campanhas que colocamos na rua atualmente apresentam algum diferencial de tecnologia”, explica Fernanda, lembrando que “as cidades se transformaram em palcos a céu aberto para as narrativas das marcas, proporcionando aos anunciantes a oportunidade de criar ações de comunicação que reverberam no espaço urbano e na vida das pessoas, com um impacto duradouro na sociedade e na mentalidade do público. Esse efeito se intensifica quando associado às tecnologias digitais”, finaliza. 

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia