ONG pretende acolher 9 mil cidadãos nesta época do ano, além de oferecer tendas para primeiro atendimento médico e psicológico
A SP Invisível, organização que atua para devolver a dignidade às pessoas em situação de rua por meio de ações sociais, lança no próximo dia 27/05 a campanha Inverno Invisível 2024 com um enredo de histórias reais para conscientizar a população. O intuito da ação é acolher pelo menos 9 mil cidadãos e evitar a ocorrência de mortes por frio. O apoio a essas pessoas será feito a partir do fornecimento de alimentos, moletons e produtos de higiene a fim de proporcionar um inverno mais igualitário e com menos indiferença.
“Morrer de frio para muitos é só uma expressão, mas para as pessoas que não possuem um teto para chamar de seu é uma realidade. Em 2022 pelo menos 16 pessoas morreram na capital paulista, devido ao frio intenso. Em 2023 foram 5. Neste ano, queremos ajudar a zerar esse número e colocar um fim nesta situação real em nossa sociedade. Além da distribuição dos kits para o inverno, também montaremos tendas nas quais profissionais da saúde, em caráter voluntário, farão atendimentos médicos e psicológicos.”, destaca André Soler, CEO da ONG.
A noite mais longa
Para mostrar a importância da união da sociedade e a urgência em atitudes transformadoras em relação ao tema, o filme da campanha, batizado de “A noite mais longa” e produzido em parceria com a agência de publicidade AlmapBBDO, a empresa de criação PaPoCo e a produtora Café Royal, traz a encenação de histórias de pessoas reais que morreram de frio.
“Às vezes, usamos o termo ‘morrer de frio’ de forma casual, mas as pessoas em situação de rua enfrentam essa realidade cruel diariamente. Como sociedade, não podemos nos permitir ser indiferentes a isso. A SP Invisível, com anos de trabalho significativo, levanta essa mensagem para conscientizar a sociedade sobre a importância de ajudar essas pessoas que tanto necessitam do nosso olhar e apoio”, ressalta o Diretor Executivo de Criação na AlmapBBDO.
Processo de criação
Os quatro atores que participaram da filmagem receberam um dossiê sobre as etapas da morte por hipotermia, tiveram acesso a depoimentos de pessoas que sofreram nas ruas, mas superaram as baixas temperaturas e outras que presenciaram os últimos momentos de colegas e companheiros ao relento.
“O processo de criação foi muito doloroso. Foi preciso ler muitos relatos de pessoas em situações de rua que perderam amigos, conhecidos e/ou familiares por causa do frio. Mergulhamos em reportagens, relatos de pessoas que escaparam por pouco de hipotermia, além de entender cientificamente os estágios que uma pessoa passa ao morrer de frio. Morrer de frio é tão desumano que quem é minimamente humano vai se emocionar, repensar e, claro, ajudar”, comenta Bruno Pereira, Diretor Criativo e Sócio da PaPoCo. As doações para a campanha do Inverno Invisível podem ser feitas por meio do site https://www.spinvisivel.org/iniciativas/inverno/ ou pelo pix: doe@spinvisivel.org