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Suvinil apresenta sua trajetória sustentável na primeira edição da Haus Decor

  • Com o conceito “Suvinil. Pra casa. Pro mundo. Pro futuro”, a marca apresenta os pilares  de sustentabilidade que norteiam sua estratégia em 2023;  
  • Em estande assinado pelo escritório de arquitetura OHTAKE, Suvinil celebra os  lançamentos do produto Toque da Terra, massa para efeitos com pigmentação 100%  mineral; e a Embalagem de Papel para a linha de vernizes base água;  
  • Na ocasião, a marca apresenta uma agenda exclusiva de palestras com nomes  renomados como Rodrigo Ohtake, Marcelo Rosembaum, Paulo Biacchi, Karin  Rodrigues, do blog @por_favor_menos_lixo, Michell Lott, entre outros.  

A Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF,  apresenta a sustentabilidade como seu grande movimento de marca para 2023, na  primeira edição da Haus Decor, feira focada no mercado de arquitetura, design de  interiores e construção, que acontece no São Paulo Expo, entre os dias 14 e 17 de  março.  

Para apresentar seus lançamentos e iniciativas em sustentabilidade, a fabricante  convidou o escritório de arquitetura OHTAKE para projetar o seu estande para a  feira, que além de apresentar os produtos, irá abrigar palestras e experiências  exclusivas aos visitantes, com o objetivo de provocar reflexão sobre a produção e o  consumo mais sustentável no mercado de tintas. 

Sob o conceito de comunicação “Suvinil. Pra casa. Pro mundo. Pro futuro”,  assinado pela Bferraz, a fabricante inicia sua jornada para contar sobre suas ações  focadas em sustentabilidade para todos os seus públicos, firmando, assim, seu  compromisso, como indústria, em colaborar com a construção de um futuro viável  para todas as pessoas.  

Em linha com os movimentos da BASF, que tem o ESG como um dos grandes pilares,  a Suvinil segue evoluindo no desenvolvimento de projetos e novas tecnologias para  encontrar soluções com menor impacto ambiental no processo produtivo, em seu  portfólio, além de buscar iniciativas que visam a economia circular e de investir na  educação e capacitação como ferramentas de impacto positivo na sociedade.  

“O futuro se constrói com as ações do presente e a responsabilidade da Suvinil precisa  e vai sempre além da tinta. Queremos liderar esse movimento sustentável no mercado.  As novidades que estamos trazendo para Haus Decor são o start de uma jornada que  terá uma série de desdobramentos ao longo de 2023 e nos próximos anos”, declara  Marcos Allemann, vice-presidente das tintas decorativas BASF para América do Sul.  

Sustentabilidade permeia o conceito do estande  

Assinado pelo OHTAKE, o estande da Suvinil traz referências do movimento  antropofágico na primeira fase do modernismo brasileiro e do surrealismo de  Tarsila do Amaral, que entre cores, cheiros e texturas, proporciona uma experiência  sensorial, leve e divertida para o visitante.  

Rodrigo Ohtake, arquiteto e urbanista, conta que a ideia, desde o início, era criar um  estande que fugisse do comum, trabalhando o ambiente como uma intervenção  artística e buscando inspirações em movimentos genuinamente brasileiros. “Tupi or  not Tupi, that is the question’, com esta frase de Oswald de Andrade e com o nome do  novo produto que a Suvinil apresenta na Haus Decor, interpretamos a palavra “terra”  não apenas como sua versão literal, de solo, mas também como a nossa terra enquanto  nação, o Brasil”.  

O arquiteto complementa dizendo que conseguiram elaborar um espaço pautado em  conceitos sustentáveis de economia circular, buscando gerar o menor resíduo  possível. “Um bom exemplo disso é o piso feito 100% de argila, que após a Haus Decor  poderá ser triturado e voltar para a cadeia produtiva sem gerar resíduos”, destaca. 

Com esse desafio, a Suvinil também convidou Karin Rodrigues,  criadora da plataforma de engajamento socioambiental “Por Favor Menos Lixo”para  apoiar com consultoria e auditoria. Todas as etapas, desde a construção à  desmontagem do estande, serão documentadas com o objetivo de destinar  corretamente os materiais utilizados, sendo um descarte adequado ou uma nova  utilização. Essa ação poderá ser acompanhada ao longo do ano pelo Instragram da  Suvinil (@tintas_suvinil) e da Karin Rodrigues (@por_favor_menos_lixo).  

Lançamentos da marca  

O destaque principal que a marca traz para Haus Decor é o produto Suvinil Toque  da Terra, uma massa para efeitos, que cria um visual manchado. Além do visual e  estética do produto aplicado, o toque rústico também pode ser sentido devido a  pigmentação feita por combinações de argilas.  

O produto chega ao mercado para compor o portfólio de efeitos decorativos com  pigmentação 100% mineral, que comparada às massas de efeito sintético, apresenta  um menor impacto ambiental.  

Com uma cartela de cinco cores, Suvinil Toque da Terra está disponível na  tonalidade Calcita Alaranjada – cor do ano da Suvinil lançada pelo seu estudo anual  de tendências Suvinil Revela 23+ -, Barro do Cerrado, Areia de Brita, Casca de  Pinus e Mangue Seco.  

Uma outra novidade é a Embalagem de Papel para a linha de vernizes base água. A  partir de um estudo feito cautelosamente em parceria com a Fundação Espaço Eco e  com resultados auditados pela ACV Brasil, a Suvinil concluiu que a solução causa  menor impacto ambiental quando comparada à embalagem metálica de mesmo  volume (3,6 litros). Isso acontece principalmente no início da cadeia produtiva, mas  também por apresentar uma degradação mais rápida no meio ambiente.  

A sua matéria-prima é de fonte renovável certificada, feita com 30% de papel  reciclado e papel virgem produzido com fibras de madeira de florestas certificadas  pelo FSC (Florest Stewardship Council). Além disso, foi pensada para ser 100%  reciclável, incluindo o plástico que envolve o verniz dentro da embalagem. Ambos  podem ser reinseridos na cadeira produtiva, desde que sejam destinados  corretamente na coleta seletiva. Por exemplo, para isso, é preciso separar a  embalagem de papel e o bag plástico.  

Renato Firmiano, Diretor de Marketing da Suvinil, acredita que, como líder do  mercado de tintas, a marca tem o papel de impulsionar esse movimento sustentável.  “Nosso objetivo em trazer a sustentabilidade como protagonista na Haus Decor, além  de tangibilizar as evoluções e entregas que estamos fazendo nesta frente – seja em  produto, embalagem ou no nosso processo produtivo –, é fomentar ainda mais esse  movimento e conscientização da indústria”, explica. 

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