Ícone do site Marcas Mais

SUBA lança DIM, solução que afere o ROI no marketing de influência

Construída em parceria com a Okiar, a metodologia foi desenvolvida a partir de case protagonizado pela influenciadora Bianca Andrade (Boca Rosa)

Em um cenário de crescente questionamento sobre a eficácia do marketing de influência, a SUBA inova ao lançar, em parceria com a OKIAR, empresa especializada em pesquisa e estatística, solução inédita que mensura de forma holística a eficiência de influenciadores.

A metodologia proprietária DIM – Deep Influencer Measurement – revela como a disciplina de influência pode impulsionar indicadores cruciais para marcas e negócios, promovendo transparência e confiabilidade em um setor em constante transformação.

“Transparência e eficácia são essenciais para o futuro do marketing de influência, dimensões que o DIM abrange ao proporcionar insights valiosos e subsidiar a confiança das marcas na efetividade das ações com influenciadores”, afirma Fabiana Bruno, CEO da SUBA e líder do grupo de trabalho da ABAP e do CENP voltado à autorregulação do marketing de influência.

A nova solução é fundamentada em um tripé metodológico que abrange a avaliação da imagem do influenciador por meio de pesquisas de mercado, a análise da contribuição das ações para o aumento dos atributos da marca e o cálculo do Retorno sobre Investimento (ROI).

O DIM preenche uma lacuna histórica na medição do impacto dos influenciadores nas estratégias de marketing ao ter sido desenhado especificamente para responder aos desafios da disciplina de influência e metrificar os resultados de ponta a ponta. Essa abordagem destaca todas as etapas de mensuração, superando as limitações dos indicadores de conteúdo tradicionais ao compreender as peculiaridades do mercado de influência — que incluem desafios na dinâmica de distribuição de investimentos e na valoração das entregas dos influenciadores.

“Não é de hoje que a efetividade do marketing de influência e celebrity endorsement é debatida. Mas nunca um player se preocupou como a SUBA tem se preocupado em criar um ecossistema de mensuração que conecta estratégia com planejamento e avaliação de efetividade de influência. Confio que o DIM tem o potencial de mudar o paradigma de performance na relação entre as marcas e a creator economy”, avalia Walney Barbosa, COO da Okiar.

A Metodologia DIM introduz um índice que avalia o poder dos influenciadores em aumentar atributos de marca como preferência, familiaridade e intenção de compra. Além disso, foram desenvolvidos parâmetros de pesquisa que permitem entender o impacto dos influenciadores nas ações em direção aos objetivos de brand equity, fortalecendo atributos importantes para a empresa. Completando a tríade, a agência desenvolveu um modelo econométrico proprietário denominado IMM (Influencer Marketing Model), que utiliza tecnologia e inteligência de dados para oferecer análises reais de ROI, com foco em influenciadores.

A construção da metodologia se deu depois de experiência na avaliação das ações de influência realizadas pela SUBA para a marca Sunless, tendo como foco central da análise a efetividade da influenciadora Bianca Andrade (a Boca Rosa) como embaixadora da marca, além de identificar as fortalezas e fragilidades da parceria nas redes sociais. Os resultados demonstraram um aumento significativo em métricas estratégicas associadas à marca e ao negócio e constataram que, a partir das ações com a influenciadora, a marca obteve um aumento de cerca de 12 p.p nos atributos de familiaridade e um impressionante ROI de 13%. “O grande destaque deste estudo é que, pela primeira vez, oferecemos uma dinâmica de mensuração que considera as variáveis únicas da influência. O que antes era avaliado de maneira genérica (one size fits all) agora é analisado com um nível de detalhamento e profundidade que nos permite entender, de forma precisa, como cada influenciador contribui para a marca em diversos aspectos — desde a presença nas redes sociais até a perceção da marca e o tão almejado ROI. Sem dúvida, esse método redefine a conversa sobre eficiência, elevando a discussão para um nível além das métricas de conteúdo tradicionalmente utilizadas pelo mercado”, afirma Mailson Dutra, VP de Data e Performance da SUBA.

Sair da versão mobile