- Roupa é a categoria mais mencionada nos últimos dias
- No período analisado, publicações sobre lojas físicas superam as que mencionam e-commerce
- Internautas também abordam formas de pagamento e atendimento ao cliente
- Posts sobre “Black Fraude” têm aumentado
- STILINGUE Studio permite a visualização em tempo real das menções sobre Black Friday.
Os consumidores já estão atentos às promoções da Black Friday, em busca dos melhores descontos. Mas o que esperar da edição deste ano? Quais as categorias mais comentadas nas redes sociais? Para saber as respostas, a plataforma de insights STILINGUE realizou a análise de mais de 81 mil publicações, feitas por 58,5 mil usuários únicos, entre 15 e 22 de novembro, coletadas via Social Listening. No total, os posts tiveram um alcance potencial de 482 milhões de pessoas.
E como a data é marcada pelo dinamismo e é de grande importância para o varejo, a STILINGUE disponibiliza ao mercado gratuitamente um painel do STILINGUE Studio, que permite acompanhar a evolução das temáticas sobre a Black Friday em tempo real ou filtrar por período.
Na análise feita de 15 a 22 deste mês, é possível ver que 45,7 mil posts (56,3%) foram feitos no Twitter e 23,7 mil (29,2%) no Instagram. “Roupa” foi a categoria mais mencionada, com 3.902 posts. Logo depois, aparece “decoração” (2,2 mil publicações), seguida por “acessório” (2,1 mil), “celular” (1,7 mil), “sapato” (1,2 mil), e “viagem” (1,1 mil).
Entre os principais temas relacionados à Black Friday, o “preço alto” registra o maior número de comentários, com 15,1 mil postagens no período analisado. Enquanto o segundo termo mais presente é “preço baixo” (14,3 mil posts). Quanto aos locais de compra, a reabertura dos estabelecimentos comerciais fez com que os posts sobre “loja física” (5,8 mil) superassem os que falavam sobre “e-commerce” (5,5 mil).
Outro assunto bastante comentado no ambiente digital são as “formas de pagamento”, com mais de 5,2 mil publicações. E se as opções para adquirir os produtos são importantes, há também uma preocupação com o “atendimento” em 3,8 mil posts.
Ao mesmo tempo que os internautas ficam de olho em oportunidades, também estão atentos a preços que geram desconfiança. Não por acaso, 4,1 mil publicações, feitas por 3,8 mil usuários únicos, usam o termo “black fraude”. Só entre os dias 20 e 22 de novembro, o número diário de posts com o termo passou de 386 para 586, um aumento de 52%.